Home Finanças Pessoais 5 livros sobre investimentos: os melhores de 2021

5 livros sobre investimentos: os melhores de 2021

por Simone Costa
0 comentário
Livros sobre investimentos - Dinheirama

Se você quer aprender a investir, com toda a certeza alguns livros sobre investimentos e educação financeira podem te ajudar.

Embora existam muitos vídeos, cursos e mentorias sobre investimentos, aprender através dos livros ainda é uma opção extremamente válida. 

Então, que tal aprender a como investir melhor com as leituras que vamos te indicar neste texto? Confira só as nossas dicas com as melhores para você!

Por que aprender com livros?

Existem alguns motivos pelos quais aprender com livros trazem grandes benefícios. Afinal, não é à toa que eles sobrevivem há séculos na história da humanidade, não é mesmo?

Com os livros, você pode buscar títulos de autores consolidados que talvez você não consiga acessar por outros meios, por exemplo.

Além disso, se você é uma pessoa que tem maior facilidade de aprender de forma visual, a leitura vai tornar o seu aprendizado mais fácil.

Livros sobre investimentos - Dinheirama
Crédito: Pexels

O livro possibilita que você leia e releia os conteúdos quando quiser. E também que você faça anotações e defina seu próprio ritmo de aprendizado.

Outro ponto muito positivo certamente é o custo. A compra de livros sobre investimentos pode ser mais acessível financeiramente do que a compra de um curso ou mentoria. 

Se você é iniciante no mundo dos investimentos, por exemplo, a leitura de bons livros irá expandir seu entendimento sobre o assunto com custos baixos.

Hoje em dia há ainda a opção dos e-books, ou seja, você pode ter infinitas opções de leitura na palma da sua mão. 

Sabe aqueles períodos em que você tem um tempinho disponível? Pois é, eles podem ser usados para ler mais algumas páginas da sua mais recente leitura.

Abaixo eu vou falar um pouquinho mais sobre investimentos para que você já comece o aquecimento para suas leituras.

Tipos de investimentos

Um spoiler que já posso te dar a respeito dos investimentos é que existem dois grupos onde eles podem ser classificados. São os investimentos de renda fixa e de renda variável. 

Entender as diferenças entre essas modalidades sem dúvida vai expandir o seu entendimento. E, assim, facilitar sua decisão sobre qual a melhor opção para você.

Antes de tudo, para que você opte pelo investimento X ou Y, é importante que você defina qual objetivo você tem para aquele dinheiro. 

Quando você define um prazo e um valor, por exemplo, a escolha por uma opção ou outra muda completamente.

Renda fixa

Os investimentos de renda fixa são aqueles em que a taxa de rentabilidade é conhecida no momento da sua contratação. Ou seja, assim que você opta por aquele investimento, já sabe quanto ele vai render no seu período de duração.

A orientação para investimentos de renda fixa é, geralmente, indicada quando você tem objetivos de curto e médio prazos. Como uma reserva de emergência ou um curso, por exemplo.

Renda variável

Por outro lado, os investimentos de renda variável, como o nome diz, variam. Eles têm uma taxa de remuneração desconhecida no momento da sua contratação. 

Isso faz com que o risco envolvido na operação seja maior, uma vez que a taxa por ser positiva ou negativa. Mas a grande vantagem é que você pode ser um alto retorno no valor investido.

Geralmente, a indicação para quem deseja investir em renda variável, é atrelar esse valor a objetivos de longo prazo. É o caso da aposentadoria, por exemplo. 

Isso porque o mercado tem oscilações e, no longo prazo, a média dessas oscilações tende gerar um bom retorno para o investidor.

Mas não se engane, muitas pessoas não têm perfil para investimentos mais arriscados. 

Para identificar qual é a melhor opção para o seu caso você pode realizar um teste de perfil investidor. 

Qual o melhor livro para aprender a investir?

Bom, agora que você já viu alguns pontos relevantes sobre o tema, confira e anote nossas sugestões de livros sobre investimentos.

Livros sobre investimentos - Dinheirama
Crédito: Pexels

1. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter 

Para iniciarmos no mundo dos investimentos, é extremamente importante entendermos alguns pilares financeiros. Afinal, você não pode começar a construir a sua casa pelo telhado.

O livro “Pai Rico Pai Pobre” traz uma abordagem que é sempre atual e nos faz refletir sobre as escolhas financeiras. Ele mostra o quanto nosso comportamento e mentalidade financeira interferem na nossa vida. 

Esta obra faz uma remodelação sobre a construção de riqueza, empreendedorismo e finanças. Certamente, é uma leitura que deve ser feita por quem deseja iniciar seus investimentos.

Por esses motivos, a obra merece muita atenção sobre cada conceito que aborda. Além disso, a leitura é fluida, tornando o aprendizado leve para o leitor.

