Home Mercados Como as Fintechs estão rompendo nossos tabus com o dinheiro

Como as Fintechs estão rompendo nossos tabus com o dinheiro

por Adriano Meirinho
0 comentário
Como as Fintechs estão rompendo nossos tabus com o dinheiro

Podemos gostar da ideia de ter dinheiro e do que ele compra, mas já ficou claro o quanto os brasileiros estão insatisfeito com bancos, não gostam de lidar com contas, fazer investimentos, financiar ou conseguir um cartão de crédito.

Lidar com o dinheiro é muito mais visto como uma obrigação do que como uma atividade satisfatória do cotidiano. E não é para menos: filas, burocracia, falta de transparência, lerdeza, mau atendimento, taxas e juros bancários altíssimos – esses e outros sintomas estão em praticamente todas as instituições ligadas ao nosso dinheiro.

Para romper com todos esses tabus já internalizados em nossas mentes, nasceram as fintechs.

O que são dividendos? Como escolher ações que pagam dividendos?

Fintech, a tecnologia a favor do nosso dinheiro

Desmontando os padrões tradicionais de movimentar o dinheiro, as Financial Technologies são tecnologias aplicadas dentro do segmento de serviços financeiros para otimizar e agilizar processos, democratizando o acesso aos serviços financeiros com custos/taxas inferiores aos modelos tradicionais e, em sua maioria, já arcaicos.

Alguns exemplos famosos disso são os pagamentos e transferências online, como por meio do Paypal, empréstimos e financiamentos a partir do Crowdfunding e bancos sem agência, como o Neon e disrupções no modelo de cartões de crédito, como o Nubank.

Normalmente especializadas em um único segmento de mercado ou até em um só produto, as fintechs conseguem entregar serviços de melhor qualidade, menor preço e trazer mais satisfação aos clientes.

eBook gratuito recomendado: Finanças Pessoais para Mulheres

O movimento disruptivo das fintechs

Segundo uma matéria da Forbes, o investimento em fintechs foi de 930 milhões de dólares em 2008 para mais de 12 bilhões em 2015. No Brasil já são mais de 244 fintechs com recursos de fundos de investimento que já passam os 1 bilhão de dólares.

Os benefícios? Menos burocracia, custos menores e mais comodidade para abrir uma empresa, fazer transações bancárias, receber um cartão de crédito, conseguir um financiamento, comprar online, entre outras coisas.

Usando tecnologias como as bitcoins (criptomoedas), blockchain, automatização, aplicativos e softwares, as fintechs estão rompendo com grandes corporações a favor de um atendimento rápido, centrado no usuário e flexível às mudanças de cada tempo. Bom atendimento, transparência e pulsão disruptiva à mudanças que beneficiam o cliente, esse tem sido o principal resultado das fintechs.

eBook gratuito recomendado: Freelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados

Bancos um “mal necessário”

Os bancos ainda continuam sendo “o mal necessário” e aquilo que permite o empréstimo de crédito financeiro por meio das fintechs, pois estão sujeitos às normas do Banco Central, que exerce papel de controlador monetário. O que assusta e concorre com essas instituições, entretanto, é a falta de medo das startups de correrem riscos (menores, em proporção aos bancos) em favor da inovação e o quanto isso tem dominado o mercado para serviços mais específicos.

O Instituto Data Popular apontou um volume de sub-bancarizados e desbancarizados de cerca de 50 milhões de brasileiros, ou quase 40% da população adulta. Diante de um cenário de fechamento de mais de 60 mil postos bancários físicos só em 2017 e da falta de disposição para investir na abertura de novas agências e correspondentes, quem vai atender as dezenas de milhões de pessoas que não tem e não querem ter uma conta bancária?

Como co-fundador de uma fintech e entusiasta de um mercado financeiro mais fácil, transparente, barato, seguro e acessível, essa é a minha aposta.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.