Home Finanças Pessoais Estar ocupado não significa ser produtivo. Isso pode ser procrastinação

Estar ocupado não significa ser produtivo. Isso pode ser procrastinação

por Mikael Araujo
0 comentário
Estar ocupado não significa ser produtivo. Isso pode ser procrastinação

Convenhamos, às vezes é sempre mais fácil realizar tarefas corriqueiras do que tarefas que são realmente desafiadoras em nosso trabalho, não é mesmo?

A maioria de nós acaba pensando que preencher as lacunas de tempo com este tipo de atividade é mais vantajoso do que ficar ocioso, tentando evitar assim a procrastinação.

Afinal de contas, fazer algo é melhor que não fazer nada, não é mesmo? Errado. Se isto acontece com você, provavelmente há uma confusão em sua cabeça sobre o que são tarefas proativas e tarefas reativas.

Tarefas reativas são tarefas que são um tanto urgentes e até importantes, mas não agregam valor a um longo prazo.

Tarefas proativas são aquelas que sabemos que devemos fazer, pois possuem um elevado valor a longo prazo, mas que frequentemente são bloqueadas pela procrastinação e encobertas pelas tarefas reativas.

Ebook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Tarefas proativas e reativas no trabalho – alguns exemplos

Existem uma série de tarefas reativas que devem ser executadas no trabalho. São tarefas como: responder e-mails, atender a telefonemas, monitorar subordinados, entre outras.

São elas que fazem a operação de sua empresa rodar, mas isso não significa que você deve sempre utilizá-las como uma desculpa para adiar as suas tarefas proativas.

Alguns exemplos de tarefas proativas:

  • Saber como chegar com novas ideias para um próximo projeto,
  • Pensar em formas sobre como melhorar o desempenho dos produtos da empresa no mercado ou,
  • Elaborar estratégias para elevar o nível de comunicação e cooperação com outros colegas de sua equipe.

Recentemente, em uma conversa sobre produtividade com a gerente internacional da StarOfService, Monica Zamfir, ela me fez lembrar de uma regra comumente aplicada em diversas áreas e que há muito havia esquecido – talvez por se tratar de um conceito simples. Trata-se da regra dos 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto.

Aplicando este princípio em produtividade, temos que, 80% do nosso tempo é gasto em tarefas reativas e apenas 20% do nosso tempo é gasto em tarefas proativas.

Isto explica porque a maioria de nós está apenas ocupado, e não sendo produtivo no trabalho como muitas vezes podemos imaginar.

Melhorando a produtividade

Você já pode até ter lido isso em algum livro, mas vamos fazer um exercício para que possamos tentar inverter esta situação pela tomada das seguintes ações: Observe sua lista de tarefas e conte o número de tarefas proativas e reativas e calcule sua taxa de produtividade.

  • Conte o número de tarefas na lista (ex.: 20 reativas e 5 proativas de 25 tarefas)
  • Divida o número por 100 (0,25 em nosso exemplo)
  • Agora divida o número de tarefas reativas pelo número anterior (ex. 20/0,25 = 80%)
  • Subtraia esse valor da porcentagem e obtenha a sua taxa de produtividade (ex. 100% – 80% = 20%).

Leitura recomendada: 12 dicas para melhorar sua produtividade (seus objetivos chegarão mais rápido)

Como utilizar a taxa para manter o foco nas tarefas certas?

  • Reduza o número de tarefas reativas: Pergunte-se se elas são tão importantes e por quê que realmente precisam ser feitas. Você pode delegá-las a alguém? Se sim, remova-as de sua mesa.
  • Crie mais tarefas proativas: Pense em coisas pelas quais você é apaixonado e que estejam alinhados com os objetivos que você deseja completar. Adicione estas coisas em sua lista de tarefas, independentemente de você sentir que são ou não urgentes. Coisas que não são urgentes e que irão fazer toda a diferença em sua empresa ou projeto pessoal.
  • Aprenda a dizer “NÃO!”: Saber quando dizer não a alguém é uma coisa realmente poderosa. Lembre-se de um copo com água. Cada sim que você dá é um dreno em seu tempo e energia. Mantenha sempre uma reserva para o que realmente fará a diferença!

Palestras gratuitas recomendadas: Conrado Navarro e convidados falam sobre finanças pessoais e empreendedorismo

Só mais uma coisa: Tome consciência de que as tarefas reativas podem manter você ocupado, mas que o distraem da produtividade genuína.

Pergunte-se sempre se o que está fazendo é realmente importante para os objetivos. Garanta que seu tempo está realmente sendo bem gasto e não se esquive das tarefas proativas.

Deixe suas observações nos comentários e boa sorte nas tarefas!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.