A leitura é uma das principais atividades da equipe do Dinheirama. Isso é natural, afinal por conta do trabalho, precisamos conhecer os principais autores e autoras do momento e aqueles que são referência dentro de nossa área.

Em uma conversa despretensiosa  com o Ricardo Pereira (cofundador do Dinheirama), perguntei a ele quantos livros ele leu no ano de 2017? Me espantei com o número citado (mais de 20 livros).

Ainda durante a conversa pensei que seria interessante, compartilhar por aqui com os leitores os principais livros que li em 2017.

A ideia inicial evolui, e decidimos que seria ainda mais bacana formar uma lista com as 10 leituras que mais contribuiram com o meu desenvolvimento profissional e pessoal.

Ah, o Ricardo e o Conrado Navarro se entusiasmaram com a ideia e também se comprometeram em algum tempo em preparar cada um uma lista com os livros que mais gostaram de ler durante esse ano de 2017.

No meu caso, até agora, no início de Dezembro, já li pouco mais de 30 livros, inclusive em outros posts que já escrevi aqui, passei dicas de como começar a ler, se não leu ainda, comece agora mesmo, a leitura é libertadora e serve como meditação também.

Sem mais delongas, segue minha lista com os 10 melhores livros, eles estão em ordem do 1º ao 10º. (Odeio listas, mas adorei fazer essa aqui).

Ah, apenas um detalhe importante. Ao compartilhar esses livros quero deixar claro que não se trata de nenhuma ação patrocinada ou algo do gênero. A intenção é pura e genuína de compartilhar leituras que me inspiraram e que entendo como algo positiva aos leitores.

1 – Peak Performance

Esse foi o livro que mais esperei em 2017. Um dos autores, Steve Magness é treinador olímpico e treinador de corrida da Universidade de Houston-EUA. Junto com Brad Stulberg, ele escrevou o “Peak Performance”, um livro que parte de algumas premissas para que você consiga melhorar a sua vida. Uma das principais dicas do livro é a seguinte equação: Descanso + Estresse = Crescimento. Vale a pena demais a leitura do livro (por enquanto apenas em Inglês).

2 – A Profecia Celestina

Este livro não está na segunda posição da minha lista por acaso. O livro conta-se a história de um homem que descobre um antigo manuscrito e vai atrás de suas verdades. Descobrindo que são 9 visões que a humanidade precisa conhecer. Escrito por  James Redfield,  o livro irá fazer você expandir sua mente. Aproveite!

3 – O Jogo Interior do Tênis

Sou apaixonado por tênis. Se você também gosta sabe que muito do jogo é mental, claro, sem desprezar os aspectos físicos. Nesse clássico da leitura, Timothy Gallway, explica que no tênis há dois tipos de jogos, o exterior e o interior. No primeiro há coisas que não podemos controlar, já dentro de nossas mentes, está o principal do jogo, a ansiedade e insegurança. Essa é uma bíblia do tênis.

4 – O Último Sopro de Vida

Se tem um livro que  me fez chorar em 2017 foi esse. Falo sem medo.

Uma história real, de um cirurgião, Paul Kalanithi, que descobriu  sofrer de  um câncer agressivo. No livro  ele narra suas últimas histórias em vida. Para você ter uma ideia do quanto esse livro é emocionante, apenas ao escrever esse paragrafo já fiquei arrepiado ao lembrar  das histórias de Kalanithi.

5 – Garra

A psicóloga e renomada pesquisadora Angela Duckworth, diz que para alcançarmos o sucesso, é necessário uma mistura de paixão e perseverança, a isso ela dá o nome de “garra”.

Nem sempre o talento e inteligencia são suficientes para podermos performar. Com base em pesquisas  ela explica o que você deve fazer para conquistar essa garra.

6 – O Poder dos Quietos

Me identifiquei de cara com o título do livro.

Se você é introvertido, essa é uma leitura obrigatória. Susan Cain, autora do livro, conta em fatos históricos, como a liderança e opiniões das pessoas introvertidas nem sempre são levadas a sério, muito pelo jeito quieto e tímido característico das pessoas introvertidas.

7 – Degrau por Degrau

A história do Serginho. Serginho do vôlei, bi-campeão olímpico.

Que história, confesso que várias vezes tive que parar a leitura do livro para secar os olhos (ok, admito que me emociono com histórias de superação). Um ensinamento de vida, a história de um dos melhores jogadores de vôlei do mundo.

8 – Os Axiomas de Zurique

Quem não gosta de ganhar dinheiro?

Nesse livro , um verdadeiro clássico das finanças, Max Gunther explica o sucesso do mercado financeiro suíço, contando a história de como os principais banqueiros do país trabalham.

São 12 grandes axiomas e 16 axiomas menores. Para atingir o sucesso, ficará mais fácil se seguir as dicas do livro.

9 – Onze Anéis

O segundo livro do Phil Jackson, lendário treinador da NBA que treinou o Chicago Bulls na década de 90.

O livro aborda  pontos importantes como meditação, o trabalho em equipe e como lidar com o ego de várias estrelas do basquete. No longo de sua carreira vencedora Phil Jackson precisou escalar estrelas como Michael Jordan, Scottie Pippen, Tony Kukoc e Denis Rodman. Já imaginou o trabalho para controlar tanta gente boa?

10 – Nascido Para Correr

Talvez seja o livro mais famoso sobre corridas, nele, Christopher McDougall, jornalista formado em Harvard, correspondente  da de guerra no Afeganistão, foi convidado a descobrir os mistérios de uma tribo de corredores em um lugar isolado no México.

No livro, Christopher apresenta os índios Tarahumara, que não gostam da visita de estranhos e são considerados os melhores corredores do mundo. Leitura incrível!

Conclusão

Foi complicado deixar alguns livros de fora dessa lista. Li livros do Primo Levi (sobrevivente de Auswchitz), Viktor Frankl que fala sobre a logoterapia e como devemos buscar um sentido na vida, li também o livro inicial do Phil Jackson (Cestas Sagradas), treinador mais laureado da história da NBA, e muitos outros títulos.

Gosto bastante de biografias e histórias reais, dois deles bem bacanas que recomendo é o A Incrivel Viagem de Shackleton e No Ar Rarefeito.

Acabei indicando mais de 10 livros para você ler, se tiver alguma indicação de livros, fique a vontade para utilizar nosso espaço de comentários logo abaixo. Se preferir, me siga lá no Instagram, compartilho sempre minhas leituras por lá. Um abraço e feliz 2018.

Igor Oliveira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários