Agora você confere as principais notícias de 02/09/2017, sábado.

Coreia do Norte está à beira de um ‘conflito de larga escala’, diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o tenso impasse entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos está à beira de um conflito de larga escala. Segundo ele, é um erro tentar pressionar Pyongyang com sanções sobre seu programa de míssil nuclear.

Putin –que comparecerá a uma cúpula na China de países do Brics (grupo composto por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul) na semana que vem– escreveu em um artigo publicado no site do Kremlin que prefere, em vez da pressão com sanções, negociações com a Coreia do Norte.

“É essencial resolver os problemas da região por meio do diálogo direto envolvendo todos os envolvidos, sem qualquer pré-requisito [para essas conversas]”, escreveu Putin. “Provocações, pressão, retórica bélica e ofensiva são caminho para lugar nenhum”, afirmou.

De acordo com o presidente russo, a situação na península coreana se deteriorou tanto que está agora “equilibrada à beira de um conflito de larga escala”.

Baixe grátis: Guia completo sobre investimentos

Janot pede ao STF para manter Cunha preso

Uma manifestação na qual pede que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha prisão preventiva de Eduardo Cunha, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o PMDB montou uma organização criminosa na Câmara integrada por Cunha, e indica que o presidente Michel Temer teria um papel de liderança.

A citação a Temer foi feita enquanto Janot explicava a diferença em relação à situação de Rodrigo Rocha Loures — que foi preso e posteriormente solto em duas decisões do ministro Edson Fachin — e à de Eduardo Cunha, igualmente alvo de mandado de prisão no curso da Operação Patmos, que investigava fatos revelados nas delações do Grupo JBS.

O procurador-geral diz que Loures era “intermediário do líder da organização criminosa” — o procurador tem relacionado constantemente a atuação do ex-deputado ao atendimento de ordens do presidente da República. Mas Janot não afirma categoricamente que Temer seria líder de organização criminosa do PMDB da Câmara.

Imperdível: 5 ações para comprar agora

Bolsa beira os 72 mil pontos

Após a divulgação do PIB brasileiro e dos dados de emprego dos Estados Unidos, a Bovespa fechou em alta de 1,54% aos 71.923 pontos nesta sexta-feira (1). Os resultados dos dois indicadores são favoráveis para os ativos brasileiros. O primeiro indica que as projeções mais otimistas do mercado financeiro sobre a atividade econômica foram confirmadas. O segundo indicador sinaliza que o mercado de trabalho americano está fraco, o que não permitiria que o Fed venha a endurecer sua política monetária e, assim, enxugar a liquidez global.

A última vez em que o Ibovespa havia ficado acima desse patamar durante um pregão foi no dia 5 de novembro de 2010, quando marcou 72.606 pontos no fechamento do pregão.

Ferramenta recomendada: Super planilha para seu controle financeiro

Economistas já revisam para cima PIB de 2017 e veem alta de até 1% no ano

Com a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre do ano, alguns economistas começam a revisar para cima as projeções para 2017. Hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a atividade cresceu 0,2% de abril a junho em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação anual, alta foi de 0,3%, a primeira desde o primeiro trimestre de 2014.

As expectativas de que a atividade econômica neste ano fique mais próxima de zero são deixadas para trás, substituídas por previsões de alta de até 1%.

A alta de 1,4% do consumo das famílias no segundo trimestre em comparação ao trimestre imediatamente anterior e a elevação de 0,6% dos serviços foram os principais gatilhos para as revisões mais positivas. Do lado da demanda, o consumo responder por cerca de 65% do PIB enquanto os serviços, do lado da oferta, ficam com uma fatia superior a 70%.

Há ainda a percepção de que a melhora da atividade ocorre de maneira mais disseminada, ainda que a alta, de 0,2%, tenha sido inferior ao avanço de 1% registrado pela economia no primeiro trimestre. No período, no entanto, é possível dizer que a agropecuária atuou praticamente sozinha sobre o desempenho.

Palestras gratuitas recomendadas: Conrado Navarro e convidados falam sobre finanças pessoais e empreendedorismo

Acompanhe o fechamento do mercado 1/09 com Alvaro Bandeira


Clique e ouça

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários