Sugerir livros e afirmar que eles serão capazes de mudar sua vida pode parecer arriscado, mas acho fundamental para compartilhar transformações vividas a partir das leituras e, mais do que isso, incentivar este hábito tão importante e pouco levado a sério pelos brasileiros. Seja sincero: quantos livros você leu nos últimos 12 meses?

Liderança é um assunto fundamental em qualquer área de nossas vidas, inclusive em casa. Pode parecer algo focado apenas em quem trabalha ou exerce um cargo específico, mas não é por ai. Liderança é algo cotidiano, simples e até certo ponto invisível (ou deveria ser). Confira abaixo minhas sugestões de leitura nesta área.

eBook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Livro: A Essência do Líder

Livro A Essência do Lider

Autor: Warren Bennis / Editora: Campus / Clique aqui para mais detalhes sobre o livro

O que faz um bom líder? Esta foi a pergunta que levou o falecido escritor e especialista em liderança Warren Bennis a entrevistar vários líderes. Assim como muitos de nós, Bennis ficava intrigado com a liderança; ele dizia: “A liderança é como a beleza: difícil de definir, mas sabemos que estamos diante dela quando a vemos”.

Ele examinou atributos de líderes em segmentos distintos, como pensadores, executivos, cientistas e artistas para compreender como conseguiam levar outras pessoas a realizar suas visões trabalhando por um mesmo propósito.

Citação favorita do livro:

Os líderes não têm nada senão a si mesmos com o que trabalhar. Um dos paradoxos da vida é que os bons líderes chegam ao topo apesar de suas fraquezas, enquanto os maus líderes sobem por causa delas”.

Livro: O 8º Hábito

Livro 8o Hábito

Autor: Stephen R. Covey / Editora: Best Seller / Clique aqui para mais detalhes sobre o livro

Stephen Covey acredita que o líder tem quatro papéis fundamentais que, se trabalhados de forma equilibrada, permitem que líder alcance a grandeza. Os papéis são:

  • Inspirar confiança. Tudo começa com a confiança, sem ela o líder é ineficaz. Velocidade e custo estão intrinsicamente ligados a este papel. Quando há confiança a velocidade dos processos são altos e os custos baixos, mas a falta de confiança resulta em burocracia e desperdício;
  • Esclarecer propósito. Pergunte individualmente a membros de uma equipe sobre o propósito da organização ou principal meta, depois recolha as informações de cada um e compare. Teremos a mesma declaração de cada membro do grupo? Se sim, o líder está cumprindo bem seu papel, se não… Cada um tem seu próprio norte. Daí começa a confusão;
  • Alinhar sistemas. Como providenciar recursos e processos de forma que a sua presença seja dispensável? Ao cumprir esse papel, o líder é capaz de sair da empresa sem se preocupar, pois todo trabalho está alinhado como uma máquina. Se na sua empresa os olhos do dono é que engordam a boiada, então esse dono/chefe não é líder;
  • Liberar talentos. Por fim, líderes não colocam motivação em seus colaboradores, eles destampam. Os membros da equipe se desenvolvem, saem melhor a cada dia, progridem e tornam-se grandes. Líder é formador de outros líderes. Por isso a águia não é o melhor exemplo de liderança, afinal ela não tem equipe (clique para ler uma polêmica sobre isso).

Citação favorita do livro:

“Sua voz interior é a junção de seus talentos, paixões, necessidades e consciência”.

Livro: O Desafio da Liderança

Livro Desafio da Liderança

Autores: Barry Posner e James Kouzes / Editora: Campus / Clique aqui para mais detalhes sobre o livro

Barry e James são conhecidos como os especialistas em liderança pelo exemplo. Eles pregam duas leis:

  1. Se você não acreditar no mensageiro, também não acreditará na mensagem;
  2. Você constrói alicerces confiáveis para sustentar a liderança quando faz o que diz que fará.

