Para facilitar a vida de quem trabalha por conta própria, há diversos serviços e aplicativos que têm em comum a otimização da produtividade, mas para ser produtivo é preciso ter organização e concentração.

Afinal, os aplicativos que ajudam a economizar o tempo, competem com aqueles que nos fazem matar o tempo, não é mesmo?

Por isso, fizemos uma seleção bem criteriosa do que conhecemos, usamos e que valem a pena compartilhar. É claro que há muitos outros por aí, e a escolha vai do gosto e da necessidade de cada um.

Confira abaixo, e se tiver alguma sugestão deixe no comentário. Assim, poderemos reunir as recomendações dos leitores em outro artigo.

Ebook gratuito recomendado: Freelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados

Evernote

Podemos dizer que o Evernote é um “alicate suíço” em termos de utilidade. Além da usabilidade e de poder acessar em qualquer lugar, o Evernote serve como aquele repositório de tudo que você acha importante, porém que pode ser encontrado facilmente – diferente daquela pasta perdida no Desktop.

O aplicativo permite fazer notas rápidas e redigir textos, digitalizar documentos, salvar artigos que você quer ler depois (por meio de um aplicativo do Evernote para o Chrome), fazer printscreen, checklists e muito mais.

Com o recurso de pesquisa, etiquetas e tags, fica fácil organizar tudo e tirar melhor proveito da ferramenta. É uma boa para guardar as notas fiscais, comprovantes de pagamentos, controlar as finanças, seja da empresa ou as pessoais.

Isso porque é possível fazer pesquisa dentro do arquivo como um pdf, não é ótimo? Dessa forma, é muito simples achar o comprovante de pagamento daquele imposto que o contador está pedido, por exemplo.

Além disso, sincroniza todos os dispositivos que você estiver logado, ou seja, aquela apresentação que você finalizou no seu Desktop e salvou no Evernote, pode ser conferida facilmente no aplicativo do seu smartphone.

Há a versão gratuita e paga. Mas para freelancer, a versão gratuita é suficiente. Conheça mais sobre o Evernote clicando aqui.

5 aplicativos e serviços para aumentar a produtividade dos freelancers

Tomato Timer

Não é preciso falar o quanto gerenciamento de tempo é importante para um freelancer. E um dos métodos mais conhecidos para isso é o Pomodoro.

Esse método foi criado na década de 80,  a ideia é focar em uma única tarefa durante 25 minutos e fazer pausas de até 5 minutos.

Com essa técnica (aprovada por esta pessoa distraída que vos escreve) é possível avaliar quanto tempo é gasto nas tarefas – e com isso fica fácil entender se aquele job orçado por um valor X e tempo Y carece de revisão junto ao cliente.

Para utilizar é só acessar o link abaixo e iniciar. Para aquelas tarefas mais complicadas, você pode fazer pausas de 10 minutos (basta clicar em pausa longa).

Esse método irá ajudar a criar o hábito de trabalhar mais focado, sem distrações e a fazer pausas importantes para a mente e para o corpo.

De acordo com o criador da técnica, pausas frequentes e curtas aumentam a agilidade mental.

Aproveite esse tempo para beber água, tomar um café, alongar, fazer aquela ligação necessária. Há diversos sites e aplicativos que oferecem esse serviço.

A nossa sugestão abaixo é simples, acessível, direto do seu navegador, sem necessidade de instalação e gratuito. Conheça mais sobre o Tomato Timer clicando aqui.

5 aplicativos e serviços para aumentar a produtividade dos freelancers

Trello

O Trello é uma ferramenta de colaboração gratuita que organiza projetos/tarefas/pautas/eventos em colunas.

Para quem trabalha sozinho é uma boa opção para organizar os projetos por andamento, por exemplo: Ideias gerais, projeto iniciado, em revisão, aguardando aprovação do cliente e realizado.

É possível incluir as datas de entrega, anexos, compartilhar com outras pessoas, se necessário.

Para quem trabalha em equipe, uma funcionalidade bacana é a atribuição de tarefas porque fica muito simples visualizar o que cada um está fazendo, quais são as próximas tarefas e, é possível mencionar outra pessoa no “cartão” para decidir, sugerir ideias de forma colaborativa e prática.

Desse jeito, os projetos caminham de forma muito mais fluida, com toda a equipe envolvida, sabendo em que pé está cada etapa e, o melhor, sem precisar trocar inúmeros e-mails “para conhecimento”.

O Trello é baseado no sistema Kanban, criado pela Toyota na década de 80, com o objetivo de agilizar a produção e entrega das peças automotivas.

Por ser tão prático pode ser usado também para o cotidiano, como a organização da festa de aniversário, a mudança da casa, o planejamento de uma viagem etc. Conheça mais sobre o Trello clicando aqui.

5 aplicativos e serviços para aumentar a produtividade dos freelancers

Leitura recomendada: Vida de freelancer: primeiros passos para começar e ganhar dinheiro

Slack

Você sonha em diminuir a quantidade de reuniões que muitas vezes poderiam ser resumidas em uma simples troca de mensagem? Então, temos uma sugestão! O Slack é um serviço online e gratuito de comunicação de equipes.

A interface é tão simples de usar que você pode passar o dia todo conectado ao Slack em contado com a equipe, onde quer que cada integrante esteja, sem perceber a distância.

É possível integrar diversos plugins como o Trello e customizá-los de acordo com a necessidade e objetivo do projeto. O acesso é gratuito. Conheça mais sobre o Slack clicando aqui.

5 aplicativos e serviços para aumentar a produtividade dos freelancers

Rapportive

Uma das chaves para o sucesso de qualquer freelancer é o networking, e um jeito muito fácil é o uso do plugin para Gmail, Raportive.

Esse plugin verifica se os contatos do e-mail em sua caixa de entrada estão no Linkedin e mostra ainda o cargo, empresa, contatos como e-mail, Twitter, site pessoal e Skype.

E a conexão no Linkedin pode ser feita diretamente no plugin. Assim, você aumenta a sua rede de relacionamento profissional sem ter que fazer buscas no Linkedin e ainda conhece novos contatos copiados no e-mail que podem render em mais jobs no futuro.

O serviço é gratuito. Conheça mais sobre o Rapportive clicando aqui.

5 aplicativos e serviços para aumentar a produtividade dos freelancers

Esperamos que você tenha gostado das sugestões e que possam ser úteis. Tem alguma sugestão também? Deixe um comentário!

Dica bônus: Esse artigo foi escrito em um documento do Google Drive, uma das formas mais simples de produzir textos e compartilhar.

Daniella Gomes
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários