Home Carreira Como empreender com qualidade de vida?

Como empreender com qualidade de vida?

por Christian Barbosa
0 comentário
Como empreender com qualidade de vida?

Imagine um grande empresário ou empresária de sucesso que lidera diversas multinacionais todos os dias, dentro e fora de casa. Como será que essa pessoa consegue delegar tantas equipes, horários e tarefas diferentes com fluidez, sem deixar de se cuidar e ter uma vida social agradável?

Esse desafio que começa por uma boa administração da agenda, pois a partir do momento que a pessoa cria um padrão de organização, ela desenvolve uma mentalidade produtiva e passa a investir seu tempo em múltiplas coisas. Dessa forma, é possível alcançar resultados satisfatórios ou “extremos”.

O grande problema é que, em grande parte das vezes, o empreendedor tem o hábito de centralizar tudo nele e, quando ele tem agenda, o negócio cresce. No entanto, no momento em que ele está sem tempo, tudo fica estagnado. Por isso, é importante inverter essa lógica e fazer com que a empresa funcione muito bem sem a presença do líder.

eBook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Equipe descentralizada

Obviamente, se você não tem uma equipe preparada ou com baixa motivação o projeto começa a afundar e isso reflete na empresa como um todo. Isso ocorre também se o empresário estiver desmotivado. Para mudar esse cenário, o ideal é chamar pessoas competentes para atuar na operação. Trazer mentores, sócios-investidores, sócios com habilidades e outros profissionais que tenham posições estratégicas.

Além disso, caso a a sua equipe não esteja trazendo os melhores resultados, pense na possibilidade de trocá-la. Às vezes, você só está com as pessoas erradas ou elas estão sendo mal direcionadas. Por isso, é essencial ter profissionais-chave para liderar os profissionais, sem que a sua disponibilidade seja constantemente demandada. Esses profissionais devem estar tão envolvidos quanto você.

Relatório grátis: É hora de comprar ações da Petrobras?

Desapego na medida certa

Aprender a desligar pode ser muito difícil, principalmente, quando você está começando a tocar diferentes negócios. Normalmente, o gestor está presente todos os dias para dar as diretrizes, gerando uma co-dependência entre ele e os colaboradores. Se ele não está na empresa, os projetos acabam não acontecendo.

Nesse sentido, a ideia é que a equipe seja responsável pelo desenvolvimento do trabalho e o gestor só vá para a empresa para dizer qual é o projeto, ressaltar seus objetivos, destacar as metas da equipe e então poderá aprovar, à distância, o resultado final. Assim a equipe flui.

No entanto, é importante ressaltar que a responsabilidade maior continuará sendo do empresário, ele deve se certificar de ter o tempo correto e passar as orientações completas.

Imperdível: 5 ações para comprar agora

Ferramenta de gestão

É fundamental ter também uma ferramenta de gestão de equipes e atividades. O Neotriad é uma opção fácil para planejar e compartilhar projetos e delegar tarefas. Logo pela manhã, é possível ver o que cada um na sua equipe deve fazer e, ao fim do dia, monitorar os resultados. Os indicadores de execução também apontam quem fez o que na semana, o que atrasou e quantas horas foram dedicadas para cada projeto. Há ainda a opção de fazer intervenções caso haja falhas ou atrasos.

Diante de todos esses pontos, o mais importante é entender que o líder deve estar junto, mas não precisa estar presente full-time. Ou seja, o profissional não deve e nem precisa ficar sempre pegando no pé, basta criar processos, contar com o auxílio de profissionais engajados e possuir as ferramentas certas para acompanhar e gerenciar o trabalho da equipe. Com planejamento e organização, é possível garantir o bom funcionamento dos negócios.

Para você que gostou desse texto, complementei o assunto no vídeo abaixo. Aproveite!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.