Home Finanças Pessoais 4 lições para provar que você está fazendo tudo errado

4 lições para provar que você está fazendo tudo errado

por Renato De Vuono
0 comentário

Recentemente recebi uma mensagem de um leitor me perguntando sobre “investimentos incríveis” que o gerente de seu banco lhe oferecera. O mais interessante desse fato foi que ele me consultou, mas não se convenceu da minha resposta; estava clara a tendência em acreditar em “seu amigo gerente”.

Primeira lição de hoje: jamais pergunte se não quer ouvir a resposta. Eu lhe dei diversos argumentos com embasamento matemático de que ele não faria um bom negócio em seu banco e que havia opções melhores por aí, inclusive em nossa corretora parceira, a Rico.com.vc.

Ele agradeceu, se despediu e durante um tempo não apareceu mais. Até que outro dia voltou perguntando sobre previdência privada e, claro, perguntei o que ele havia decidido sobre a primeira vez que conversamos. A resposta foi: “Fiz um teste de perfil online no meu banco, e com base nisso, meu gerente alocou meus recursos da maneira mais adequada ao meu estilo”.

O que nos leva à segunda lição de hoje: errar é humano, insistir no erro é burrice. Muitas pessoas não saem do lugar pela pura e simples inércia. A preguiça ou medo de tentar algo novo fazem a evolução ser tão lenta, que uma vida só não é o bastante.

Leitura recomendada: Pessoas ricas não têm menos problemas que você (a diferença está na atitude)

Sabemos muito, mas muito pouco (falei recentemente disso no post Humildade e mente aberta, fatores essenciais para aprender sempre”) e se não tivermos humildade para aprender e mudar a direção daquilo que provadamente não dá resultados, teremos que nos contentar com “o que vier”.

E assim chegamos à lição número 3: se não está dando certo, pare, repense e recomece. Pior que insistir no erro, o que muitas vezes acontece por absoluta ignorância, é estar ciente de que o caminho não é o melhor, mas, por acomodação, seguir nele.

Conheço tanta gente que tem uma situação financeira boa e que, no entanto, poderiam estar muito melhores se fossem menos acomodados e teimosos. Pior, assistem aos vídeos do Dinheirama, comentam e… continuam deixando seu dinheiro na poupança. Depois não adianta chorar. Quer ficar rico? Tire o traseiro da cadeira.

Por fim, a lição 4: vai doer, vai sangrar e, no final, pode não dar certo. É amigo, ainda ouço muito “quais são minhas garantias?” por onde passo. A minha resposta é sempre “as mesmas de que vai estar vivo daqui a um minuto”, ou seja, nenhuma.

Garantia é uma falácia para fazer as pessoas dormirem melhor à noite. Imagine que em uma rodada de investimentos para startups, sempre tem um bonitão que chega de gaiato e pergunta: “Que garantia eu tenho de que não vou perder meu dinheiro”? Nesse ponto, tem gente que ignora e passa para a próxima pergunta.

Vídeo recomendado: Mentalidade rica e atitude para enriquecer são escolhas simples

Estar disposto a correr riscos, e ter a certeza de que vai ser um caminho para lá de espinhoso, faz parte da mentalidade rica. E só pessoas com mentalidade rica têm a chance real de serem realmente ricas, emocional e financeiramente. Está esperando o que? Deixe o “mimimi” e comece já!

Um abraço e até nosso próximo encontro.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.