Home Finanças Pessoais 3 filmes e 3 séries que irão ensinar lições incríveis para sua carreira

3 filmes e 3 séries que irão ensinar lições incríveis para sua carreira

por Redação Dinheirama
0 comentário
3 filmes e 3 séries que irão ensinar lições incríveis para sua carreira

Dizem que a arte imita a vida, se isso é verdade o cinema e mais recentemente as séries passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas servindo como fonte de inspiração e também superação.

Anamaíra Spaggiari, gerente de produtos de educação da Fundação Estudar, elaborou uma lista com a recomendação 3 filmes e 3 séries de gêneros diferentes que ensinam lições valiosas para quem quer dar um up na carreira e ter uma trajetória de excelência.

Agora é só preparar a pipoca. Aproveite!

O que são dividendos? Como escolher ações que pagam dividendos?

Sociedade dos Poetas Mortos

Diretor: Peter Weir (1989)

Resumo: Em meio a uma escola bastante tradicional e conversadora, um professor de poesia inspira seus alunos a partir da crença de que é preciso perseguir aquilo que eles acreditam e, se necessário, reivindicar contra o que lhes é imposto – transmitindo a mensagem “Carpe diem”, de que a vida é curta e deve ser aproveitada.

Lição: Fazendo um paralelo com o filme, é possível perceber que, às vezes, o jovem no mercado de trabalho está inserido em ambientes tradicionais e de status quo. Ele, no entanto, tem que aprender a lidar com esse cenário, adotando uma atitude de questionamento e imaginando novas formas de pensar e agir, além de contestar o que é dado como certo – mas sempre com bom senso e respeito.

A Grande Aposta

Diretor: Adam McKay (2015)

Resumo: Alguns investidores de Wall Street percebe os primeiros sinais de que o setor de crédito imobiliário dos Estados Unidos, baseado em hipotecas, corre risco de desabar devido à concessão excessiva de financiamento atrelado à crescente inadimplência. Antevendo esses sinais, esse grupo aposta na quebra do mercado de crédito lucra muito com a situação.

Lição: Assim como no caso desse grupo de investidores, o profissional de hoje pode aprender a ser cada vez mais visionário. Além de demonstrar muita autoconfiança – que é essencial para se apostar em uma estratégia de risco –, os personagens do filme aplicaram todo o seu conhecimento técnico em um mercado que ninguém estava olhando de forma crítica, tiveram a capacidade de analisar o cenário e antever uma grande oportunidade. A dica é “pensar fora da caixa” para ter uma visão que ainda não passou pela mente de ninguém – e, com isso, colher excelentes resultados.

Baixe grátis: Guia completo sobre investimentos

O Sorriso da Monalisa

Diretor: Mike Newell (2003)

Resumo: Uma professora consegue uma chance para dar aulas de História da Arte num colégio tradicional dos anos 50. Suas alunas, porém, surpreendem: todas já estavam completamente preparadas, sabendo todo o conteúdo teórico de cor e salteado. A estratégia, então, é pensar numa nova abordagem para as aulas, deixando de lado os livros para visitar as obras de arte ao vivo.

Lição: A lição é fazer além do óbvio. Algumas tarefas parecem evidentes e muito simples de se resolver, mas é essencial fazer diferente e ir além do que é usual – inovando na maneira de pensar e executar. O filme também trata da transposição da teoria à prática: trazendo essa dica para a realidade dos jovens, mostra que deve-se aplicar tudo aquilo que aprendeu na sala de aula em seu dia a dia de trabalho. Não basta ficar preso à teoria, é preciso colocar a mão na massa.

Séries

House of Cards

(Ano de lançamento: 2013 – 5 temporadas disponíveis)

Resumo: Remake de uma série da BBC dos anos 90, House of Cards tem como protagonista Frank Underwood (Kevin Spacey), um político que lidera a bancada majoritária da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Underwood fica decepcionado quando descobre que não ocupará o cargo de Secretário de Estado da nova gestão, posto que foi prometido anteriormente a ele, pelo agora recém-eleito presidente. Em vez de aceitar a derrota, Frank decide usar seu conhecimento sobre os bastidores da política para orquestrar sua vingança.

Lição: House of Cards pode parecer uma sugestão polêmica, mas contribui de forma interessante ao trazer duas lições principais. Do ponto de vista a ser seguido, seus personagens são bastante obstinados e orientados para resultado, persistindo independentemente dos desafios e obstáculos que surgem no dia a dia. Essa perseverança, no entanto, acarreta em situações e comportamentos que devem ser evitados: pegar “atalhos” para se dar bem e “passar a perna” no colega são exemplos recorrentes de falta de integridade e que mostram que, ao final, tal escolha só traz problemas.

eBook gratuito recomendado: O novo aposentado

Unbreakable Kimmy Schmidt

(Ano de lançamento: 2015 – 2 temporadas disponíveis)

Resumo: Unbreakable Kimmy Schmidt aborda a história de uma mulher que foi sequestrada por um pastor, passa 15 anos presa em um bunker (uma espécie de abrigo subterrâneo), e consegue escapar de um culto apocalíptico e começa uma nova vida em Nova York.

Lição: Quando ela consegue retornar para a civilização, dá de cara com um mundo completamente diferente e se vê diante da principal lição da série: a necessidade de adaptação diante de situações completamente diferentes do que se está habituado. Isso é bastante conectado com o perfil resiliente da protagonista, que não se deixa abalar por nada. Seja um assalto, a dificuldade para estudar ou a procura por emprego, ela sempre ergue a cabeça, enfrenta o desafio e o supera.

eBook gratuito recomendado: Freelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados

 The Crown

(Ano de lançamento: 2016 – 1 temporada disponível)

Resumo: The Crown acompanha a história da rainha Elizabeth II e dos primeiros-ministros que, juntos, deram forma à Grã-Bretanha depois da Segunda Guerra Mundial. A série narra as histórias internas dos dois famosos endereços do mundo: o palácio de Buckingham e 10 Downing Street, incluindo as intrigas, romances e esquemas por trás dos eventos que moldaram a segunda metade do século 20.

Lição: The Crown retrata a família real do Reino Unido, desde o casamento da Rainha Elizabeth II em 1947 até os dias de hoje. Embora esta seja uma “carreira” nada convencional, a série aborda indiretamente essa questão da posição de poder da mulher ao lidar com dilemas de gestão e diplomacia. Diante de um ambiente majoritariamente masculino, a personagem principal tem que driblar sentimentos como insegurança e pressão, além de enfrentar o desafio de equilibrar vida profissional e pessoal.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.