Hoje em dia, graças à Internet, é possível encontrar cada vez mais conteúdo de qualidade disponível abertamente em blogs, redes sociais e outros sites.

No entanto, dificilmente conseguimos aprofundar tão bem em algum assunto fora do bom e velho formato de um livro, que permite uma abordagem mais longa e uma segmentação mais profunda e organizada das ideias.

Por isso, separei 7 leituras essenciais que todo investidor deveria conhecer para aprimorar seus ganhos no mercado financeiro, com um bônus especial no final. Confira na sequência!

Ferramenta recomendada: Super planilha para seu controle financeiro

1 – Análise Fundamentalista: “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham

“O Investidor Inteligente” é aquele clássico que já deveria estar nessa lista simplesmente por ter sido a principal inspiração do Warren Buffett ao montar sua estratégia de investimentos em “value investing”, ou “investimentos de valor”.

Benjamin Graham , com sua fantástica didática, nos mostra que empresas com lucros crescentes e finanças saudáveis costumam ser bons investimentos, e não só isso, Graham ensina também o investidor a calcular qual o preço justo de cada ação pelo seu método.

Nos momentos de crise, a essência da empresa continua existindo, mas o mercado passa a negociar suas ações com um grande desconto, o que oferece um grande prêmio de risco ao investidor.

Por isso mesmo, especialmente em momentos como o atual, esse livro é uma leitura indispensável!

[Clique aqui para mais detalhes sobre o livro]

 2 – Especulação na bolsa: “Reminiscências de um Especulador Financeiro”, de Jesse Livermore

Apesar desse livro ser assinado por Edwin Lefèvre, esse é apenas um pseudônimo para o verdadeiro autor: o trader e corretor Jesse Livermore.

O livro é de fácil leitura e nos leva a alguns ensinamentos utilizados no mundo trader até hoje, como suportes, resistências e tape reading, estratégias que naquela época não tinham esse nome.

Jesse narra no livro como ficou multimilionário em sua carreira como trader e perdeu praticamente tudo que tinha por 4 vezes, devido ao alto grau de alavancagem que conseguia na época.

Quando você ler esse livro, provavelmente vai ter a sensação de que os simples e tradicionais suportes e resistências que você analisa nos gráficos de ações hoje em dia poderiam te deixar milionário naquele período. Imperdível para qualquer trader!

[Clique aqui para mais detalhes sobre o livro]

3 – Finanças comportamentais: “Rápido e Devagar: Duas formas de pensar”, de Daniel Kahneman

Apesar de nos considerarmos uma espécie completamente racional, a mente humana costuma nos pregar diversas peças em nosso dia a dia que na maioria das vezes acabamos nem percebendo.

Nesse livro, Daniel Kahneman, vencedor do prêmio Nobel de economia em 2002 e considerado um dos “pais” da Economia Comportamental, demonstra em uma leitura muito agradável e fluida, como nosso cérebro trabalha, através de dois “personagens” que ele nomeia de Sistema 1 e Sistema 2.

Ao longo do livro, é possível compreender mais como somos iludidos por diversos vieses cognitivos que acabam nos fazendo não tomar as decisões corretas em alguns momentos.

E quando se trata de decisões de dinheiro e investimentos, isso acaba sendo muito mais comum do que imaginamos. Por isso, para entender esses vieses e podermos prestar mais atenção para tentarmos evitar de cair nessas armadilhas, esse é um livro indispensável.

[Clique aqui para mais detalhes sobre o livro]

4 – Finanças pessoais: “Dinheiro é um Santo Remédio”, de Conrado Navarro e André Massaro

Sim, esse é um livro escrito por um dos fundadores do Dinheirama, o Conrado Navarro e pelo o André Massaro, outro educador financeiro com enorme bagagem.

O legal desse livro é que além de falar da importância de cuidarmos bem do nosso dinheiro, ele traz uma abordagem bastante inovadora ao fazer uma analogia entre nossa saúde “biológica” e a saúde do nosso bolso.

O objetivo dos autores é mostrar como é possível deixar suas finanças saudáveis pela estratégia “zero-dez-dez”: zero dívidas, dez por cento da sua remuneração poupada e dez meses de reservas de emergência garantidas.

