Home Carreira Sobre você, quem lhe atende, o consumo e, claro, seu dinheiro

Sobre você, quem lhe atende, o consumo e, claro, seu dinheiro

por Rodrigo Costa
0 comentário
Sobre você, quem lhe atende, o consumo e, claro, seu dinheiro

Era uma vez… Um país com +60 milhões de pessoas endividadas. Isso dá +41% da população com mais de 18 anos. Desses, 77% ganham até dois salários mínimos, segundo o SERASA Experian.

Nesse mesmo país, das empresas que morrem antes de completar 5 anos, 31% delas tem preços bons, 41% dos empreendedores não sabem os hábitos de consumo de quem eles atendem e apenas 25% deles fizeram algum curso relacionado às atividades da empresa.

Para piorar, 26% não tem um produto ou serviço diferenciado para ofertar, segundo o relatório Causa Mortis do SEBRAE. Esse país é o Brasil. E está provado que para ficar no mercado, diferenciação é mais vantajosa que mera redução de custos!

O atendente e o consumidor

E o que isso tem a ver com você? Tudo. Afinal, você consome. Em minhas viagens a trabalho, o que mais vejo é o mau atendimento, que, somado à burocracia, faz a você comprar goela abaixo e pagar o mico do risco social (quando as pessoas percebem que você fez um péssimo negócio) e do risco financeiro (quando você paga por algo que você não precisa ou não resolve seu problema).

A causa é simples, mas é grave. O atendente no Brasil (há raras exceções) não tem empatia e não sabe ouvir. São treinados por “empreendedores” e gerentes míopes-administrativos que vivem no imediatismo, sem se importar se amanhã você voltará a comprar deles.

Leitura recomendada4 Dicas sobre negociação e vendas que todos devemos praticar

Eles te empurram aquilo que dá mais comissão ou que os ajuda a aliviar a pressão das metas. Quem aí nunca adquiriu um título de capitalização em algum banco e se arrependeu depois?

Eles sempre te ofertam o mais barato. O que eles querem é que você vá embora o mais rápido possível e eles possam voltar a conversar com o colega de trabalho sobre futebol, novela ou a última briga com o namorado(a).

Daí, na terceira fatura (de 12) do cartão de crédito, você já descobre que aquilo que comprou não resolve seus problemas, você foi enganado e cai ‘na real’ que não só o produto, mas VOCÊ está “fora da garantia”.

Não subestime as pessoas pelas suas aparências

Outra coisa grave é quando julgam que a cor da pele ou a roupa que se veste, por exemplo, são atestados de pobreza. Você pode ser simples e ter um dinheiro guardado ou crédito para comprar algo de maior valor agregado e preço mais alto para lhe atender em suas necessidades ou seus desejos e sonhos mais profundos.

“Para projetar uma política econômica que promova o bem-estar e reduza a pobreza, devemos primeiro entender as escolhas de consumo individuais.” [Angus Deaton, Prêmio Nobel de Economia 2015]

Antropólogos dizem que o que difere nós, humanos, dos animais, é viver segundo uma lógica simbólica, onde atribuímos significados e valores a coisas e pessoas — que são os símbolos.

O fato de uma pessoa ter mais carência material, não implica que aja segundo uma lógica de sobrevivência e pouco simbolismo (valor ou significado que damos arbitrariamente às coisas).

Se a característica principal do consumo é a ESCOLHA, pensar ao contrário disso é afirmar que os pobres são menos humanos que os demais.

Ebook gratuito recomendadoTer uma Vida Rica Só Depende de Você

Apesar de não terem a cultura e os “privilégios de nascimento” (entenda-se “berço-de-ouro”), as classes populares têm conseguido uma ascensão da renda e de estudo e um novo comportamento de consumo durante e depois da crise.

Esse consumidor agora é uma pessoa que na crise escolhe onde poupar e onde gastar mais, economizando em coisas básicas para poder atender seus pequenos luxos e “pecadinhos perdoáveis”. Trocam a massa seca por uma sobremesa ou um vinho, por exemplo.

Seja exigente e manifeste sua opinião (para todos ouvirem)

E como se sai disso? Simples. Se você tem uma experiência de compra boa em algum lugar, você pode exigir essa experiência (ou a superação dela) por onde você for.

Sim, você pode escolher voltar ou não voltar onde comprou. Pode espalhar sua experiência positiva ou negativa nas redes sociais e em conversas presenciais. Além disso, você é omnichannel, omnicanal (pode fazer compras pelo smartphone, computador, e-mail, site, chat online, pela sua TV, telefone, totens, redes sociais, etc).

O impacto social disso é arrebatador e muitos não se dão conta. Os atendentes poderiam ganhar muito mais se fidelizassem as pessoas com respeito. Os lojistas poderiam ganhar mais, abrir filiais e abrir mais postos de trabalho gerando valor para a sociedade.

Vídeos gratuitos recomendados: TV Dinheirama – Seu dinheiro é coisa séria

Bom para quem compra, bom para quem vende!

Os fabricantes poderiam lançar mais produtos centrados no ser humano. Empresas maiores poderiam, por jogar limpo com o consumidor, abrir capital e fazer pessoas comuns enriquecerem com ações ao invés delas sonharem em comprar uma casa financiada.

Os lançamentos de produtos que fracassam no mercado (pasmem! São 8 em cada 10!) diminuiriam drasticamente. Sobrariam investimentos para desenhar e entregar valor para o consumidor, independente de suas posses.

As pessoas comprando o que resolve e dura mais, teriam uma razão custo/benefício maior. Teriam mais dinheiro para POUPAR e consumir. Opa! Eu disse POUPAR? Aí já é entre você e o DINHEIRAMA!

Vai lá para cima agora, navegue pelo Dinheirama e descubra dicas que contam (de verdade!) como você melhorar suas finanças pessoais. Cya!

Ferramenta gratuita recomendada: Planilha de controle financeiro

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.