Home Carreira Quer Ser um Empresário de Sucesso? Cuide bem do Dinheiro da Empresa

Quer Ser um Empresário de Sucesso? Cuide bem do Dinheiro da Empresa

por José Roberto Xavier de Paiva
0 comentário
Você precisa construir sua independência financeira (o INSS não vai dar conta)

No decorrer da vida, decisões erradas, escolhas equivocadas e falta de informações adequadas são algumas das causas que costumam levar a pique muitas tentativas de empreender. Infelizmente, sonhos e esperanças acalentadas há muito tempo acabam afundando diante desta situação.

No oceano imenso de oportunidades de crescimento e lançamentos de novos empreendimentos, a contabilidade torna-se uma área essencial para garantir o sucesso, seja qual for o ramo de atuação e/ou tamanho da empresa.

A contabilidade é como um farol que sinaliza ao potencial empresário de sucesso a melhor rota para a terra firme dos negócios e a realização de seus sonhos enquanto empreendedores e agentes de transformação. Cuidar bem do dinheiro da empresa é tão importante quanto ter um produto/solução fantástico.

Muitos empreendedores afirmam que sabiam da existência de tantos desafios há muito tempo, mas pouco fazem para enfrentá-los ou, o que seria ainda melhor, compreendê-los e trabalhá-los com o auxílio de ferramentas e profissionais adequados.

O empresário de sucesso aceita uma eventual derrota ou fracasso porque toma consciência de sua escolha errada por ignorar análises dos números de entradas e/ou saídas de recursos financeiros, demonstrados em balancetes e outros instrumentos que a contabilidade fornece aos seus navegadores.

Mais do que isso, o empresário de sucesso precisa ter humildade para admitir que não estudou atentamente o ambiente de atuação, não fez reservas financeiras adequadas e não elaborou planejamento de cenários A, B, C ou D para os seus negócios. A contabilidade deixada de lado é um aprendizado enorme na rotina dos negócios.

Por ser tão sério este comportamento, que leva a bancarrota tantas empresas, seja qual for o seu porte ou ramo de atuação, posso dizer que os sinais que os nossos negócios nos apresentam, expressos em números, são como a febre para o sistema de saúde do nosso organismo.

A febre é um efeito e não a causa, e nos indica que algo não está bem. Este sintoma nos dá a oportunidade de tomarmos providências e resolvermos a situação. Para isso, ele precisa ser percebido, atendido e corrigido a tempo. Do contrário, provocará doenças e efeitos colaterais mais graves. Com a contabilidade, acontece a mesma coisa.

Vantagens da contabilidade para o empresário de sucesso

Tudo começa com um bom plano de negócios, definido com clareza e precisão – indo do sonho até a realidade. É necessário detalhar cada área e etapa para fazer acontecer o sucesso de seu empreendimento, com o objetivo de enxergar o negócio no curto, médio e longo prazos. Existem diversas ferramentas e profissionais que podem ajudar nesta jornada: o método Canvas e o Planeja Fácil do SEBRAE são dois modelos muitos eficientes, por exemplo.

A análise do fluxo de caixa de uma empresa pode indicar, com um ano de antecedência, o mês no qual haverá sobra de dinheiro para ser investido em projetos de melhoria, ou ainda indicar um determinado mês no qual o recurso financeiro não será suficiente. Ou seja, com dados sobre o seu negócio em mãos, o empreendedor toma as providências necessárias para eliminar déficits e/ou incrementar seus planos.

Um balancete contábil mensal pode mostrar, claramente, se seus objetivos de curto prazo estão sendo atingidos. E, mais do que isso, indica se as metas para médio e longo prazo estão sendo bem conduzidas ou se precisam de ajustes para seu cumprimento.

Um planejamento financeiro, um orçamento, é fundamental para que se possa fazer um acompanhamento mensal do previsto e do realizado. Para onde o dinheiro da empresa está indo? Com o que está sendo gasto? Por quê? Essa é uma boa maneira de verificar se o negócio está mesmo indo na direção desejada.

Outro ponto essencial é o de valorizar a força dos colaboradores, conhecidos como integrantes da área de recursos humanos. Mas, em verdade, eles não são apenas um ativo da empresa; são pessoas que têm sonhos e objetivos para suas vidas e escolheram compartilhá-los como integrantes de sua equipe.

Cuidar bem das finanças da empresa significa também reconhecer melhor quem trabalha com você e busca satisfazer os clientes. A contabilidade permite que a gestão financeira do negócio se transforme em um ambiente de trabalho melhor e, consequentemente, em mais sucesso perante os clientes.

Para encerrar, desejo que esta reflexão abra sua mente para a importância da contabilidade para o sucesso nos negócios. Que você passe a encarar a contabilidade como um farol para seus empreendimentos e não somente para “dar a César o que é de César”. Contabilidade não é apenas trabalhar para o Fisco, mas principalmente para você e seu negócio.

Foto “Success”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.