“Afinal, como administrar meu dinheiro tendo tão pouco tempo disponível para realizar essa tarefa?”

A correria do dia a dia faz com que as finanças pessoais fiquem em segundo plano, e é muito comum encontrar pessoas com uma vida financeira atribulada pelo simples fato de não controlarem o seu dinheiro.

Controlar as finanças pessoais é um fator essencial para manter, poupar e até mesmo aumentar a sua renda.

Foi pensando nisso que resolvemos escrever este post. Nele, vamos mostrar como administrar o seu dinheiro, ainda que o tempo disponível para realizar esse tipo de tarefa seja restrito. Confira:

Mantenha as suas finanças organizadas

As pessoas que têm pouco tempo livre para cuidar das finanças podem encontrar problemas ainda maiores se elas estiverem desorganizadas.

É essencial que você faça uma organização prévia de todas as suas contas a pagar e a receber. Em outras palavras, significa dizer que é importante criar o hábito de anotar todas as despesas e receitas diariamente.

Faça uma planilha de rendimentos contendo uma relação de todo dinheiro que você ganha — como salário, gratificações, serviços extras — bem como todas as despesas fixas — como água, energia, aluguel — e a previsão de algumas despesas variáveis.

À medida em que os ganhos e os gastos forem se confirmando, você vai lançando ou anotando em sua planilha. Assim você consegue controlar as suas finanças demandando pouquíssimo tempo, apenas o necessário para alimentar a sua planilha de gastos e de rendimentos.

Aquelas pessoas que não conseguem ter acesso a um computador, tablet ou celular no momento exato em que um gasto ou um ganho financeiro aconteceu, podem utilizar um pequeno bloco de anotações, que pode ser carregado no bolso. Neste bloco você poderá anotar a despesa ou o ganho no momento em que ele ocorrer e, posteriormente, passar para sua planilha de controle.

O importante é que você crie o hábito de registrar as suas finanças, independentemente de onde for realizar este registro.

Estabeleça metas financeiras

Saber onde você está e onde quer chegar é fundamental para ter uma vida financeira organizada. Como você tem pouco tempo para cuidar das suas finanças, crie metas curtas para serem realizadas, estabelecendo um prazo de dias para cumpri-las.

Assim você pode controlar o andamento delas sem ter que consumir muito do seu tempo para acompanhá-las.

Não confunda o conceito de metas com objetivos financeiros. Metas são pequenos passos que você dará em função da conquista de um objetivo maior.

Os objetivos sempre deverão ser definidos a longo prazo como, por exemplo, juntar uma certa quantia de dinheiro em um prazo de 12 meses.

Faça uma análise periódica das suas finanças

No item anterior, mostramos que você deve controlar as suas receitas e as suas despesas por meio de uma planilha, que pode ser alimentada dispensando apenas alguns minutos do seu dia.

No entanto, apenas alimentar essa planilha não fará com que as suas finanças estejam perfeitamente controladas.

Sabemos que, na correria do dia a dia, podemos cometer pequenas falhas no momento de inserir esses dados na planilha. Por isso, é fundamental que você, periodicamente, tire um tempo maior do seu dia para analisar os dados inseridos na sua planilha de controle financeiro.

Essa análise não se limita apenas em encontrar erros de digitação, mas sim avaliar se o seu controle diário de ganhos e gastos está sendo eficaz.

Essa análise precisa ser mais aprofundada, o que fará com que gaste mais tempo com ela. No entanto, não se desespere: você pode estabelecer um período para realizá-la, que pode ser semanal, quinzenal ou, no máximo, mensal.

Não permita que esse período ultrapasse 1 mês. Caso isso ocorra, ficará mais difícil verificar todas as movimentações que ocorreram nesse tempo.

Cuidado com o cartão de crédito e com os crediários

A maioria das pessoas que têm pouco tempo para investir no cuidado com suas finanças acabam cometendo erros graves na hora de realizar uma compra com cartão de crédito ou utilizar um crediário, por exemplo.

Isso porque, quando não se tem controle sobre o que se ganha e se gasta, é perfeitamente possível comprometer a renda mensal, de modo a gastar mais do que se recebe.

Por isso, antes de efetuar uma compra a prazo utilizando qualquer meio de crédito disponível no mercado, consulte a sua planilha de controle diário e verifique se é possível realizar o pagamento quando as parcelas começarem a vencer.

Quando utilizar o cartão de crédito ou o crediário, insira essas informações na sua planilha de controle diário. Coloque todas as parcelas da compra e suas respectivas datas de vencimento no controle das contas a pagar. E, à medida em que for pagando, faça o lançamento no seu diário, bem como o abatimento no controle das contas a pagar.

Aprenda sobre investimentos

Por fim, não podemos nos esquecer da educação financeira – etapa fundamental para quem deseja administrar suas finanças com tranqüilidade responsabilidade. Procure aprender sobre investimentos e sobre tudo que possa ser útil para lhe ajudar a ter um maior controle financeiro.

Saber lidar com seu próprio dinheiro é essencial para que você possa tomar as melhores decisões na hora de gastar, de poupar e de investir. Assim, você só dependerá de si mesmo para administrar seu dinheiro de maneira exitosa, sem depender de consultores, corretoras ou instituições financeiras.

É  possível encontrar uma infinidade de informações gratuitas sobre investimentos e finanças na internet que podem lhe dar todo o suporte que você precisa para dar os primeiros passos rumo à excelência no gerenciamento do seu dinheiro. Aqui no Dinheirama você encontra muitas destas informações, que podem ser muito úteis a você nesta caminhada e lhe ajudar a lidar melhor com seu dinheiro sem precisar dispor de muito tempo para isso.

Falta de tempo livre nunca mais será uma desculpa para deixar de administrar suas finanças e cuidar do seu dinheiro!

A hora de administrar suas finanças é agora

Aprender sobre investimentos e acumular conhecimentos sólidos sobre finanças e investimentos fará com que você assuma, de uma vez por todas, as rédeas das suas finanças e dos seus investimentos, permitindo que você proteja, gerencie e expanda seu patrimônio, com a confiança de estar sempre fazendo o melhor para você e para o seu dinheiro.

Por isso, a hora de mudar de atitude e aprender a administrar seu dinheiro corretamente é agora. Empenhe-se, dedique algum tempo ao seu aprendizado no que se refere às finanças. Porque hoje, mais do que nunca, seu sucesso financeiro só depende de você!

Gostou do artigo? Aproveite para deixar seu comentário abaixo. Eu gostaria de lhe convidar para participar de uma série de 3 aulas ao vivo que estou realizando no mês de julho para tirar as principais dúvidas sobre finanças e investimentos. Para participar é muito simples, basta clicar aqui e se cadastrar. O cadastro é bem rápido e gratuito. As aulas são realizadas pela internet e ao vivo, nos dias 06, 13 e 20 de julho, todas às 20h00 de Brasília. Nos vemos lá!

André Bona
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários