Home Finanças Pessoais Comece este novo ano do jeito certo: comandando o seu dinheiro

Comece este novo ano do jeito certo: comandando o seu dinheiro

por Redação Dinheirama
0 comentário
Comece este novo ano do jeito certo: comandando o seu dinheiro

Essa coisa de virada de ano é quase mágico. Acontece algo na mente das pessoas que pode ser expresso pelas palavras esperança, renovação, correção, novidade, fazer diferente, melhorar, vencer, etc…

E isso é ótimo, pois nos ajuda a retirar alguns velhos planos da “gaveta” e colocá-los em prática.

No que diz respeito à vida financeira pessoal, há uma coisa que, se você não fez direito (ou de nenhum jeito) em 2016, precisa corrigir e melhorar em 2017.

Estamos falando de algo pra lá de importante e que tem impactos diretos no sucesso ou fracasso das suas finanças pessoais: o controle do seu orçamento, seja ele pessoal ou familiar.

Sempre repetimos por aqui: uma vida financeira de sucesso se resume em gastar menos do que se ganha e investir regularmente. Só que para isso acontecer, é fundamental manter o controle dos gastos.

Aplicativo gratuito recomendado: Controle suas finanças na palma da mão com o Dinheirama Organizze

3 modos de você fazer o seu controle financeiro

Controlar suas finanças é algo muito simples, ainda mais com as ferramentas digitais disponibilizadas atualmente. Mas não queremos que você se prenda a isso.

O importante é fazer o controle. Então listamos 3 maneiras para você fazer isso, com ou sem tecnologia:

1) Caderno de anotações

Muito simples de usar, a cada gasto que você fizer, você anota no caderno, dividindo a página em pelo menos 4 colunas: Data, Categoria, Sub-categoria, Valor.

A Categoria é algo mais amplo, como: Alimentação, Moradia, Educação, Saúde, Transporte, Lazer, Doações, etc.

As Sub-categorias são mais especificas, e criam opções dentro da categoria. Por exemplo, a categoria Alimentação pode conter: Supermercado, Restaurante, Padaria, Quitanda, Açougue, etc.

O caderno tem algumas desvantagens, como não mostrar facilmente os gastos por categorias ou o total geral mensal. É possível fazer isso numa outra página, utilizando uma calculadora, mas é um processo manual. Funciona para quem não gosta de tecnologia.

2) Planilha de Excel

Mais versátil e tecnológica que o caderninho, as planilhas de controle de orçamento pessoal costumam ser bem completas, dinâmicas, possuindo diversas Categorias e Sub-categorias.

Permitem a fácil extração de informações, e dispensam o uso da calculadora, uma vez que o Excel já possui vários recursos para operações matemáticas.

Você pode tanto criar a sua própria planilha, de forma parecida com o que foi explicado no uso do caderno, e depois ir aperfeiçoando-a, mês a mês, conforme suas necessidades.

Também pode fazer uso de uma planilha já pronta e completa, como é o caso da planilha oferecida gratuitamente pelo Dinheirama (clique aqui para baixar a sua).

3) Aplicativos para smatphone e tablets

Com a explosão de vendas de smartphones e tablets em todo o mundo, também passou a haver uma enorme demanda por aplicativos, que facilitam a vida do usuário e solucionam diversos problemas do dia a dia.

E como era de se esperar, também existem aplicativos para ajudar você no controle financeiro pessoal.

A enorme vantagem do uso de um aplicativo de controle de gastos, é que praticamente todas as pessoas levam seus smartphones consigo para qualquer lugar.

Eles estão sempre à mão, na bolsa ou no bolso, e isso facilita muito o lançamento dos gastos no momento em que eles ocorrem. É só você pegar o dispositivo, e digitar o valor, selecionando a Data, Categoria e Descrição (ou Sub-categoria).

Nós também disponibilizamos para você um aplicativo de controle financeiro gratuito, o Dinheirama Organizze (clique aqui para saber mais).

Ano Novo, vida nova!

Agora é só você escolher o modo como irá fazer o controle das suas finanças. O importante é controlar, e com isso identificar para onde está indo o seu dinheiro.

Com esse hábito, você poderá realizar os ajustes necessários no orçamento, priorizando aquilo que realmente importa para você atingir seus objetivos e sonhos.

Todo este processo, somado aos seus investimentos, recebe o nome de planejamento financeiro pessoal. Aproveite a virada do ano, e toda esperança e motivação gerada pela renovação desse ciclo. Esteja no comando da sua vida financeira! Abraços e até a próxima!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.