Home Finanças Pessoais O ouro e seu papel na proteção do patrimônio

O ouro e seu papel na proteção do patrimônio

por Conrado Navarro
0 comentário
O ouro e seu papel na proteção do patrimônio

Luiz Felipe comenta: “Navarro, numa conversa com um amigo sobre crises financeiras ao redor do mundo, surgiu o assunto da compra de ouro. Você considera o ouro um bom investimento? Já vi você falar sobre proteção. Pode me orientar? Obrigado“.

Ouro e crise, está aí uma dupla que combina. Quando tudo vai bem, geralmente o ouro é esquecido pelas pessoas. Basta uma crise se instalar e o ouro volta para o vocabulário, como aconteceu na conversa mencionada pelo nosso leitor.

Ouro não é investimento

Primeiro quero deixar a minha opinião: ouro não é investimento; ouro é dinheiro. Sei que isso pode soar estranho, mas não podemos pensar em ouro como investimento. Embora ele sofra variações em seu valor quando comparado com nossa moeda (ou qualquer outra), o fato é que o ouro é a forma mais antiga e real de expressar o que é dinheiro.

Uma explicação simplista das variações de cotação do ouro é que são variações entre oferta e demanda entre ele e a moeda que está sendo usada no momento como fator de comparação. Digo simplista, porque de fato há outros fatores envolvidos, ainda mais quando o comparamos com nossa moeda.

O preço do dólar, por exemplo, é um fator adicional que influencia o preço do ouro em reais. Não quero aprofundar nisso, já que nosso objetivo aqui é outro, mais simples. Apenas como exemplo, veja este gráfico abaixo. Ele mostra a variação do preço do ouro em comparação ao Real, entre 2008 e 2016:

O ouro e seu papel na proteção do patrimônio

FONTE: Investing.com

Ouro é proteção

O importante neste texto é mostrar para você que o papel maior do ouro é proteção. Enquanto a moeda é apenas um papel (de fácil destruição, inclusive) que representa um valor monetário e que está sujeita à política monetária do país, o ouro é um bem físico.

Ele é muito resistente, possui valor reconhecido mundialmente e tem uma característica muito interessante: é limitado, ou seja, não é possível sair “criando ouro” da mesma forma que, por exemplo, é possível a um governo imprimir dinheiro.

Dessa forma, se pensarmos em um cenário catastrófico em termos de colapsos econômicos, podemos afirmar que o ouro físico, mesmo nestas condições severas, cumpre muito bem o seu papel de proteção. E ele ainda vai funcionar como dinheiro, pode ter certeza.

Leitura recomendada: O Brasil está tecnicamente quebrado. Entenda isso e suas consequências

Quanto do meu patrimônio devo ter em ouro?

Esta é uma pergunta difícil de responder, pois depende da evolução das crises, tanto nacionais quanto internacionais, e também de sua aversão ao risco. Dada minha resposta subjetiva, vou agora sugerir um número que eu pratico no meu plano de investimentos e proteção.

Acredito que hoje devemos ter 10% do patrimônio alocado em ouro. Acho isso suficiente. Fique de olho nos acontecimentos e altere esse percentual da forma como preferir, mas sempre considerando o ouro como proteção.

Como comprar ouro físico?

Pela Internet, com entrega pelos correios. Sim, parece uma coisa muito maluca uma empresa pegar um pouco de ouro e despachar para sua casa por Sedex, mas é exatamente isso o que acontece, e chega direitinho.

Você pode comprar ouro a partir de 1 grama. Como exemplo, citamos as distribuidoras Ourominas e Parmetal. O empacotamento pode ser em forma de cartão ou de lâminas, como mostrado nas figuras abaixo:

O ouro e seu papel na proteção do patrimônio

A venda pode acontecer para as mesmas empresas vendedoras de ouro, seja pessoalmente ou através do mesmo processo, via Correios, sempre respeitando a cotação do dia.

Leitura recomendada: Como investir e comprar ouro sem ter muito dinheiro?

Conclusão

Conhecido por muitos, mas comercializado por poucos, o velho e bom ouro continua sendo uma excelente opção de proteção em momentos de instabilidade e também uma ótima escolha com parte do patrimônio.

Foto “gold bars”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.