Home Política Como explicar tanta gente apoiando a volta da CPMF?

Como explicar tanta gente apoiando a volta da CPMF?

por Plataforma Brasil
0 comentário
Como explicar tanta gente apoiando a volta da CPMF?

Por Gustavo Chierighini, publisher da Plataforma Brasil Editorial.

Caro leitor, dizem que no campo das relações humanas, quando a ofensa não se impõe pela barbárie da violência ou sob a ameaça de um cano fumegante, toda vítima digna de nota acaba sendo a própria anfitriã do seu algoz. Em resumo, não há ofensor sem ofendido disponível e de portas abertas.

A história econômica recente no Brasil (pensando bem, quase sempre foi assim) não aponta quadro diferente da ilustração do primeiro parágrafo. O conceito canhestro de “desenvolvimentismo” (onde está tudo certo em se conviver com um pouquinho a mais de inflação) não nasceu sem apoio daqueles que acabam sempre por pagar a conta no final da festa, a saber, o empresariado.

O capitalismo de estado, cujos resultados nefastos são conhecidos desde, no mínimo, as crises que marcaram fim do governo militar (e como sempre apresentando a fatura para a classe produtiva ao final do jantar), não se estabeleceu apenas a partir de 2004, sem apoio daqueles que deveriam ter apresentado uma alternativa mais lúcida para o horizonte que surgia na tela.

O ideal de um “milagre econômico” concebido nos labirintos estatais e com dinheiro público foi, na verdade, pouquíssimo rejeitado por parte relevante do nosso PIB, que como locomotivas que sempre foram, podiam muito bem influenciar a rota a ser perseguida.

Leitura recomendadaA escassez de liderança empresarial ainda vai nos devastar

Neste caso, o “Sebastianismo” poderia, com uma boa dose de lucidez, ser substituído pelo dever de casa da eficiência econômica, tijolo a tijolo (com o Estado fazendo a sua parte, incluindo aí uma série de investimentos essenciais, quando os mesmos fossem legitimamente renegados pela iniciativa privada). Não foi o que aconteceu em praticamente toda a nossa história.

O leitor que segue comigo o raciocínio até aqui certamente tem uma lista de “leites derramados”, de complicações evitáveis no nascedouro para comentar. É verdade que o tempo perdido não volta, mas também é verdadeiro afirmar que o futuro é dinâmico e sempre traz novas oportunidades para o acerto, ou para o abismo.

Como sabemos, desde que a água bateu no nariz e o governo acordou para a necessidade de reequilibrar as contas públicas, objetivando proporcionar um cenário minimamente possível para não entrarmos em uma severa recessão, a elevação da carga tributária com a criação de novos impostos vem sendo apresentada pela equipe econômica como a “única saída possível”.

E neste cenário, um destaque todo especial para a volta da CPMF. O fato dramático é que entre escaramuças, críticas, apoios e (finalmente) alguns rangidos vindos de entidades patronais que se opõem à elevação de uma das maiores cargas tributárias do planeta, ainda existe no empresariado quem considere a hipótese de apoiar a saída governamental.

Nos últimos dias, atendendo a pedidos de sua base de apoio, nossa líder decidiu reativar o chamado Conselhão, convidando parte relevante do nosso PIB para participar deste grupo – e com isso conquistar apoio para arrancar mais dinheiro da sociedade a fim de pagar as contas do “saco sem fundo estatal”.

Surge então uma encruzilhada. Se a ideia do governo for apoiada, até poderemos reequilibrar as contas por algum tempo (e claro, até que uma nova crise surja e mais impostos sejam necessários), mas na manhã seguinte não haverá mais para quem reclamar. O algoz já terá entrado pela porta que deixamos aberta. Perigo à vista?

Leitura recomendadaNovos impostos na renda fixa? Como ficariam seus investimentos sob a nova tributação?

Foto “Bad day”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.