O empreendedorismo está no DNA do Dinheirama. Por aqui trabalhamos para que a cultura do empreendedor seja propagada e, mais do que isso, incentivada. Acreditamos que é fundamental levar ao conhecimento do maior número de pessoas as práticas e pessoas vencedoras neste cenário.

Gostamos de jogar limpo e deixamos claro que o empreendedor é quase um super-herói por aqui; uma pessoa que trabalha incessantemente e a partir de uma ideia e corre atrás de um sonho que pode vir a se tornar uma empresa de sucesso.

Dentro do universo das startups, um elemento fundamental ganha por aqui cada vez mais espaço: o investidor-anjo.

eBook gratuito recomendado: Educação Financeira no Ambiente de Trabalho

A importância do investidor anjo

De acordo com a Wikipedia, o termo “anjo” é utilizado por não se tratar de um investimento exclusivamente financeiro.

Um investidor-anjo agrega valor para o empreendedor não apenas com o capital, mas também com seus conhecimentos e rede de relacionamentos, pois geralmente é um profissional experiente ou ex-empreendedor que já passou por outras áreas do empreendedorismo e sabe como aplicar dinheiro. É um investimento que também é conhecido como “smart-money”.

O objetivo do investidor-anjo é aplicar em negócios com alto potencial de retorno, possuindo participação minoritária no negócio. O investimento não lhe garante uma posição executiva na empresa: ele atuará como mentor ou conselheiro do empreendedor.

Um investimento anjo pode ser feito por um grupo de profissionais de diversas áreas, e cada investidor costuma chega a investir de 50 mil a 200 mil reais.

Em alguns países são adotadas políticas de incentivo fiscal para investidores-anjo, pois os governantes entendem que quanto mais investimentos são feitos, maior será a geração de empregos e tributos futuramente.

eBook gratuito recomendado: Freelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados

Voando com os Anjos

Os leitores que nos acompanham há mais tempo certamente conhecem muito bem o nosso amigo e colunista João Kepler, um dos investidores-anjo mais destacados do Brasil.

Graças ao João, ao Pierre Schurmann e aos amigos do www.meusucesso.com.br, a partir dessa semana vamos disponibilizar a série “Voando com os anjos”, um programa de empreendedorismo na veia, com a participação de empreendedores que estão ajudando a construir no Brasil uma nova cultura.

No primeiro episódio, com o tema “Como conseguir um investidor”, João Kepler e Pierre Schurmann recebem para um papo batem um papo  o investidor Robson Del Fiol e o empreendedor Martin Romero, da startup EasyQasa.

No programa, anjo e investidor falam sobre sua relação, os desafios que já enfrentaram, as expectativas e, principalmente, sobre a importância de caminharem juntos e de forma alinhada para que a startup cumpra com o seu propósito. Acompanhe:

Fique ligado, pois traremos mais conteúdo relacionado a este tema e com a presença dos amigos João e Pierre, que tanto fazem pelo empreendedorismo no Brasil. Até a próxima!

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários