Home Carreira Conheça a causa dos principais problemas que podem matar seu negócio.

Conheça a causa dos principais problemas que podem matar seu negócio.

por Rafael Damasceno
0 comentário
Conheça a causa dos principais problemas que podem matar seu negócio.

Segundo informações da Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira, uma em cada quatro startups fecha com menos de um ano de funcionamento. Outras 50% param de funcionar depois de menos de quatro anos. No total, 75% fecham o negócio com menos de treze anos em atividade. Eu sei, essas informações não são nem um pouco animadoras, mas valem como alerta para que seu negócio não entre para essas estatísticas.

Bill Cross, um dos grandes nomes do empreendedorismo mundial à frente da IdeaLab, comentou durante um TED Talk que os cinco pontos principais para o sucesso de uma startup são Ideias, Time, Modelo de Negócios, Investimento e Timing. Porém, após estudar mais de cem startups, algumas com negócios bilionários e outras que simplesmente faliram, observou que dentre esses itens, o Timing respondia por 42% da diferença entre sucesso e fracasso. Ou seja, os projetos que fracassaram eram ótimas ideias e modelos robustos de negócios, mas apostaram no momento errado. Em seguida ficaram time (32%) e ideia (28%).

eBook gratuito recomendado: Invista e Construa o Futuro dos seus Filhos

O que tudo isso quer dizer? Que, primeiro, falhar tem que deixar de ser visto como algo ruim. Principalmente para startups, o timing é o item mais importante, então observe o movimento do mercado em que deseja empreender e coloque seu projeto para rodar, caso contrário, há grandes chances de surgirem concorrentes que, nem sempre terão ideias tão robustas quanto a sua, mas “colocaram o carro na rua antes” (Uber e Airbnb são ótimos exemplos).

Acho que uma correlação interessante é com testes A/B que aplicamos para otimizar a conversão de sites. Teste, teste e teste! Coloque versões diferentes para rodar e veja qual tem melhor aceitação do público. Depois disso, basta focar no melhor projeto e ir aprimorando. Somente assim você ganha velocidade e consegue entregar soluções realmente eficientes para o dia a dia dos seus clientes.

Por fim, destaco que se você, empreendedor, observou um gap em algum mercado específico e conseguiu propor uma solução, não perca tempo com explanações ou os famosos, “mas e se”. Bote a mão na massa, coloque o projeto na rua e teste!

O que são dividendos? Como escolher ações que pagam dividendos?

Hoje existem ferramentas, como mapas de calor, que ajudam a levantar dados, interesses e perfis dos clientes. Somente com tais feedbacks será possível aprimorar sua startup e fugir das estatísticas de “morte” no ecossistema.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.