Vale bastante a pena para quem quer sair do mais do mesmo em relação às finanças pessoais. Você consegue mais detalhes sobre esse livro por aqui.

Palestras gratuitas recomendadas: Conrado Navarro e convidados falam sobre finanças pessoais e empreendedorismo

5 –Diversificação inteligente de investimentos: “A Lógica do Cisne Negro” e “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o Caos”, de Nassim Taleb

Talvez o autor mais famoso e citado por gestores e economistas da área de finanças nos tempos atuais seja Nassim Taleb. Suas obras influenciaram grandes nomes, incluindo ganhadores de Nobel como Daniel Kahneman (2002) e Robert Shiller (2013).

Acabo citando dois itens nesse tópico, pois tanto o “A Lógica do Cisne Negro”, como “Antifrágil” são livros indispensáveis por tratarem de assuntos que são de certa forma complementares.

No primeiro livro, a ideia abordada por Taleb é a de que certos eventos podem acontecer de forma completamente inesperada e com um impacto profundo na vida das pessoas (assim como em seus investimentos). Por isso, eventos como o ataque de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, jamais poderiam ser previstos independentemente de qualquer análise.

Um exemplo ainda mais próximo e atual de um Cisne Negro, foi a denúncia do atual presidente Michel Temer pela JBS. A consequência foi nada menos que um Circuit Break na bolsa depois de uma queda de mais de 10% em um único dia, evento que não acontecia desde 2008 no estouro da crise com a quebra do Lehman Brothers.

Já o segundo livro, “Antifrágil”, traz uma ideia inovadora do ponto de vista de que uma carteira de ativos não basta ser sólida, robusta e diversificada. Ela precisa ir além disso e ter ativos que sejam beneficiados pelo caos e por esses eventos inesperados.

Ou seja, opções de venda, por exemplo, poderiam ser ativos antifrágeis que, se estivessem em sua carteira no momento do Cisne Negro do caso do Temer, teriam dado ganhos substanciais que poderiam cobrir os prejuízos e até gerar ganhos em meio ao desespero da bolsa.

Ambos os livros valem muito a pena, e inclusive o Ricardo Pereira, co-fundador do Dinheirama, escreveu uma resenha muito legal do “Antifrágil” que você pode ler aqui.

[Clique aqui para mais detalhes sobre estes livros]

6 – Alocação de Ativos: “Ebook Alocação de Ativos”, de Henrique Carvalho

Se você ainda não conhece esse ebook, vale a pena conferir. O Henrique foi um dos pioneiros no Brasil a falar sobre diversificação de investimentos e alocação de ativos pela internet, com uma abordagem muito mais interessante que o usual através do blog HC Investimentos.

A simplicidade com que ele conseguiu abordar assuntos complexos nesse ebook gerou comentários até mesmo do Ricardo Amorim, economista e apresentador do programa Manhattan Connection do Globo News.

O livro é pago, mas você pode degustar todo o primeiro capítulo gratuitamente no site antes de comprar para conhecer o trabalho do Henrique.

[Clique aqui para mais detalhes sobre este eBook]

eBook gratuito recomendado: O casamento dos seus sonhos

7 – BÔNUS: “Investidor Especialista” (livro inédito)

Certo, eu prometi 7 livros, mas preciso falar de um 8º especial (porque no item do Taleb foram 2)!

Essa semana foi disponibilizado um livro inédito do Mais Retorno que fala sobre os conceitos de investimentos essenciais e as principais aplicações financeiras existentes no Brasil.

Mas o grande diferencial é a forma como isso é abordado! Uma linguagem amigável, divertida e fluida, que vão te fazer passar pelas 80 páginas do livro sem nem perceber.

A melhor parte? Você pode obter seu exemplar do livro Investidor Especialista gratuitamente! Aproveite essa leitura e saiba como conquistar Mais Retorno de forma simples.

[Clique aqui para obter gratuitamente o exemplar deste livro]

Você acha que algum livro importante ficou de fora dessa lista? Então comente aqui embaixo!

Felipe Medeiros
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

  • Marcelo Rezende Barroso

    O livro ” Os Axiomas de Zurique” poderia estar nesta lista também Felipe. Sucesso !