Home Mercados Apesar da inflação, venda de imóveis novos cresceu em 2021

Apesar da inflação, venda de imóveis novos cresceu em 2021

por Redação Dinheirama
0 comentário
imóveis - Dinheirama

Embora a economia brasileira ainda não tenha se recuperado completamente, o mercado imobiliário fechou 2021 no positivo. De acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira (21) a venda de imóveis novos cresceu no ano passado.

Conforme o estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 4º trimestre de 2021, o crescimento foi de 12,8% na comparação com 2020. Enquanto o lançamento cresceu 25,9%, a oferta final de imóveis terminou o ano com alta de 3,8%.

O levantamento é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Senai Nacional, em parceria com Brain Inteligência Estratégica. A análise leva em conta 176 cidades, sendo 22 capitais.

De acordo com o presidente da CBIC, José Carlos Martins, as vendas foram muito boas em 2020 e no primeiro semestre de 2021. “Batemos recordes atrás de recordes. Os números consolidados de 2021 são positivos, mas isso precisa ser lido com atenção. No último trimestre a curva estabiliza e começa a decrescer”.

Inflação dos imóveis

De fato, o estudo indica que lançamentos e vendas do segundo semestre de 2021 tiveram impacto do cenário econômico. Em outras palavras, a inflação dos insumos da construção e a queda do poder de compra das famílias afetaram as vendas.

Segundo Martins, o mercado já percebia que o aumento de custo não era compatível com a renda das pessoas. “Enquanto o IPCA gira em torno de 10%, o Índice da Construção Civil está em torno de 20%. Ou seja, o custo da construção subiu muito mais do que a capacidade de reposição dos salários.”

Para o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, as construtoras não repassaram o aumento aos consumidores.

“Os preços dos imóveis registraram aumento de 6,12% no último trimestre de 2021, em relação ao trimestre anterior. As construtoras não estavam repassando, mas agora o consumidor final está absorvendo a subida nos preços dos materiais.”

Intenção de compra de imóveis

Nos últimos 12 meses, a intenção de compra de imóveis pela população se manteve estável. A saber, 5% da população afirmou que pretende comprar imóveis.

  • 62% dos brasileiros não têm intenção de compra;
  • 20% têm intenção, mas não começaram a procurar ativamente;
  • 12% possuem intenção, mas procuraram apenas na internet;
  • 6% têm intenção e já começaram a visitar imóveis e stands de vendas.

De acordo com Marcos Kahtalian, sócio da Brain Inteligência Estratégica, a vontade de comprar existe. “Mas a grande preocupação é se o imóvel cabe no bolso”.

Casa Verde e Amarela

No programa habitacional Casa Verde e Amarela, as vendas aumentaram 3,4% em 2021 em relação ao ano anterior. No entanto, com a alta no preço dos insumos, os valores dos imóveis se desenquadram do programa.

Dessa forma, o governo alterou a curva de subsídios, que varia com a renda, composição familiar ou localização da família. De acordo com o secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, houve um aumento no subsídio para mais famílias. “Especialmente as que recebem até R$2.000”.

Como resultado, o mercado espera um impacto positivo dos subsídios que devem entrar em vigor em março e abril. Assim, a expectativa é a de que as vendas de imóveis em 2022 fiquem próximas às do ano passado.

Programa habitacional

O estudo Indicadores Imobiliários Nacionais analisou especificamente o programa habitacional. No último trimestre de 2021, houve alta de 28,3% nos lançamentos, mas queda de 0,3% nas vendas. Como resultado, a oferta final (imóveis não vendidos) subiu 12,1% na comparação com o trimestre anterior.

Desse modo, a participação do programa no total de unidades vendidas registrou leve queda no 4º trimestre. Em outras palavras, foi de 47% para 45% de representatividade entre todos os imóveis vendidos no país.

Além disso, o estudo apresentou um ranking das vendas do Casa Verde e Amarela por região no último trimestre de 2021.

  • Sudeste: 18.167 unidades vendidas;
  • Nordeste: 5.248;
  • Sul: 3.614;
  • Centro-Oeste: 1.660;
  • Norte: 721.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.