Você não leu errado e não estou doido; uma das grandes descobertas da neurociência apresenta a importância de grandes e pequenos objetivos através de um estudo com ovelhas. Acompanhe.

Estipular metas é algo frequente na vida de qualquer pessoa ou empreendedor. No entanto, atingi-las definitivamente é algo bem mais complexo (e até mesmo difícil, dependendo da meta).

Uma explicação para isso pode ser encontrada em uma pesquisa de neurociência, feita na Irlanda. Nessa pesquisa, os cientistas tentavam explicar por qual motivo era tão difícil fazer com que uma ovelha andasse em linha reta por uma longa distância.

A justificativa para isso é que as ovelhas, ao olharem os grandes campos planos em que estavam, não enxergavam um fim no caminho que deveriam percorrer, ou seja, não percorriam as distâncias pelo medo de não chegar a lugar algum.

O motivo pelo qual essa pesquisa explica a nossa dificuldade em atingir metas é simples: segundo outras pesquisas da mesma área, nosso cérebro trabalha de maneira semelhante ao descrito acima.

Pois é, nosso cérebro funciona de forma parecida ao de uma ovelha: se ele não enxerga de maneira clara o fim, dificilmente dará o primeiro passo para chegar até lá. Imagine essa sensação na vida de um empreendedor.

Ainda no experimento dos cientistas irlandeses, o modo que encontraram para fazer com que as ovelhas percorressem a distância desejada foi através do auxílio de muros. Coloca-se um muro no chão, dentro do campo de visão da ovelha, de modo que o problema de não enxergar um fim no caminho seja eliminado.

Dessa forma, a ovelha andava em direção ao muro e. em seguida, outros muros eram usados com a mesma finalidade, até que a ovelha tivesse percorrido o trajeto desejado.

De maneira análoga, o que o empreendedor pode fazer para atingir mais facilmente suas metas é estabelecer pequenos objetivos, intermediários, para que assim o cérebro consiga ter maior facilidade em visualizar o objetivo final, que no caso é a meta estipulada anteriormente.

Entretanto, para cumprir esses objetivos intermediários é necessário organização e disciplina. Dessa forma, uma boa ideia para pôr em prática essa realidade é fazer tabelas, cada uma contendo suas principais metas e os pequenos objetivos que julgar necessários para torna-las mais próximas de serem atingidas. Revisá-las semanalmente é um bom método de manter-se empenhado.

Metas são importantes porque dão um norte para nossas vidas e nos inspiram a melhorar e crescer. Entretanto, pode acontecer de alguém mudar seu objetivo de vida ao longo de sua caminhada ou até mesmo se dar conta de que não tem uma meta bem definida.

Isso não é problema, pois é normal e desejável que a vida mude e se adapte, e metas são facilmente identificáveis a partir de temas e atividades que lhe agradem ou nos quais você seja bom.

O importante é entender que nenhum passo é mais vibrante quanto àquele dado na direção em que você deseja. Afinal, o empreendedor de sucesso entende que grandes sonhos são alcançados através de pequenas conquistas. Sempre!

Assista ao vídeo em que comento sobre a pesquisa com as ovelhas e dou mais algumas dicas sobre o tema:

Obrigado e até a próxima! Abraços.

Foto “Cute sheep”, Shutterstock.

Bruno Perin
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários