A disciplina financeira dentre outras benécias, permite que você tenha um nome limpo no mercado e isso por si só já vale qualquer esforço.

Fator determinante para o sucesso de qualquer profissional, a disciplina financeira deveria ser ensinada como matéria obrigatória nas escolas. Vale observar que muitos profissionais de renome e habilidades diversas, terminam suas carreiras em situação financeira difícil, amargando a necessidade de ajuda e boa vontade de parentes e amigos, pelo simples fato de não possuírem um mínimo de conhecimento sobre o assunto.

Descubra: LCI e LCA, ainda dá para investir?

Existem pessoas que ficam aterrorizadas só de pensar em ter disciplina para alguma coisa, e isso tende a se agravar quando conjugamos essa necessidade de disciplina com seus hábitos financeiros.

Ter disciplina é simplesmente aprender mais e mais sobre determinado assunto, portanto se você é um desses que foge toda vez que se fala em disciplina, se acalme, pois com um pouco de aprendizado e esforço você verá o quanto poderá se tornar, naturalmente, disciplinado.

A dificuldade de termos disciplina, está muitas vezes apoiada na falta de objetivos claros e bem definidos, isto é, “onde”, “quando” e “como” queremos chegar, e também, em função das inevitáveis armadilhas que aparecem no caminho. Fazendo uma analogia com o tópico alimentação, cujos objetivos estariam relacionados a quantidade de peso que pretendemos perder, o horizonte de tempo e a dieta a ser adotada, fica claro entender o que seriam as ditas armadilhas, festas e comilanças que poderiam atrasar os planos de emagrecimento.

Grandes investidores e pessoas com algum acumulo de capital, alcançam e se mantém neste patamar, com um mínimo de disciplina financeira para gerir seu patrimônio e os rendimentos proporcionados por ele.

Abaixo estão listados alguns pontos importantes para te ajudar a disciplinar sua vida financeira, sobretudo em tempos de crise, época em que devemos redobrar nossa atenção:

Aproveite! Relatório gratuito do Tesouro Direto com os melhores títulos para você!

Monitore seus gastos no dia-a-dia

Tal procedimento permite identificar para onde está indo seu dinheiro, e com qual regularidade ele sai de seu bolso, o que fatalmente te ajudará a melhorar e otimizar sua vida financeira;

Concentre seus gastos no cartão de crédito

Utilize um único cartão de crédito que lhe permita concentrar gastos em determinada data, de preferência alguns poucos dias após o pagamento de seu salário, porém tal recomendação considera que não será permitido, em hipótese nenhuma, entrar no limite do cartão devido aos juros extorsivos cobrados pelos bancos;

eBook gratuito recomendado: Como falar sobre dinheiro com o seu filho

Priorize eliminar suas dívidas

Os altos juros bancários, como mencionado no item anterior, podem consumir parcela importante de seu caixa, portanto é importante traçar um planejamento orçamentário para te ajudar a eliminar ou reduzir suas dívidas de uma vez por todas;

Corte ou reduza gastos supérfluos

Alguns gastos podem ser sumariamente cortados da sua vida cotidiana, sem maiores impactos na sua qualidade de vida ou mesmo na satisfação de sua família;

Tente negociar pagamentos à vista

Negocie descontos para pagamentos à vista, desde que obviamente você tenha os recursos em mãos, e o desconto obtido compense eventual receita financeira oriunda de suas aplicações;

eBook gratuito recomendado: O casamento dos seus sonhos

Tenha objetivos de longo prazo

Programe economizar periodicamente alguma soma de dinheiro, tendo por objetivo algum sonho de longo prazo, como por exemplo, a compra de uma casa própria, um carro novo, uma viagem em família, a faculdade dos seus filhos, uma aposentadoria tranquila, ou simplesmente, comprar aquela tv ou celular de última geração.

Em um ambiente de recursos financeiros limitados (seu salário) e possibilidades infinitas (seus desejos), podemos perceber o quão importante se torna o eficiente gerenciamento da sua vida financeira e otimização de seus recursos.

Em outras palavras, você precisa entender, controlar, organizar, otimizar e disciplinar suas contas, e para tal, além das recomendações acima, disponibilizamos uma planilha gratuita que irá te ajudar muito com seu fluxo de caixa

Tenha como meta, gastar menos do que você ganha, pois esse é o segredo de tudo !

Mude sua atitude em prol de seus sonhos e projetos futuros, corra atrás de sua liberdade financeira, conquiste um nome limpo e durma tranquilo !!!

Maurício Perpétuo
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários