Riqueza é uma das palavras mais buscadas pela população brasileira nos últimos anos e existe algo que impede a maioria das pessoas de alcançá-la.

O que muitos acreditam (e este pode ser o seu caso) é que para tornar-se rico só existem duas formas: ganhando na loteria ou herdando uma fortuna. Poucos sabem que o caminho para a riqueza, na maioria das vezes, começa do zero.

E como já dizia o sábio chinês Lao Tse: “Toda jornada de mil milhas começa com o primeiro passo”.

Por mais distante que você pareça estar da riqueza, enquanto não der o primeiro passo, você continuará exatamente no mesmo lugar em que está hoje. Sem desculpas do tipo “Não tenho tempo”, “Não sobra dinheiro” ou “Depois eu vejo isso”.

O seu primeiro passo deve ser a leitura desse texto. Ao terminar a leitura, você vai estar diante do segundo passo. Como diz meu professor de Karatê: “Quem quer muito, treina muito. Quem quer pouco, treina pouco”. Você quer ser um campeão? Treine para isso! Você quer ser rico? Estude, dedique-se e faça acontecer!

Aplicativo gratuito recomendado: Controle suas finanças na palma da mão com o DinheiramaOrganizze

1º P – Propósito

Saber para onde você está indo é o passo inicial para chegar a algum lugar. Óbvio, não é mesmo? Sim, mas nem todos tem um propósito ou um objetivo de vida.

Se você não tem um propósito de vida, no final vai ficar com aquela sensação de arrependimento, pois gostaria de ter vivido de uma forma totalmente diferente. Provavelmente gostaria de ter “ido” por outros caminhos, outras direções.

Pessoas que cultivam a riqueza sabem muito bem o que querem da vida! Então pegue um papel, caneta e escreva: “Meu propósito de vida é…” ou “Meu maior sonho é…”.

eBook gratuito recomendado: Invista sem medo em títulos públicos

2º P – Perseverança

Agora que você sabe para onde está indo, você vai precisar de uma boa dose de perseverança. Seu propósito de vida é algo grandioso, por isso não vai ser tão simples alcançá-lo (se fosse simples você já o teria feito).

A perseverança serve justamente para que você supere os momentos difíceis. Leia a biografia de pessoas de sucesso: todas elas (sem exceção) passaram por dificuldades. Todas. Sem exceção.

Michael Jordan foi cortado do time de basquete da escola, Walt Disney ouviu que um rato nunca faria sucesso e Steve Jobs foi demitido da própria empresa que fundou. Qual é o seu problema mesmo? Persevere!

eBook gratuito recomendado: Do Endividamento ao Investimento

3º P – Postura

Todos os dias, ao acordar, sua postura tem que demonstrar para onde você está indo. Muita gente vai duvidar de você, dizer que você está enlouquecendo ou que suas ideias simplesmente não funcionam.

Você precisará de uma postura firme para mostrar porque tudo que você faz é importante para você. Ter uma postura inabalável é um dos pontos mais importantes, pois, acredite, a quantidade de pessoas que tentará colocá-lo para baixo é enorme.

eBook gratuito recomendado: Freelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados

4º P – Potência

O significado técnico da palavra potência é a rapidez com que energia é transformada em outro tipo de energia, ou seja, a efetividade da sua energia em direção ao seu propósito de vida.

Quanto maior sua energia, mais rápido você chega. Lembre-se do “Quem quer muito, treina muito. Quem quer pouco, treina pouco”; lembre-se de colocar potência nas suas ações diárias para que você aproxime-se cada vez mais do objetivo.

Ferramenta recomendada: Super planilha para seu controle financeiro

Conclusão

Com os 4 P’s da riqueza você está pronto para começar a sua jornada e mudar o rumo financeiro de sua vida. Tudo começa com sua cabeça, sua postura e seu conjunto de atitudes diante da vida e seus desafios.

Tenho trabalhado em um Treinamento de Educação Financeira (clique e conheça) capaz de ajudá-lo a aumentar a sua potência para que chegue mais perto do seu propósito. Esse é o seu segundo passo em direção à riqueza, depois dele os outros passos serão mais simples do que você imagina.

Como já dizia Newton, “um corpo em movimento tende a permanecer em movimento”. Movimente-se em direção ao seu propósito de vida.

Rodrigo Kenji Suzuki
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

  • Moicela

    O texto foi fantastico, uma coletanea de Falacias, utopias, fé metastatica, prognosticos, pseudociencia e praxeologia.