Home Política Vitória de Pirro! Mais dificuldades a frente do governo Dilma

Vitória de Pirro! Mais dificuldades a frente do governo Dilma

por Alvaro Bandeira
0 comentário
Foto Shutterstock

A semana que passou registrou algumas vitórias do governo, notadamente com relação às votações havidas das MPs (medidas provisórias) na Câmara e Senado e aprovação do novo membro do STF Luiz Fachin. Também trouxe algumas derrotas como a rejeição de Guilherme Patriota para representar na OEA.

Apesar disso, a sensação que ficou foi de uma vitória de Pirro. Os ajustes na economia estão ocorrendo no pior momento. Tira-se direito dos trabalhadores exatamente quando eles mais vão precisar. Afinal, o desemprego é crescente, há queda da remuneração por hora de trabalho e o comprometimento da renda familiar com dívidas e altas taxas de juros em elevação.

Da mesma forma, a Câmara aprovou o texto-base da MP 668, aquela que eleva alíquota de importações. Isso estabelece barreira protecionista para a indústria nacional (sempre mal vista pelos parceiros comerciais) e impede melhor eficiência da indústria e competitividade. Além do mais devemos lembrar que o comércio internacional é de mão dupla, o que significa dizer que quem exporta mais, também importa muito.

Cabe lembrar também que o Brasil vem perdendo participação no comércio transnacional, fruto, em parte, das amaragens do Mercosul que negocia para o bloco de países, mas também por conta do governo que não se esmera em acordos bilaterais e vai perdendo espaço. Hoje o Brasil representa cerca de 1% das transações do comércio mundial, e era maior poucos anos atrás. Nada relevante, mas era de 1,4%.

Aumentam alíquotas de importação justamente quando se tenta empinar o projeto de investimento em infraestrutura, o que só faz encarecer e passar a exigir retornos maiores. Parece que esses ajustes vão deixar a economia meio torta novamente, o que certamente não é bom.

Seguimos argumentando pela absoluta necessidade de ajustes nos rumos da economia e política fiscal. Mas, na nossa visão, a ênfase deveria estar centrada nos gastos correntes do governo Dilma. Como impor sacrifícios ainda maiores para a população, tributar mais pesadamente as empresas e não fazer nada para reduzir gastos. Soa absurda a manutenção das quase quatro dezenas de ministérios e os milhares de cargos de confiança comissionados onerando o Estado e empresas públicas.

Notem que não questionamos (ainda) a meta baixa de superávit primário de 1,2% do PIB traçada pela equipe econômica, apesar das complicações para alcançá-la. Isso virou ponto de honra de Levy e deve ser atingida, ainda que com cortes de investimentos e atraso de pagamentos.  O que questionamos é que o sacrifico maior deveria ser do governo, e isso não está ocorrendo.  Nossa carga tributária representa mais de 36% do PIB, mesmo considerando que ainda há evasão e elisão fiscal. A credibilidade do governo viria mais rápida se cortasse gastos na própria carne.

Vamos chegar provavelmente na meta, mas com a economia “torta”. Os mercados de risco estão deixando clara a preocupação com isso e também com a demora em aprovar e aplicar as mudanças. Isso não só compromete ainda mais o ano de 2015, como lança sombras sobre o próximo ano.

Transportando tudo isso para o mercado de capitais a resultante é muita volatilidade e investidores querendo se proteger de aplicações de maior risco. Sugerimos acessar os nossos fundos e produtos de renda fixa  no site da Órama e estudar a melhor diversificação para seus investimentos, segundo sua propensão ao risco e expectativa de retorno.  Vale pesquisar.

Nota: Esta coluna é mantida pela Órama que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto: Currency collapse – Brazilian real. Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.