Home Finanças Pessoais Seus filhos sabem lidar com as frustrações? E você?

Seus filhos sabem lidar com as frustrações? E você?

por Conrado Navarro
0 comentário
Seus filhos sabem lidar com as frustrações? E você?

Lúcia comenta: “Navarro, estou enfrentando sérios problemas com meu filho adolescente. Antes eu e meu marido trabalhávamos, mas com a crise eu perdi o emprego e ainda não me recoloquei. A renda da família caiu. Meu filho está ficando muito frustrado por nós não conseguirmos mais comprar algumas coisas para ele, como roupas, calçados e acessórios de marca, e também algumas experiências, como viagens e saídas para festas com os amigos. Algum tempo atrás tomamos um empréstimo para ele poder participar de uma viagem com a turma da escola, para o Nordeste. Estou preocupada com tudo isso e percebendo que a harmonia do lar está dependendo mais de coisas e dinheiro do que de nosso relacionamento e amizade. Alguma dica para mim? Obrigada“.

Quando leio e-mails desse tipo, fico triste e também preocupado, vendo as sérias consequências de uma sociedade que está tão voltada para o consumismo a ponto de perder sua identidade e inverter seus valores. Esse é um assunto sério. As consequências de situações assim podem tomar proporções maiores e até destruírem uma família.

Necessidade e satisfação

Você sabe, o mercado é insaciável. Enquanto estou aqui escrevendo este texto, alguém está “fritando a mente” para descobrir novas maneiras de criar uma necessidade de alguma coisa para você comprar. E há tempos que o foco deixou de ser apenas a necessidade; muito têm explorado outra coisa: a satisfação (ou o prazer experimentado).

Um exemplo clássico é a necessidade de possuir um meio de transporte, como um carro. Uma coisa é comprar um veículo para suprir essa necessidade, como um carro usado, com algum conforto e segurança. Mas que tal comprar um carro de luxo ou mesmo esportivo? Agora já estamos falando de satisfação, prazer e status.

Antes, as pessoas conviviam melhor com suas impossibilidades de possuir algo ou com a possibilidade de ter algo razoável (o carro usado), mas que não gerava satisfação plena (o carrão importado). Este cenário era positivo na medida em que deixava mais clara a importância de galgar degraus de forma planejada.

Hoje em dia, queremos satisfação plena e imediata (rápida), e terminamos por ficar muito intolerantes às chances de não possuir algo e nesse desespero usamos todos os recursos (disponíveis e emprestados) para resolver essa “dor”. O problema é que a satisfação imediata tem um preço alto e perigoso.

Leitura recomendada: Se você ama mesmo seus filhos, pare de fazer tudo por eles!

Alimentando o problema

É muito comum ver filhos acostumados neste atual modelo de consumo imediato e incapacidade de lidar com a frustração. Quem nunca viu uma criança fazendo “birra” em uma loja ao ver recusado seu desejo de obter algum brinquedo? Ela pressiona um pouco mais, se joga no chão, e os pais terminam cedendo.

Afinal, todos temos saldo no cartão de crédito e podemos deixar para pagar depois, não é mesmo? A cena vai se repetindo, a criança cresce e se torna um jovem totalmente intolerante com as frustrações. O que será deste jovem quando for encarar a vida real, que não costuma ser assim tão benevolente como seus pais?

Leitura recomendada: O que faz os Jovens serem tão Imediatistas?

Uma solução perigosa

Essa inversão de valores tem tirado a essência das pessoas, que é o “ser”, e no lugar tem colocado a cultura do “ter”. Hoje, possuir coisas já não representa apenas uma satisfação dos desejos, mas sim um tipo de poder.

Quem tem mais passa a ser mais poderoso e a ter mais valor do que quem não tem. Como toda essa trama está associada ao consumo, a saúde financeira do indivíduo ou da família passa ser perigosamente ameaçada. Podemos representar esse risco com uma fórmula, criada pela especialista Márcia Tolloti e publicada no livro “Armadilhas do Consumo”, resumida na imagem abaixo:

Seus filhos sabem lidar com as frustrações? E você?

O crédito em si não é um problema. Da mesma forma que o dinheiro, ele é um instrumento para ser utilizado de forma consciente. O problema é que a falta de controle em relação às frustrações pode levar ao endividamento irresponsável, que se não for contido terminará colocando todos os envolvidos num problema ainda maior.

O tamanho do risco é diretamente proporcional à capacidade de reconhecer o problema e colocar (ou não) um freio nesse ciclo.

Leitura recomendada: Entenda o que é felicidade financeira e por quê o dinheiro é tão importante

Conclusão

Uma boa educação financeira passa também pelas finanças comportamentais. Reflita sobre suas atitudes e procure separar suas necessidades de seus desejos. Faça uma viagem para dentro de si e (re)descubra o que realmente te faz feliz e cultive isso.

Foto “teen frustration”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.