2. O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason 

Entender as estruturas do jogo do dinheiro é a forma mais sólida de construir riqueza. Neste livro você aprende, através de parábolas, como administrar seu dinheiro e suas finanças para aumentar seu patrimônio.

Ao entender alguns princípios e aplicá-los no seu dia a dia você constrói excelentes resultados. 

Grande parte das pessoas teria resultados extraordinários se fizessem o processo básico de cuidado das suas finanças. Em resumo: o básico bem-feito funciona!

3.  Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

Se você já possui algum conhecimento sobre o mercado de ações, esse livro é para você. Ele poderá te auxiliar nos momentos em que algumas dúvidas surgirem. 

Nesta leitura, você certamente encontrará algumas das táticas utilizadas por banqueiros suíços para alcançarem grandes resultados. 

Os axiomas servem como base para a dedução de outras verdades. Você verá uma análise sobre aspectos amplos dos investimentos como risco e padrões, por exemplo.

4. Investimentos: Os Segredos De George Soros E Warren Buffett – Mark Tier 

Quando você deseja ter sucesso em uma área específica, deve ter como modelo pessoas que já alcançaram o que você deseja.

Neste livro, os hábitos e estratégias de dois dos maiores nomes quando o assunto é investimentos são amplamente explorados. Dessa forma, você passa a perceber que o sucesso deixa pistas. 

Modelar os passos de quem já chegou ao topo pode encurtar o seu caminho de forma inteligente e estratégica.

5. Os Ensaios de Warren Buffett: Lições para Investidores e Administradores

Conforme dito antes, pode ser muito mais produtivo aprender com quem já chegou onde você deseja chegar. 

Neste livro, o próprio Warren Buffett ensina sua abordagem e forma de investir. Certamente, se você já está em um nível mais arrojado de investimento, deve conferir essa leitura.

Colocando na prática

Eu não tenho dúvidas de que se você conferir esses livros sobre investimentos que indicamos, vai aprender muito. 

Mas, nem só de teoria vive o homem. Para aprender ainda mais sobre o assunto, após cada leitura, busque colocar em prática aquilo que aprendeu.

Existem vários simuladores online ou em aplicativos onde você pode testar aquilo que aprendeu sem precisar colocar um real em jogo. 

As lições que irá aprender nos livros, aplicadas a simuladores e ações práticas, resultarão em muito aprendizado para você.

Livros sobre investimentos - Dinheirama
Crédito: Pexels

Como começar a investir?

Agora que você já tem várias sugestões bacanas de leitura para turbinar seus investimentos, vamos falar um pouco sobre o começo? Hehehe, não entendeu nada? Eu te explico.

Investir é uma etapa muito importante na vida financeira de qualquer pessoa. Porém, esse passo deve ser dado quando algumas outras etapas já foram realizadas. 

Dessa forma, você conseguirá investir de forma tranquila e sem correr o risco de perder o que não pode. Veja algumas dicas:

Antes de diversificar os seus investimentos, você deve ter uma reserva de emergência. Esse valor deve ficar aplicado em um investimento de baixo risco (baixa possibilidade de perda do dinheiro) e alta liquidez (acesso fácil ao dinheiro aplicado).

O montante indicado para a sua reserva é de seis meses do seu custo de vida. A partir do momento que você tem esse colchão de segurança, pode arriscar um pouco mais em suas decisões financeiras. 

Além disso, defina objetivos claros e específicos para seus investimentos. É isso que dará direcionamento para suas decisões.

Outro ponto importante é ter um conhecimento formado sobre o assunto para fazer suas escolhas. Não é porque seu tio ou seu amigo tiveram sucesso em um determinado investimento, que ele é a melhor opção para você.

Muitas pessoas caem em golpes e perdem dinheiro por acreditarem em investimentos com retorno alto, fácil e rápido. Fuja dessa! 

Quando a história for bonita demais e o dinheiro estiver muito fácil, ligue o seu sinal de alerta. Saiba que as chances de você perder dinheiro são bem altas.

Conclusão

Agora sim você pôde entender um pouco melhor como se aventurar nesse universo dos investimentos. 

Acredite: quando você entende as regras do jogo do dinheiro, entende que tudo é bem mais simples do que você imaginava.

As pessoas se enganam ao pensar que isso nunca será para elas. Basta que elas queiram realmente aprender e se dediquem para que os resultados sejam possíveis.

E você, já está se preparando para iniciar ou aumentar o seu patrimônio? Por aqui você sempre vai aprender algo novo sobre investimentos, finanças e empreendedorismo. 

Colocando tudo isso em prática, seus resultados serão extraordinários!

Se as sugestões de livros sobre investimentos fizeram sentido para você, encaminhe esse conteúdo para um amigo, familiar ou colega. 

E claro, se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente! Ficaremos felizes em ajudar!

Nos siga nas nossas redes sociais e acompanhe em primeira mão todos os conteúdos e novidades que temos para vocês!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.