Home Carreira Métodos de trabalho: qual o seu e como ser mais produtivo?

Métodos de trabalho: qual o seu e como ser mais produtivo?

por Igor Oliveira
0 comentário
Métodos de trabalho: qual o seu e como ser mais produtivo?

Muito se fala em organização pessoal, em meios de trabalho e como ser produtivo no escritório. Aqui no Dinheirama, graças ao Conrado Navarro e sua liderança diferenciada, temos uma liberdade nas tarefas do dia a dia que dificilmente encontraríamos em locais de trabalho ditos tradicionais.

Por conta de toda essa liberdade, as pessoas de fora nos veem como “libertários” e “paladinos do mundo moderno”, quase como quem não faz nada (risos). É sempre muito fácil sucumbir à preguiça e não se dedicar totalmente no trabalho, mas isso não tem nada a ver com o ambiente. É algo pessoal, afinal de contas, para realizar suas tarefas você não precisa de motivação; você precisa de disciplina.

Como ter disciplina no trabalho

Existem várias teorias sobre a disciplina no trabalho, como alcançá-las e tal. Gostaria de compartilhar com você um método que desenvolvi para que eu consiga extrair o melhor de mim. Ele talvez sirva para você.

Leitura recomendada: Educação financeira e exercícios físicos: porque a vida é sonhar e treinar!

O método 3130

O nome do método – 3130 – pode soar estranho, mas é um método interessante. Como aqui no escritório todos trabalhamos com notebooks, carregamos o trabalho para cima e para baixo dentro da mochila. Meu notebook tem uma duração de bateria de pouco mais de 3h de uso intenso e leva cerca de 1h30 para carregar totalmente (sem estar em uso). O método consiste então em trabalhar por 3h ininterruptas, sem carregar a bateria e deixar ele carregando por 1h30. Juntando os números (3h-1h30), temos 3130.

Você pode até pensar que 1h30 de intervalo seja muita coisa, um valor inaceitável no mundo corporativo tradicional, mas siga a contagem de horas a seguir.

Chego no escritório por volta das 8:30 da manhã, tendo acordado todos os dias por volta das 6, quando faço um treino matinal de corrida – você provavelmente já leu aqui no Dinheirama algumas das minhas dicas sobre vida saudável, resiliência e disciplina. Após chegar ao escritório, faço todas as tarefas e vou almoçar por volta do meio dia. Eu não como nada nesse meio tempo, afinal eu perderia cerca de 20-30min por dia e quebraria a concentração.

Somando o tempo das pausas normais, chego a perder 1h por dia. Pode fazer a conta: talvez você não perceba, mas todas as saidinhas para ir ao banheiro e para o café são distrações capazes de fazê-lo perder a concentração. Faça isso com inteligência e disciplina. Ah, algumas vezes por semana tenho que ir aos Correios, contador e etc., fazer o famoso “trabalho de estagiário”.

Na parte da tarde, eu geralmente trabalho em casa e utilizo o método 3130 da mesma forma. Saio do escritório meio dia e em 20 minutos estou em casa. Já coloco o notebook para carregar e vou almoçar. Assim que volto, por volta das 14h, o notebook já está carregado e trabalho até as 17h, quando novamente saio para um treino.

Ebook gratuito recomendadoTer uma Vida Rica Só Depende de Você

Entendendo os horários e um outro método de trabalho

Se você ficou confuso com os horários, coloquei-os em linha temporal:

Acordo: 6h;
Escritório: 8:30h;
Trabalho até 11:30-12h (3h de trabalho);
Trajeto até em casa: 12h20;
Notebook para carregar: 12:30-14h;
Trabalho: 14-17h.

Sempre estou com o celular ligado para o caso de ter que fazer alguma mudança no site ou responder algum comentário de leitor nas redes sociais. Chegamos a brincar aqui no escritório que ficamos online 24/7 para o trabalho, o que não é uma coisa difícil nos dias de hoje dada a tecnologia que nos é oferecida. Se você fizer as contas, verá que meu dia de trabalho é bem semelhante ao de qualquer pessoa, com pelo menos 8h de trabalho.

Um método de trabalho bem conhecido é aquele método de 90/30, em que você trabalha 90 minutos e tem um descanso de 30 minutos em que você simplesmente se desconecta do trabalho. Você pode ler sobre ele clicando aqui.

Leitura Recomendada: Ame o que você faz e não trabalhe um dia sequer. Será?

Conclusão

O método 3130 é uma forma que encontrei para que eu trabalhe e consiga intercalar responsabilidades profissionais, vida social e treinos de forma inteligente. Ele pode ser melhorado? Sem dúvida. Você pode considerar que em Itajubá/MG, onde moro, não tem a questão do trânsito e eu também poderia tem um Macbook (a bateria dura 8h), mas trabalhar 8h seguidas ninguém consegue (e não é produtivo).

Em suma, você deve achar o que te move e fazer isso acontecer. Por enquanto esse método tem funcionado para mim. Você tem algum método de concentração no trabalho? Alguma artimanha para se concentrar e ser produtivo? Compartilhe no espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima.

Foto “Productivity”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.