Home Finanças Pessoais Planejar as finanças: seu sucesso financeiro depende disso

Planejar as finanças: seu sucesso financeiro depende disso

por Ricardo Pereira
0 comentário
Planejar as finanças: seu sucesso financeiro depende disso

Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo capitalista, certo? De capitalismo selvagem, muitas vezes, é o que costumamos afirmar. Nesse contexto, felizmente ou infelizmente, é fundamental avaliar e prestar muita atenção na maneira como lidamos e tratamos o nosso dinheiro.

Você concorda que o que você faz com seu dinheiro hoje definirá seu sucesso financeiro amanhã? Uma questão importante, do seu ponto de vista, o relacionamento das famílias com o dinheiro é satisfatório?

A verdade é que não é fácil lidar com dinheiro em uma realidade que nos induz, de forma cada vez mais categórica, ao consumo exagerado.

Propaganda: a alma do negócio

Crescemos ouvindo a frase “a propaganda é a alma do negócio”, sendo bombardeados, sem dó, pelos cada vez mais sofisticados anúncios. Nos aproximamos da empresa, do produto, mas nem sempre raciocinamos com clareza a respeito da real necessidade de comprá-lo.

Sem contar as datas que vão surgindo a cada ano que tornam a necessidade de consumir algo ainda mais latente. É a pressão social valorizando cada vez mais o ter do que o ser.

Não sou do tipo extremista, afinal também tenho minha veia consumista. A verdade é que minha família (esposa e filha) ajuda muito a controlar meus impulsos (pronto, falei!). Algumas boas práticas facilitam bastante o dia-a-dia do trato com o nosso capital e são armas poderosas na luta diária contra o consumo sem critério.

Relatório grátis: É hora de comprar ações da Petrobras?

Organização e disciplina

Itens fundamentais para a vida como um todo, não? Para ajudá-lo na organização, crie o hábito de anotar seus compromissos financeiros. Saiba quando vencem suas contas. Se possível, deixe-as para vencimento em débito automático, o que evitará pagamento de multas ou juros.

Mas lembre-se: para manter contas no débito automático você precisa manter controle total e frequente de suas receitas e despesas.

Para facilitar, tenha uma planilha ou use um bom aplicativo para criar o hábito de anotar lá suas despesas e receitas. Se ainda não faz isso, baixe aqui uma planilha básica de orçamento e comece agora mesmo a controlar sua vida financeira.

Ferramenta recomendada: Super planilha para seu controle financeiro

Dedique um tempo maior para as suas finanças

Quem não entende nada de números, e ainda se gaba por isso, dificilmente alcançará a independência financeira. O fato de estar lendo este artigo já mostra que este não é o seu caso. Parabéns. É muito importante dedicar um tempo maior para lidar com o seu dinheiro.

Na prática, esse tempo pode ser aproveitado para eliminar gargalos financeiros, como estudar ofertas de concorrentes para serviços que utilizamos no dia-a-dia. Um bom exemplo disso são as empresas de Internet, telefonia e TV paga. Pesquise, com certeza encontrará boas oportunidades e melhores pacotes. Dedique-se a negociar com maior energia.

Planejar: Estudo e capacitação

O Brasil passa por um momento único quando falamos de criação de empregos e oportunidades de trabalho. Com a crise econômica muitos perderam o trabalho e já estão buscando oportunidade por muito tempo.

Existem ofertas de trabalho qualificadas em números superiores aos de pessoas preparadas para assumi-las, esse é outro detalhe (importante) que caracteriza a mão de obra de nosso país.

Aos poucos o brasileiro percebe que a forma mais concisa de encontrar uma resposta pessoal que misture desenvolvimento e sucesso é o estudo e aprimoramento de habilidades.

Não é diferente quando se pensa em inteligência financeira. Saber utilizar algumas ferramentas e entender as características de alguns produtos com rentabilidades maiores são sinônimos de preparação, ensino, busca por conhecimento.

Assim, é fundamental estudar, ler, buscar informações relevantes e questionar, verdadeiros diferenciais de quem chega lá.

Descubra: LCI e LCA, ainda dá para investir?

Defina alguns objetivos

A mensagem é antiga, está sempre presente em nossos artigos. Não se trata de simples repetição ou acaso. Quando temos objetivos, aprendemos a planejar. Só assim descobrimos que ficar apenas lamentando, de braços cruzados, é o caminho da frustração. Os projetos pessoais motivam e inspiram cada um de nós a entregar nosso melhor em busca daquela causa.

Converse sempre sobre dinheiro

O diálogo sobre as finanças da família é fundamental. Um dos poucos tabus que ainda existem na sociedade contemporânea refere-se ao tema “dinheiro”. Qual foi a última vez que você sentou com seus filhos, esposa ou marido para falar das economias e investimentos da família?

Hoje em dia já se conversa abertamente sobre sexo, drogas, namoro, casamento, mas ainda são poucos os que se dedicam a disseminar a necessidade do debate financeiro em casa. Passe esta ideia adiante. Afinal, o dinheiro precisa ser um aliado das pessoas, não um desconhecido.

Ferramenta recomendada: Super planilha para seu controle financeiro

Tenha um dia D (o seu feriado internacional)

Desde muito tempo utilizo o seguinte critério: escolho uma data significativa para rever minha estratégia de investimentos. Você também pode procure uma data interessante para e repetir esse mesmo procedimento todos os anos.

Separe um dia e transforme-o em seu feriado, o Dia Internacional do Planejamento para Realização dos seus Sonhos.

Nesta data, nada pode ser capaz de desviar sua atenção da análise e gestão dos investimentos, da revisão dos planos financeiros familiares. Desta forma, ficarão nítidos a evolução de suas escolhas e as atitudes necessárias para melhorá-las ainda mais.

É claro que não existem verdades absolutas. Minha intenção é colaborar com seu aprendizado, compartilhando dicas que utilizo. Experimente desenvolver e utilizar seus próprios métodos de lidar com dinheiro. Faça isso com a certeza de que, quando dedicamos carinho e atenção a qualquer atividade, as chances de sucesso são maiores.

Coloque paixão na sua vida financeira, apaixone-se pelo seu dinheiro e trate de tratá-lo de forma honesta, sincera e determinada. A diferença não está no quanto você tem, mas no quão bem administra seus recursos. Como uma empresa, como um país, o sucesso está na gestão e nas pessoas. A pessoa é você! Onde está a gestão?

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.