Home Economia e Política Entenda o que está acontecendo na China e os reflexos na economia brasileira

Entenda o que está acontecendo na China e os reflexos na economia brasileira

por Isabella Abreu
0 comentário
Entenda o que está acontecendo na China e os reflexos na economia brasileira

As preocupações em torno da economia chinesa têm abalado os mercados internacionais, provocando agitação nas principais bolsas de valores do mundo. A forte turbulência tem como pano de fundo as indicações de que a desaceleração do país asiático possa ser maior do que vêm indicando as projeções para o PIB oficial.

O temor em relação ao crescimento chinês insere mais incerteza sobre a economia mundial, que até bem pouco tempo depositava sobre a China as esperanças de dinamismo econômico. A China era vista como a locomotiva do mundo, agora há receio que isso não continue ou, pelo menos, não com a mesma força.

Roberto Dumas, especialista em economia chinesa e professor do Insper, explica que o país está passando por um processo de rebalanceamento de seu modelo de crescimento econômico.

Até 2011, a economia chinesa tinha a rubrica investimentos responsável por 50% de seu crescimento. Esse excesso de investimentos gerava uma sobre capacidade que era escoada para os EUA. “Enquanto a China produzia mais do que consumia, os EUA fechavam essa contabilidade gastando mais do que produzia, comprando esse déficit da China”, diz Roberto.

Após a crise da subprime em 2008, os EUA passaram a consumir menos do que consumia em percentuais do PIB. Assim, a China passou a buscar outros mercados para escoar seu excedente de produção, entre eles o Brasil e outros países da América Latina e da África.

“No entanto, esses novos mercados não conseguiram compensar a queda do consumo das famílias norte-americanas, fazendo com que a China precise produzir menos e consumir mais do que produz. Para que isso ocorra, a renda do trabalhador chinês precisa crescer mais fortemente como forma de impulsionar o consumo doméstico”, ressalta o especialista.

Dumas avalia que o que está acontecendo na China não é crise, mas resultado de uma política que busca rebalancear a economia, tornando o consumo o principal motor do crescimento.

“Isso levará pelo menos uma década para acontecer. Então, certamente ainda veremos mais notícias de que o crescimento econômico chinês virá cada vez menor”, afirma. Na expectativa do especialista, o país crescerá, em média, no máximo entre 4% e 4.5% nos próximos 10 anos.

Leitura recomendadaPor que a economia e os acontecimentos na China influenciam tanto o Brasil?

Impactos no Brasil

Desde 2010, quando ultrapassou o Japão, a China se tornou a segunda maior economia do mundo. Além disso, antes mesmo de assumir tal relevância no cenário internacional, o país já era o maior parceiro comercial do Brasil. Dessa forma, qualquer turbulência no gigante asiático costuma afetar os mercados.

Nos últimos 15 anos, o ritmo acelerado de desenvolvimento da economia chinesa gerou um aumento na procura por matérias-primas que o Brasil vende, como minério de ferro e soja. Entre 2003 e 2010, o preço do minério de ferro na China chegou a subir 750%. No entanto, desde 2011, a desaceleração do país fez com que o apetite por insumos diminuísse, levando a uma queda gradual de preços no mercado internacional.

A expectativa é que o preço de tais produtos possa despencar ainda mais. “Além do Brasil, o impacto será em todos os países exportadores de commodities metálicas, como minério de ferro, cobre ouro, platina… Com a subida de juros dos EUA e um menor nível de exportações para o gigante asiático, as moedas desses países (Peso Chileno, Peso Colombiano, Real Brasileiro, Sol Peruano, Rand Sul-Africano e até mesmo o Dólar Australiano) continuarão a se depreciar neste ano, além do que já depreciaram em 2015”, avalia Roberto Dumas.

Já do lado positivo, posto que a economia chinesa busca aumentar seu consumo doméstico em relação ao PIB através de um aumento da renda das famílias, Dumas acredita que o segmento de soft commodities ou agrícolas tende a se beneficiar de uma maior demanda (soja), assim como a proteína animal (carne).

“Desde o ano passado, a China já liberou a importação de pelo menos 10 frigoríficos de carne bovina e suína do Brasil, antecipando essa mudança do motor econômico chinês”, afirma. Outro segmento que tende a se beneficiar é o de papel e celulose. “Com o aumento da renda do trabalhador chinês e maior celeridade no processo de urbanização do país, a demanda por papel (higiene, etc.) certamente aumentará. Além disso, 95% da nossa produção de papel e celulose no Brasil é destinada à exportação, o que tem se beneficiado com a depreciação de nossa moeda”, diz.

Leitura recomendadaO que o Brasil precisa para retomar o crescimento econômico

Foto “China Stock Market”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.