Home Finanças Pessoais Envelhecer sem empobrecer é uma escolha: mais qualidade de vida hoje e sempre

Envelhecer sem empobrecer é uma escolha: mais qualidade de vida hoje e sempre

por Roberto Sato
0 comentário

Estamos vivendo 30 anos ou mais do que nossos avos e bisavôs, mas seguimos aposentando com mais ou menos 60 anos.

Devemos mudar o papel dos 50 ou 60 anos, principalmente no sentido de continuarmos sendo úteis para a sociedade. Como? Principalmente através da independência financeira. Em outras palavras, acrescentando mais sentido aos anos acumulados.

Abraçar o envelhecimento ativo, adotando uma postura protagonista em cada fase da vida, é uma questão de qualidade de vida e propósito, bem como de sobrevivência.

A independência financeira não permite apenas um ganho matemático; o resultado que se colhe não é apenas numérico. Os benefícios extrapolam o cunho técnico racional.

Ao atingir um equilíbrio financeiro ou, de preferência, a independência financeira, você acrescenta muito mais vida ao presente e aos anos que virão, porque essa condição permite muitas ações importantes, dentre elas:

eBook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

  1. Focar em uma atividade que proporciona prazer

Dedicar tempo maior ao seu hobby preferido, voltar a estudar, resgatar projetos engavetados, enfim, seguir em frente!

Seguir em frente através de um hobby é viajar no tempo de forma diferenciada; seguir em frente através de um novo aprendizado é dar oportunidade para você mesmo se expandir; seguir em frente através de um novo objetivo é dar asas ao seu tempo finito.

Seguir em frente questionando a você mesmo é reconhecer que você nunca está na linha de partida ou da chegada, mas em trânsito. Ou seja, a jornada da vida exige movimento. Movimente seu corpo, movimente sua mente e movimente seu modo de ver o mundo.

  1. Alimentar-se com equilíbrio e se exercitar

Praticar alguma atividade física com regularidade e degustar o tempo com um novo olhar são escolhas facilitadas pela independência financeira.

Alimentação adequada e exercício físico regular são dois fatores que constroem a saúde física, mental e também contribuem para a sua saúde financeira, pois você com saúde você economizará bastante dinheiro.

Estes hábitos salutares asseguram que você deguste o tempo com um novo olhar e também o valorize aceitando a finitude humana. Envelhecer assim é uma escolha.

“Caminhar é o melhor trabalho voluntário que você pode fazer. Sua caminhada diária talvez seja a atitude mais importante para o seu bolso e para a economia do país do que qualquer decisão de investimento. Ao caminhar, você estará ajudando…” Livro “Viver Muito”, de Jorge Felix.

eBook gratuito recomendado: O novo aposentado

  1. Atuar e contribuir com como voluntário

A independência financeira permite seguir trabalhando, mas em um ritmo diferente, além de abraçar novos desafios para as próximas décadas.

Um ano cronológico é igual para você e todo mundo, mas um ano vivido com intensidade e prazer é bem diferente de um ano de mesmice. Um ano vivido com entusiasmo e energia é bem diferente de um ano vivendo por viver.

Um ano seguindo em frente é bem diferente de um ano voltado para o passado. Quem tem mais de 50 não tem apenas mais um ano, ou mais uma década. Tem ainda 30 a 50 anos para enfrentar. É desafiador!

Então, por que não fazer dessa jornada a mais rica, intensa e plena possível? Dê uma chance a você mesmo: não pare de trabalhar!

Uma atividade colaborativa faz você experimentar uma realidade que você ainda não percebeu: a fragilidade e a fortaleza humana em cada ser vivo, assim como a mesquinhez e a nobreza de atitudes convivendo muito próximos.

Não seja um expectador, seja um jogador atuante da sua própria vida. Isto está sendo escrito por alguém com quase 60 anos, mas com o propósito de atingir leitores de todas as faixas etárias. O assunto é muito crítico e importante, quanto antes pensarmos nisso, melhor.

O tema envelhecimento é para todos, pois começamos a envelhecer quando nascemos. Você já pensou nisso? A grande sacada não é pensar que você começará isso algum dia, no futuro, mas iniciar já, ou “para ontem”, como dizem por aí.

Vídeo recomendado: Especial: Autoconhecimento Financeiro #2 – TV Dinheirama

Por quê a pressa para começar a investir?

Resposta simples: para capitalizar os juros compostos não somente no financeiro, mas também na saúde, na mente e no social.

Ou seja, para desfrutar também de uma saúde borbulhante, de uma mente ágil, atenta e de uma rede de pessoas conectadas a você pelos propósitos que você defende. Tudo isso também depende de uma atuação contínua, coerente e engajada.

Tais capitais (saúde, intelectual, social e financeiro), cultivados e trabalhados ao longo da vida, se convergem para permitir uma longevidade com qualidade de vida.

Conclusão 

A sua e a minha longevidade já começaram. A qualidade que daremos a ela só depende de cada um de nós. Envelhecer não deve ser sinônimo de empobrecer, e isso é uma escolha.

Conduza o seu capital (saúde, intelectual, social e financeiro) como dirigimos um carro, olhando para frente, ou seja, olhando para o futuro, mas consciente do presente.

Atenção porque os três retrovisores possuem uma amplitude de visão dezenas de vezes menores que o para-brisa. Ou seja, não perca tempo com o passado. Foque no futuro! E o melhor futuro que você tem é o momento presente.

Qual é o seu propósito? O que você está fazendo agora é a prévia do seu amanhã nos pilares da saúde, intelectual, social e financeiro. O que está fazendo agora é o prefácio do livro da sua longevidade com qualidade de vida.

Faço novamente um apelo: opte pelo envelhecimento ativo!

Por que não acrescentar sentido aos anos que ganhamos devido à longevidade, tendo como propósito expandido escrever o nosso próprio destino? Por que não desafiar e investir melhor nos nossos quatro capitais alicerces (saúde, intelectual, social e financeiro) em todas as fases da vida?

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.