Eles acreditam que a liderança é uma arte e que as pessoas não seguem os outros pelo título, posição ou técnica, mas seguem o que elas são. Para realizar sua missão de líder, uma pessoa deve:

  • Modelar o estilo;
  • Inspirar uma visão comum;
  • Questionar o processo;
  • Capacitar outros para ação;
  • Animar os corações

Citação favorita do livro:

Quando apresentam seu melhor desempenho, os lideres fazem mais do que apenas conseguir resultados. Também correspondem as expectativas dos liderados”.

Livro: Autenticidade

Livro Autenticidade

Autores: Bill George e Peter Sims / Editora: Saraiva / Clique aqui para mais detalhes sobre o livro

Como transformar o “eu” em “nós”? Como engajar a equipe? Para Bill George, o segredo é ser você mesmo. Mas cuidado, não se trata de ser o pior que há em você, de ser um “sincericida”, mas de abandonar as máscaras (hipocrisia vem do grego “com máscara”, significa fingir) e tornar-se o que se deseja, independente das pressões organizacionais.

Para George, a jornada para liderança autêntica tem 3 fases:

  • Desenvolvimento da liderança: envolve a formação do caráter, o confronto com o mundo;
  • Preparação para a liderança: o indivíduo assume a responsabilidade de liderar. Fracassa, levanta, quebra, renova-se, inova; passa pelas provas de fogo até chegar ao auge da liderança;
  • Retribuição ao mundo: agora o líder está maduro e tem competência e caráter suficientes para devolver ao mundo uma contribuição significativa.

Citação favorita do livro:

O seu ‘norte verdadeiro’ não pode ser redirecionado por pressões externas. Quando você começar a tentar satisfazer um acionista, você vai ter que lidar com outro acionista com um ponto de vista diferente. Mesmo com membros da diretoria e todos os seus outros círculos eleitorais. Se você se permite ser puxado para fora do curso, você pode destruir a sua empresa”

Livro: O Gerente Minuto

Livro O Gerente Minuto

Autores: Kenneth Blanchard e Spencer Johnson / Editora: Record / Clique aqui para mais detalhes sobre o livro

Seguirei o exemplo do livro e serei breve. Os objetivos do líderes precisam ser simples e claros. Deve-se elogiar sempre, mas repreender também. Veja esse exemplo de repreensão:

Um membro da equipe entra na sala e diz ao chefe: – Temos um problema!

O gerente minuto então diz: – A empresa tem um problema e vai pagar apenas um de nós dois para resolvê-lo!

Citação favorita do livro:

“O melhor minuto que aplico é aquele que invisto nas pessoas”

eBook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Conclusão

Ler é um hábito essencial para todo e qualquer líder, portanto deixo aqui minhas sugestões para que você também mantenha seu aprendizado em dia. É provável que você tenha outras excelentes dicas de leitura, e convido-o a compartilhá-las conosco usando o espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima!

Foto “Great book”, Shutterstock.

Alex Arcanjo
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

  • Simão de Faria

    O Código CEO, excelente.

    • Alex Arcanjo Pinto

      Esse ainda não li. Obrigado pela recomendação Simão! Abraços!

  • Show de bola as recomendações! No http://www.bookshare.com.br existem mais livros sobre liderança, disponíveis para empréstimo de graça.

  • Denise Cordeiro

    Show eu tenho o 8 Hábito. Recomendo o 7 hábitos das pessoas altamente eficazes do mesmo autor. E o Monge e o Executivo. E o maior vendedor do Mundo de Ogg Mandino.

  • Pingback: As 16 melhores dicas de livros, artigos e videos para sua marca pessoal | Google | Diretório de Artigos()

  • Denis Silva Nascimento

    Tudo para ser líder tem que ter um “amor” pelo que faz, o líder não é mais que um amante das pessoas, do processo correto, amar ver um liderado aprendendo com o exemplo. O líder nasce, mas ele tem que ter amor, amar sua equipe, pois ser líder e não buscar o amor, ele será um simples chefe. Mas ótimo texto, só nos resumos você já aprende algo a mais, parabéns

  • Raquel Cortez

    Um excelente livro sobre liderança que pode ser adicionado à lista é “Como fazer amigos e influenciar pessoas “.