Home Carreira O heróis do empreendedorismo e as frases de efeito via redes sociais

O heróis do empreendedorismo e as frases de efeito via redes sociais

por Renato Bressan
0 comentário
O heróis do empreendedorismo e as frases de efeito via redes sociais

Como profissional da comunicação, enquanto jornalista e professor da área de Linguagens, sempre me interessei por produções textuais diversas, literárias e não literárias, e seus efeitos no cotidiano das pessoas.

Um dos fenômenos comunicacionais que vem ganhando a minha atenção são as chamadas “frases de efeito” e sua presença nas redes sociais online (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube etc.), sobretudo no universo do empreendedorismo.

Não entendeu? “Foco, força e fé”, que você vai sacar o que estou dizendo.

As frases de efeito dos empreendedores

A produção textual voltada para o mercado do empreendedorismo, através de blogs, sites, livros, palestras, vídeos, podcasts etc., envolve uma extensa literatura que procura se adaptar às contemporâneas condições do mercado e influenciar o comportamento dos que se autodenominam ou procuram ser “empreendedores”.

Frequentemente, aparecem postagens em minha timeline como:

  • “10 receitas para o sucesso, segundo grandes empreendedores”,
  • “15 conselhos de líderes para chegar ao primeiro milhão”,
  • “5 dicas de sucesso para ser independente financeiramente, de acordo com autoridades no assunto” e por aí vai.

Aplicativo gratuito recomendado: Dinheirama Organizze, o controle de suas finanças na palma da mão

Procuro conhecer e seguir, em minhas redes, o maior número possível de empresas e pessoas que vivem disso (consultores, coaches, analistas, empresários) e a reação do público diante das frases de efeito que são criadas por essas autoridades (via comentários, curtidas e compartilhamentos, por exemplo).

Observo, leio, analiso e também produzo frases de efeito. Enquanto escritor dessas frases (via projeto @reenquadro), sem a pretensão de fazer uma teoria ou criar uma estatística definitiva sobre isso, percebo, diariamente, algo que também acontece com o discurso das autoridades do empreendedorismo.

Eles produzem um conteúdo motivacional ligado a uma ideia de:

  • “Pensamento positivo”,
  • “Superação de barreiras”,
  • “Fé nos resultados, independentemente das suas condições”,
  • “Ajuda ao próximo, sem interesses financeiros”,
  • “Amor sem limites, em prol de um bem maior” etc.

A jornada dos heróis

Tudo isso, que possui uma pegada religiosa de fundo, uma espécie de “cristianismo de mercado”, é bem visto pela maior parte do público.

Atrai seguidores, curtidas e “melhora” a imagem da empresa, a qual quase consegue se esconder atrás da tal autoridade do assunto.

Esta pessoa, às vezes, assume o papel de “Jesus” e quer mostrar o caminho para o “paraíso”, contando como conseguiu chegar até o lugar onde está, superando todas as barreiras, indo contra tudo e todos que o puxavam para trás.

Não sou contra essas técnicas de marketing e nem acho que há uma fórmula necessariamente melhor para conseguir cativar o público.

Leitura recomendada:  Comprou e se arrependeu? A culpa é sua (e não do marketing)

A ideia de ter um herói, semideus ou deus, como inspiração, alguém que “era como a gente, mas soube se diferenciar”, é antiga na história da literatura e não vai deixar de ser reaproveitada tão cedo.

De fato, muitas pessoas conseguem mudar suas vidas ao repetirem alguns ensinamentos, investindo em mensalidades e cursos para receber esse tipo de conteúdo.

Imerso nesse mercado, até eu tenho modificado meus hábitos e tentado adaptar meus projetos a essa demanda de “conteúdos positivos e motivacionais”.

Cuidado com as promessas desses heróis

Porém, queria chamar atenção para algo que muitos não conseguem enxergar no discurso dessas “autoridades do sucesso”:

  • Nem tudo o que dizem vai funcionar com você.
  • Nem sempre o seu dinheiro vai retornar em dobro.
  • Nem sempre a sua vida vai mudar para melhor, ao acreditar no que essas autoridades afirmam.

Em resumo: acreditar nesse discurso motivacional do “sucesso garantido” é um investimento de risco e pode trazer prejuízos que vão muito além das perdas financeiras.

Ebook gratuito recomendadoTer uma Vida Rica Só Depende de Você

Por isso, questione-se se realmente essas afirmações fazem sentido para você e procure saber de que modo tais autoridades conseguem aumentar seu patrimônio e melhorar a própria imagem nas redes sociais.

Procure pesquisar os bastidores dessa produção de conteúdo, a formação dessas autoridades e da equipe que dá suporte ao seu discurso de sucesso.

Além disso, lembre-se de que a história de cada pessoa é única e não pode ser repetida. Embora haja alguns padrões e atitudes observáveis em empreendedores que possuem uma conta de mais de seis dígitos, é preciso saber ler esses padrões de modo a não praticá-los ao pé da letra, sem antes conhecer seus próprios limites e condições de vida.

Conclusão

Finalmente, aproveito para deixar um conselho, que você não é obrigado a usar, mas tem sido útil em minha vida: “Conhece-te a ti mesmo”.

Esta frase de efeito, um aforismo criado na Grécia Antiga, continua muito atual e, se bem aplicada, pode evitar que você entre numa furada.

Pode, por exemplo, ajudar a pensar e a dizer “não”, evitando que você simplesmente aceite uma frase bonita que toca seu coração num momento de desespero e faz você gastar todas as suas economias.  Até a próxima!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.