Home Finanças Pessoais A independência financeira de seus filhos passa pelo seu exemplo

A independência financeira de seus filhos passa pelo seu exemplo

por Isabella Abreu
0 comentário
A independência financeira de seus filhos passa pelo seu exemplo

Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma tendência vem crescendo entre os jovens brasileiros: deixar a casa dos pais cada vez mais tarde.

O levantamento mostra que os jovens de idade entre 25 e 34 anos têm optado em permanecer na casa dos pais por mais tempo. De acordo com Sidnei Oliveira, consultor especialista em conflito de gerações, essa tendência tem como principal motivo a mudança cultural no modelo educacional.

Sidnei avalia que “os pais preferem manter os filhos na escola e faculdade pelo maior tempo possível. Isso faz com que o jovem não esteja maduro e independente quando conclui a faculdade e, por isso, acaba se mantendo na infraestrutura proporcionada pelos pais”.

Além disso, na maior parte das vezes, sair de casa demanda um custo alto, que a maioria ainda não tem como arcar.

“Muitos não conseguem manter o mesmo padrão de vida oferecido pelos pais com seus salários. Em alguns casos, por não querem perder o conforto, uma vez que em casa as despesas fixas geralmente são pagas pela família, alguns jovens adiam a decisão de independência financeira para ter a renda integralmente livre para atender às suas necessidades de consumo”, explica a educadora financeira Ana Paula Hornos.

Oliveira ressalta um ponto que os pais não se deram conta: com o aumento da expectativa de vida, todo recurso que eles têm gastado para manter os filhos em infraestruturas confortáveis irá faltar quando atingirem a idade avançada. “E certamente os filhos ainda não terão condições de ajudá-los como provavelmente esses pais estão fazendo com os próprios pais atualmente”, alerta.

Leitura recomendada: Se você ama mesmo seus filhos, pare de fazer tudo por eles

Quando começar a preparar o filho para a independência financeira?

Segundo Ana Paula, desde pequena a criança deve ser preparada para a independência. “É fundamental que a educação financeira baseada em valores e princípios esteja presente na formação dada pela família. É preciso acompanhar de perto a forma como os filhos lidam com dinheiro, com o consumo e o entendimento que eles adquirem sobre o trabalho”, diz.

Para a educadora financeira, falar sobre dinheiro com as crianças é importante para que elas adquiram habilidades e valores para cuidarem com inteligência do seu no futuro.

Já quando o filho cresce e começa a trabalhar, a educadora sugere que seja feita uma transição parcial, ajudando na preparação para a independência. “Embora o jovem ainda possa contar com um suporte financeiro em casa, é interessante que ele comece gradativamente a assumir o compromisso de pagar algumas contas”, afirma.

Além disso, continuar a oferecer o mesmo conforto que os filhos tinham durante a infância na fase adulta é um erro que deve ser evitado. A especialista ressalta o perigo de manter a ajuda dos pais por muito tempo.

Ana Paula explica que “é saudável para o jovem ser estimulado a empenhar-se ao máximo no trabalho para adquirir independência financeira e maturidade para arcar com suas próprias decisões em relação ao dinheiro. O quanto antes isso acontecer, mais fortalecido o jovem se torna para alcançar sucesso financeiro na fase adulta”.

Leitura recomendada: 3 Maneiras de arruinar o futuro financeiro de seu filho

Qual seria a melhor idade para sair literalmente de casa?

De acordo com Ana Paula, não existe uma idade adequada para sair de casa. “O momento ideal de morar sozinho depende da maturidade e escolhas de pais e filhos diante dessa etapa da vida. O mais importante é que a família planeje conjuntamente e faça a transição da dependência para a independência financeira dos jovens. Isso será saudável para ambas as partes, tanto para os próprios filhos como também para os pais”, conclui.

Foto “Super kid”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.