Home Carreira 7 Dicas para aprender (ou atualizar) o seu inglês de graça!

7 Dicas para aprender (ou atualizar) o seu inglês de graça!

por Conrado Navarro
0 comentário
7 Dicas para aprender (ou atualizar) o seu inglês de graça!

Em tempos de incerteza na economia brasileira e aumento no custo de vida por conta da alta dos juros, alguns ajustes nas finanças são necessários, não é mesmo?

E os custos adicionais, como aquele tão sonhado (e indispensável!) curso de inglês, precisam ser repensados.

Porém, adquirir conhecimento justamente em tempos difíceis pode ser aquele diferencial que faltava para você se destacar na carreira ou até mesmo conquistar a independência financeira.

7 dicas totalmente grátis e eficazes para aprender inglês

Para espantar as dificuldades, com criatividade e dedicação é possível sim turbinar o seu inglês, e o melhor, com algumas dicas que funcionaram para mim. Veja:

1. Faça um curso online de inglês

A plataforma Duolingo oferece diversos cursos de idiomas totalmente gratuitos. O curso tem formato de game em que você acumula pontos a cada “fase” e que podem ser trocados por atividades mais desafiadoras.

Um estudo conduzido pela City University de Nova York e pela Universidade da Carolina do Sul mostrou que 34 horas de aula no Duolingo equivalem a 1 semestre de curso de idioma em uma universidade! Saiba mais em https://www.duolingo.com/

2. Leia artigos de um jeito diferente

Pouca gente sabe, mas a BBC Brasil possui uma seção supercompleta cujos artigos combinam textos em inglês com vídeos explicativos e narrados por um apresentador, exercícios e lista de vocabulários. Tudo dedicado ao ensino do idioma de maneira informativa. Clique aqui para acessar e conhecer mais detalhes.

3. Faça um curso online em uma universidade americana

O Coursera é um portal que oferece centenas de cursos online das melhores universidades do mundo. Não são cursos de idiomas, mas cursos incríveis que além de ajudar a dar um gás no seu inglês, também darão destaque no seu currículo.

Para ter uma ideia, você pode fazer cursos gratuitos como “Princípios de Economia” em Stanford, “Introdução à Negociação” em Yale e até mesmo Introdução à Guitarra em Berklee College of Music! Você só paga se quiser adquirir o certificado. Site do Coursera: https://www.coursera.org/

4. Ouça podcasts

Os podcasts são excelentes alternativas de aprendizado, devido a sua mobilidade, já que você pode ouvir onde estiver, e também para “treinar os ouvidos”. Isso porque você não tem como fazer leitura labial, ler um texto ou acompanhar a legenda.

O podcast English as Second Language, por exemplo, é produzido por professores com mais de 30 anos de experiência. As aulas abordam tanto temas atuais, quanto assuntos históricos sobre a cultura dos Estados Unidos. As aulas possuem diálogos em um ritmo adequado para quem está aprendendo. Você pode ouvir do computador ou baixar para ouvir no celular, iPod etc. Visite o site do ESL e descubra mais.

5. Assista a filmes com legenda em inglês

Se quer mesmo aprender, esqueça a dublagem! E se você assina Netflix ou qualquer outro serviço por streaming, a dica é: coloque a legenda do filme em inglês e não em português.

No começo pode parecer estranho, mas depois de 2 ou 3 filmes você vai tirar de letra e o seu vocabulário vai melhorar muito! Isso porque com o contexto do filme você vai aprender palavras novas, expressões que você não aprenderia em um curso tradicional e a construir frases em diferentes tempos verbais.

6. Faça aulas com vídeos

O Youtube possui muitos canais dedicados ao ensino de idiomas. Um deles é o engVid que possui meio milhão de inscritos e conta com 10 professores e mais de 700 vídeos. Você pode também acessar o site para selecionar conteúdo de acordo com o seu nível de inglês. Lembre-se de se inscrever nos canais para receber atualizações. Veja alguns exemplos:

7. Monte um grupo de estudos

Você deve ter amigos ou colegas de trabalho interessados em aprender inglês ou mantê-lo atualizado. Que tal montar um grupo? Vocês podem pegar artigos na internet e debater, falar sobre viagem, filmes.

Será divertido e já que estará entre amigos será mais fácil quebrar aquela barreira de se sentir envergonhando em falar. Para manter a prática, você pode criar um grupo só com seus amigos no Facebook para compartilhar conteúdo, tarefas, dicas de filmes.

O que você precisa saber para estudar inglês sozinho!

  • Tenha o hábito de estudar em horário pré-definido, como se estivesse matriculado em um curso. É a frequência do estudo que te ajudará a aumentar seu nível de inglês;
  • Não se prenda a entender tudo. É normal querer entender todas as palavras no começo pode ser difícil. Comece por filmes não muito complexos como animações ou um seriado que você gosta muito;
  • Não desista! É a prática que vai elevar o seu nível. Quantas pessoas você conhece que já estudaram meses fora do Brasil e depois de um tempo perderam a fluência do idioma?

Veja quais dicas se adequam melhor ao seu dia a dia e comece a praticá-las! O importante é começar e se comprometer com você mesmo a seguir em frente nos estudos. Depois, quando a maré da crise baixar e você puder bancar um bom curso de inglês, verá que a sua dedicação te ajudou a pular alguns semestres de curso e a economizar um bom dinheiro!

Quer ajuda para organizar as suas finanças pessoais?

Baixe agora gratuitamente a planilha de controle de gastos! Com ela você terá um retrato das suas finanças e assim poderá fazer os ajustes necessários para equilibrá-las e mesmo durante a crise econômica pavimentar um futuro mais rico e feliz. Obrigado e até a próxima!

Foto “Learn english”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.