Home Economia e Política Adeus Grau de Investimento: Standard & Poor’s rebaixa Brasil a Grau Especulativo

Adeus Grau de Investimento: Standard & Poor’s rebaixa Brasil a Grau Especulativo

por Ricardo Pereira
0 comentário
Adeus Grau de Investimento: Standard & Poor's rebaixa Brasil a Grau Especulativo

A agencia de classificação de riscos Standard & Poor’s reduziu a nota de risco do Brasil de “BBB-“ para “BB+”. A redução da nota faz com que o país deixe de exibir perante o mercado o selo de bom pagador, passando, segundo a agência, a ser um lugar não recomendado para os investidores.

Ao longo dos últimos meses, muito se falou sobre o tema, sendo o Ministro da Fazenda Joaquim Levy o principal defensor dos ajustes na economia que poderiam sinalizar maior rigor e austeridade.

Com o passar dos meses, o país não conseguiu se encontrar, sendo obrigado, por conta da crise política e falta de apoio, a recuar em inúmeras medidas necessárias, mas que teriam ainda maior impacto na popularidade do governo.

O que muda na prática sem o grau de investimento?

A S&P foi a primeira das três principais agências de classificação de risco a conceder ao Brasil o selo de bom pagador, em abril de 2008, no governo do presidente Lula. Agora, é a primeira a colocar o Brasil de volta ao grau especulativo.

Muitos analistas acreditam que o mercado financeiro já precificou, ao longo dos últimos meses, a perda do grau de investimento; quem acompanha de perto sabe as dificuldades que o país enfrenta e como uma recuperação poderá ser lenta e amarga.

De imediato, a perda do grau de investimento torna o crédito mais caro para o país e suas empresas e diminui o investimento estrangeiro em nossa economia – isso porque alguns fundos de investimento internacionais necessitam do selo de bom pagador para que possam investir.

Se o país receberá menos investimento de fora, o Dólar deverá continuar valorizado frente ao Real; a especulação continuará forte nos próximos meses e o investidor deverá ter ainda mais cautela. Por outro lado, o governo terá que atrair investidores oferecendo títulos públicos com taxas mais elevadas, e neste sentido comprar e manter títulos até o vencimento pode ser interessante (via Tesouro Direto).

Duro caminho a trilhar

O governo precisa urgentemente retomar o caminho da austeridade. É preciso cortar gastos, tornar a máquina pública mais eficaz e definitivamente mostrar ao mundo que somos capazes de mudar a triste sina de “país do futuro”.

É hora de olharmos para nosso próprio umbigo e deixarmos de lado o “jeitinho brasileiro” para focar naquilo que é importante: sermos mais competitivos e menos dependentes do Estado, evocando cada vez mais o mérito próprio para (re)construir a nação.

A intolerância com a corrupção, de todas as formas e em todas a instâncias, precisa ganhar vida! Não é possível que tenhamos gastado tempo e oportunidades de evoluir discutindo escândalo atrás de escândalo; precisamos crescer e muito disso depende de passarmos a agir verdadeiramente como cidadãos.

Perder o grau de investimento é um duro golpe, mas pode ser o empurrão que precisávamos para seguir um caminho novo, um modelo sustentável e que recoloque o país na rota do crescimento. Para isso será preciso humildade, um enorme enxugamento da máquina pública e muita força política. Complicado? Pois é. Vamos acompanhar!

Foto “Brazil thumbs down”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.