Home Finanças Pessoais Os 4 principais sabotadores da sua independência financeira (e como vencê-los)

Os 4 principais sabotadores da sua independência financeira (e como vencê-los)

por Conrado Navarro
0 comentário

Ciro comenta: “Navarro, já ouvi muita gente falar sobre independência financeira. Já estudei o assunto, fiz alguns planos e os coloquei em prática, mas a minha realidade é que estou com 44 anos de idade e longe de não depender de meu emprego para viver. O que posso estar fazendo de errado? Obrigado”.

A independência financeira é algo sonhado por muitos, mas alcançado por poucos. Quem não deseja chegar num estágio da vida em que não precise mais se preocupar e depositar quase todas as suas energias para conseguir uma boa renda?

A verdade é que muitas pessoas traçam um planejamento pensando nisso, mas as coisas simplesmente saem do controle com o passar do tempo. Os anos passam e o sonho continua distante. Hoje quero discutir com você quatro pontos importantes que, se não forem observados, vão sabotar os seus objetivos.

Sabotador 1: Ausência de disciplina

Este é o primeiro e o mais “clássico” obstáculo no processo de construção de riqueza. Aumentar o patrimônio é algo que requer paciência e constância, e uma das mais importantes ferramentas a ser utilizada é a disciplina.

Se você tem problemas com isso, sugiro que, em paralelo com sua administração financeira, escolha um esporte de sua preferência e utilize-o para exercitar a disciplina na sua vida. Trace metas semanais e mensais e treine diariamente para alcançá-las.

Uma vez adquirida, a disciplina será uma ferramenta útil não apenas para ajudar você a separar todos os meses uma parcela da sua renda para formação do seu patrimônio, mas também para nutrir seu relacionamento familiar, seus negócios, estudos e muito mais.

Leitura recomendada: Disciplina, a solução para enriquecer, emagrecer e viver melhor

Sabotador 2: Falta de acompanhamento seus investimentos

Outro sabotador do seu processo de independência financeira é investir e “abandonar” o seu investimento.

Muitas pessoas me perguntam qual é o “melhor investimento” entre todos os disponíveis atualmente. Eu sempre respondo: conhecimento. A economia e o mundo dos negócios são muito dinâmicos. Um investimento que é ótimo hoje pode ser péssimo mais adiante. E isso realmente acontece!

Por isso é tão importante entender as características dos investimentos que você faz e acompanhar a evolução da rentabilidade e dos riscos associados, pois havendo desvios do plano original, você poderá “manobrar” seu dinheiro para outro investimento mais interessante.

Aprenda com vídeos gratuitos: TV Dinheirama – Você no controle das suas finanças

Sabotador 3: Não alavancar os lucros

Você já fez aquela famosa simulação de independência financeira, em uma planilha de Excel ou simulador, para saber quanto dinheiro você precisa poupar e investir por mês, considerando uma rentabilidade fixa nominal de, por exemplo, 1% ao mês?

São muitos anos até chegar ao valor que desejamos, não é mesmo? Esse tempo todo pode ser insuficiente para alguns, mas ainda que seja um bom tempo, por que não o acelerar?

Durante o processo, fique atento às oportunidades de multiplicação de capital que possam surgir. Um terreno em uma região com potencial de valorização, a construção de pequenos imóveis para venda, investimentos em empresas nascentes (startups), operações estruturadas na bolsa de valores, você já ouviu falar disso tudo?

Vou além. Se você tiver o perfil adequado ou quiser fazer algo diferente, considere ainda a criação de um novo negócio, que possa ser mantido preferencialmente em paralelo ao seu negócio atual.

Ebook gratuito recomendado: Freelancer: Liberdade com muito trabalho e resultados

Sabotador 4: Padrão de vida elevado

Deixei por último o campeão dos sabotadores: o padrão de vida. Uma vida cara e fora de propósito é algo muito presente e acontece com muito mais pessoas do que você imagina. Na boa, eu tenho certeza que você conhece alguém que vive assim.

O sujeito aprende a ter disciplina para poupar, investe o dinheiro, acompanha a evolução patrimonial, mas no meio do caminho se rende aos apelos do consumo por pura vaidade, aquela coisa da necessidade de status.

Olhe ao seu redor. O amigo “mete os pés pelas mãos”, adquirindo, por exemplo, um automóvel de alto custo (e depreciação), uma moradia maior do que o necessário, faz viagens caras, usa roupas e acessórios da moda e por aí vai.

E depois? Ele vai precisar de uma renda cada vez maior para cobrir todas estas “despesas vaidosas”, sacrificando assim o processo de enriquecimento, o crescimento do patrimônio; o resultado é simples: a busca por status inviabiliza o alcance da independência financeira.

Esse ciclo cria uma espécie de prisão: a necessidade cada vez maior de geração de renda para manter o padrão de vida sempre crescente elimina o potencial de independência com o suporte do dinheiro.

Vídeo recomendado: Pense mais em Padrão de Vida e menos em Renda

Conclusão

Alcançar a independência financeira não tem que ser um processo sofrido, com muitas restrições, mas também não é algo brando, cheio de concessões e apenas momentos mágicos. Há, sim, um preço a ser pago. A questão não é tanto se você pode alcançar a independência financeira. Todos podemos. Você está disposto a pagar o preço?

Casa pessoa ou família precisa encontrar o seu ponto de equilíbrio entre gastar e poupar; respeitar essa dinâmica de tal modo que desfrute o presente sem prejudicar o futuro é o “pulo do gato”. É óbvio, não é mesmo?

Você se lembra daquela minha frase bacana? Enquanto você trabalha, eu trabalho. Enquanto você se diverte, eu trabalho. Enquanto você reclama, eu me divirto. Pois é… Um abraço e até a próxima!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.