Home Finanças Pessoais 8 dicas para comprar material escolar sem gastar muito

8 dicas para comprar material escolar sem gastar muito

por Daniella Gomes
0 comentário
8 dicas para comprar material escolar sem gastar muito

Se você está na correria para a compra do material escolar, já deve ter percebido que os preços estão bem salgados. E para não apertar o orçamento logo no início do ano letivo, separamos 8 dicas para te ajudar a comprar os materiais sem gastar muito.

1. Verifique se todo o material será usado no curto prazo

Você já sabe que a lista contém tudo que será usado durante o ano escolar. Por isso, se ficar pesado comprar de uma vez, verifique se há itens que serão usados no próximo trimestre ou semestre e postergue a compra de tais produtos.

2. Não leve os filhos para as compras

Os personagens de desenhos animados e os super-heróis são um grande chamariz para a criançada. Porém, um caderno estampando com aquela porquinha do desenho, pode custar mais do que o dobro se comparado a um caderno comum.

3. Mas se tiver que levar os filhos, atenção

Caso não consiga ir sem eles e aconteça o momento de “eu quero esse”, atente-se para a diferença de preço, mostre e explique que o material tem a mesma utilidade. Lembre-se que ocasiões como essa são verdadeiras oportunidades de educação financeira.

e-Book recomendado: Como falar sobre dinheiro com seu filho

4. Faça as compras com os pais de outros alunos

Comprar em grande quantidade direto de atacadistas é certeza de desconto. O mesmo vale para os livros. Você e os outros pais podem fazer a compra direto com a editora.

5. Compare preços antes de comprar

Antes de sair de casa, pesquise os preços na Internet e aí sim saia para pesquisar também, em pelo menos, duas lojas físicas. Comprar por meio de lojas online pode ser vantajoso, porém verifique o prazo de entrega. Além disso, não é possível negociar desconto em uma loja virtual como em uma loja física. Por isso, faça as contas.

6. Negocie desconto para pagamento à vista

Se tiver como pagar à vista, não saia da loja sem negociar, pelo menos, 5% de desconto. Tenha paciência, converse e negocie mesmo. Hoje em dia o mais comum é o pagamento no crédito e para o lojista é interessante o recebimento no ato. Agora, se não tiver jeito, atente-se ao número de parcelas e evite comprar a prazo com juros.

7. Preço x qualidade

Repare na qualidade dos materiais, afinal, não adianta comprar barato se não vai durar ou não terá a utilidade necessária. Nesse caso, o barato sai caro, pois será necessário substituir o material.

8. Reaproveite materiais com criatividade

Sabe aquele caderno do ano passado com folhas sobrando? Que tal fazer uma brincadeira com o seu filho para customizar a capa? Um pouco de tinta ou colagem com recortes e figurinhas dará um novo visual. E de quebra você ensina a evitar o desperdício e ainda se diverte com o pequeno.

Esperamos que essas dicas te ajudem a fazer um excelente negócio para que seus filhos possam começar o ano letivo com os materiais necessários. Se você tem alguma dica bacana para economizar neste começo de ano, deixe seu comentário. Até a próxima!

Leitura recomendadaLivros ensinam crianças a lidar com dinheiro (presenteie-os com educação financeira)

Foto “back to school”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.