Home Carreira Marketing Multinível: Você sempre quis saber, mas ninguém te contou

Marketing Multinível: Você sempre quis saber, mas ninguém te contou

por William Ribeiro
0 comentário
Marketing Multinível: Você sempre quis saber, mas ninguém te contou

Muitas pessoas me procuram para saber a minha opinião sobre Marketing Multinível.

Excluindo-se aquelas que usam esta desculpa somente para se aproximar de mim (e me recrutar para a sua rede), me vejo na obrigação de escrever para quem realmente precisa de uma análise racional do assunto.

Dizem que o segredo do insucesso é tentar agradar a todos ao mesmo tempo. O assunto desta série de artigos é mais um daqueles onde não é possível a uniformidade de pensamentos.

Uma análise racional

Para muitos praticantes de Marketing Multinível, fazer uma análise que pondere os pontos positivos e negativos deste modelo de negócio é algo inconcebível.

Por interesse próprio, e também pelo brilhante trabalho de treinamento e convencimento fomentados pelos fabricantes destes produtos, qualquer crítica ao sistema torna-se praticamente uma ofensa pessoal.

Mas estas pessoas não precisam deste texto, pois já estão convencidas que estão no melhor negócio do mundo.

Este material é destinado para as pessoas que estão pensando em entrar (ou já estão no Marketing Multinível), mas que gostariam de argumentos que levem à uma melhor reflexão sobre as forças e fraquezas deste modelo de negócio.

O “Marketing Multinível: Você sempre quis saber, mas ninguém te contou” é uma série de 4 textos, que será dividida assim:

  • Neste primeiro texto, veremos o que é, exatamente, o Marketing Multinível.
  • O segundo artigo da série vai falar sobre Pirâmides Financeiras, o que são, como não se sustentam, casos recentes no Brasil e o assunto mais recorrente: Marketing Multinível é ou não um esquema de pirâmide?
  • No terceiro artigo vamos abordar as vantagens e benefícios do Marketing Multinível para os seus participantes.
  • Finalmente, no quarto e último artigo, veremos os perigos e inconveniências a se evitar no Marketing Multinível.

Espero que o material seja muito útil para você! Desejo uma ótima leitura.

Palestras gratuitas recomendadas: Conrado Navarro e convidados falam sobre finanças pessoais e empreendedorismo

Afinal, o que é o Marketing Multinível?

Quando você compra alguma coisa numa loja, todo um canal de distribuição é necessário para que o produto esteja disponível para você.

Após sair do fabricante, pode ser que o produto tenha passado por um distribuidor, depois para um revendedor para só então chegar no lojista.

Neste sistema, o produto para o consumidor final fica consideravelmente mais caro, devido ao lucro dos intermediários, bem como pelos efeitos da geração de impostos de venda dentro do próprio canal.

Num sistema de vendas diretas, o canal de distribuição se resume aos vendedores que atendem diretamente o cliente final. Por não existirem revendedores intermediários no sistema de vendas diretas, os produtos podem chegar mais baratos aos consumidores finais.

Também contribui para esta redução no preço dos produtos uma menor necessidade de investimentos em propaganda de massa. Ao contrário da loja onde temos de buscar os produtos (e escolher dentre diversas opções).

Nos sistemas de venda direta são os próprios vendedores que promovem o produto, ressaltando suas qualidades e benefícios diretamente aos consumidores.

Na maioria das vezes, os produtos são levados diretamente até a casa dos clientes finais.

Podcast recomendado: Em quem confiar na era dos gurus da internet

Sistema de vendas diretas

  • Mononível: os vendedores recebem unicamente pelos produtos que vendem;
  • Multinível: o trabalho de venda dos produtos em si configura só uma parte dos ganhos. O propósito maior é construir uma rede de pessoas (daí então a terminologia “marketing de rede”), para também revender os produtos e ganhar comissões sob o desempenho das vendas da rede.

Marketing Multinível: Tudo o que você sempre quis saber, mas ninguém teve coragem de contar

Fonte: Boletim de Proteção ao Consumidor/Investidor/CVM/Senacom

A proposta do sistema é gerar valor para todos os envolvidos no modelo de negócio:

  • Fabricante: criação de um verdadeiro exército de vendedores, que são extensamente treinados e motivados para vender os produtos como se fossem os verdadeiros donos da empresa;
  • Vendedores: Flexibilidade no horário de trabalho e renda extra, com baixos riscos relativos;
  • Consumidores: Comodidade de conhecer e receber os produtos sem sair de casa.

Existem diversas empresas de Marketing Multinível, muitas delas representadas pela Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD).

Através do sistema de Marketing Multinível, são ofertados diversos tipos de produtos. Percebe-se, porém, que apresentam mais sucesso os produtos de alto giro e de vendas recorrentes, como cosméticos, perfumes e suplementos alimentares.

Leitura recomendadaComprou e se arrependeu? A culpa é sua (e não do marketing)

Uma vez que estamos alinhados sobre o conceito de Marketing Multinível, podemos seguir para a questão mais polêmica envolvendo este assunto: afinal, Marketing Multinível é ou não um Esquema de Pirâmide?

Este é o tema do nosso próximo artigo, o segundo de nossa série “Marketing Multinível: Você sempre quis saber, mas ninguém te contou”.

Não deixe de acompanhar. Abraços e até lá!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.