Home Investimentos 7 motivos para você investir em conhecimento

7 motivos para você investir em conhecimento

por Bruno Papi
0 comentário

Uma famosa frase que foi expressa por Benjamin Franklin, inventor, político renomado e o rosto na nota americana de 100 dólares, rende até hoje aprendizado e reflexão.

“Investir em conhecimento sempre paga os melhores juros”.

Essa é uma citação que gosto bastante porque levei ao pé da letra, e investi muito em conhecimento e especializações. Durante minha carreira executiva e também na Bolsa de Valores, devo ter gasto mais de 17 mil reais em livros, ebooks, cursos online, presenciais e palestras, isso sem contar faculdade e pós-graduações.

Você deve conhecer pessoas que:

  • Chamam a Bolsa de Valores de jogo ou cassino;
  • Querem ganhar dinheiro imediatamente, sem nenhum risco ou custo;
  • Investem apenas através de conselhos de gerentes ou amigos.

Essas pessoas não investiram em conhecimento e não é culpa delas fazer tantas coisas erradas com suas vidas financeiras, afinal nem todo mundo teve acesso a um bom professor ou ótimos conteúdos.

E se agora vivo de Bolsa de Valores, é graças a esse ensinamento que me motivou a melhorar e não me conformar com o simples ou acessível, passar dos nossos limites nos leva a um outro patamar.

Vou listar os 7 benefícios de se investir em conhecimento, antes mesmo de aplicar o seu dinheiro, pois são as vantagens que percebi em minha experiência como investidor e empreendedor.

eBook gratuito recomendado: Bolsa de Valores para Iniciantes

1. Você se liberta

O conhecimento te liberta, você se torna competente para filtrar informações e tomar suas próprias decisões, sem depender de ninguém.

Quando você erra, a culpa é sua; quando você acerta, o mérito é inteiro seu. Não existe liberdade maior do que a de saber o que quer faz (e quando fazer).

2. O risco diminui

É um fato que aplicar no que você conhece faz com que o seu risco seja menor, porque você sabe até onde ir e quando parar.

Como já ensinou o megainvestidor e gestor de um dos maiores fundos do mundo, Peter Lynch, invista apenas naquilo que você conhece.

Isso não significa que você deve ficar em uma zona de conforto e nunca investir em mais nada, pelo contrário, você deve buscar se atualizar e conhecer cada vez mais investimentos.

3. O retorno aumenta

Quando se descobre novos investimentos e domina aquele ativo, naturalmente o seu rendimento vai aumentar.

Uma pessoa sem conhecimentos vai se limitar em produtos bancários ou indicações de outras pessoas, enquanto o investidor preparado pode conquistar uma alta renda com um conhecimento acima dos demais.

4. Você sai da mediocridade

O brasileiro médio é aquele que se contenta com um retorno de poupança, tem medo de sacar o seu FGTS por não saber onde aplicar e joga o seu futuro nas mãos da Previdência Social.

Isso acontece porque essas pessoas medíocres não possuem conhecimento para ir além e tampouco querem ir atrás disso, receber ordens e poder apontar o dedo para quem te indicou quando você errar é cômodo, ficar na média é seguro.

Aprender a lidar com o seu dinheiro, investir, planejar uma aposentadoria para receber bem acima do teto do INSS ou viver de renda não é para quem vive na média, mas sim para os que estão acima dessa mediocridade.

5. Você ganha um propósito

Muitas pessoas se dizem sem um objetivo de vida, se sentem desanimadas com suas carreiras e isso acontece porque não possuem uma perspectiva de futuro.

Quando você adquire novos conhecimentos, começa a notar um mundo totalmente novo a sua frente e se sente confiante para planejar e criar metas de vida.

6. Você se protege

As pessoas que estão mais vulneráveis são as que não possuem conhecimento, porque elas não conseguem argumentar ou decidir por elas mesmas.

Quando você investe em bons cursos ou livros, aquele conhecimento vai se transformar no seu escudo e te defender das armadilhas que estão por toda parte da sua jornada ao sucesso, principalmente as financeiras.

Vídeo recomendado: Por dentro da Bolsa de Valores #1 – TV Dinheirama

7. Você nunca perde

Um aprendizado profundo e de qualidade fica enraizado em sua mente, e ninguém pode tirar isso de você.

Praticamente todos os investimentos possuem algum risco. Mesmo quando compramos um bem, existe o risco dele ser furtado ou esquecido em algum lugar.

O investimento em conhecimento é o único que podemos afirmar que nunca perderemos, afinal ele te fez crescer, se desenvolver e adquirir habilidades que antes você não sabia existir.

Você acha o investimento em Educação importante?

Se você respondeu “Sim”, então pensamos da mesma forma. E é por isso que fundei o Criando Futuro, um curso de investimentos e educação financeira que já ensinou milhares de pessoas através de aulas gratuitas e com um curso completo sobre finanças.

 

Obrigado e até a próxima!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.