Caro leitor que acompanha o Dinheirama, vou começar este artigo com uma pergunta simples: Daqui a um ano, onde você pretende estar e de que forma?

Para chegar lá, você já sabe o que precisará fazer? Já tem ideia do que deverá mudar? Então vamos combinar uma coisa: Hoje é o dia em que você começará a por em prática o necessário para que, daqui a 12 meses, quando estivermos falando novamente de planos, metas e tudo mais que envolve um ano novo, você possa me dizer: “Ricardo, comecei lá atrás quando você escreveu aquele artigo, e hoje estou no caminho que eu queria”. Preparado?

Imperdível: 5 ações para comprar agora

Entendo que cada plano é individual, e que cada expectativa de futuro varia de acordo com os sonhos de cada um. Mas uma coisa é certa. Existem algumas atitudes que podem fazer toda a diferença, e estas você deve adotar imediatamente se quiser mudar sua vida para melhor. Pensei em algumas que coloco a seguir. Vamos juntos?

1 – Desafiar-se mais

Desafios movem o mundo. Quem não começa nada por medo de dar errado, quem não ousa sonhar e fazer diferente em algum momento desta partida chamada vida, está praticamente morto e não sabe. Eu, por exemplo, estou sempre me desafiando a realizar coisas novas e me superar. Acredite, não há melhor sensação do que essa! Aprender a nadar, por exemplo, foi um desafio superado. E lidar com a dificuldade de concentração gerada pela TDAH foi outro. Como já escrevi aqui, é preciso fazer algo novo frequentemente e desafiar-se o tempo todo. E se eu tenho conseguido encaixar os desafios como algo recorrente na vida, você também consegue e deve colocar esta atitude em sua prática diária. Não se acomode. Desafie-se para conseguir resultados melhores!

2 – Retomar sonhos

O que você sonhava quando era criança e as imposições do mundo ainda não o haviam levado a mudar de rumo? Retome estes sonhos urgentemente. É claro que mudanças acontecem, tanto por necessidade quanto por desejo, mas certamente há coisas que você adoraria ter realizado e pensa que não dá mais tempo, que é tarde demais. Meu amigo, preciso lhe informar que sempre é tempo! Talvez as circunstâncias sejam outras, muitas oportunidades tenham passado, mas ainda assim é possível recuperar os sonhos ou até pensar em novos sonhos. São eles que nos movem, por isso é preciso que você os coloque também como prioridade em sua vida.

3 – Ter cuidado ao gastar sua energia

Somos o que pensamos, você já deve ter ouvido falar sobre isso, né? Quando falamos em mente milionária, por exemplo, há uma série de características que se assemelham e volta e meia citamos estas coisas por aqui. A qualidade dos pensamentos também depende muito da energia que absorvemos diariamente, por isso é tão importante cercar-se de atividades e pessoas que lhe façam bem. A partir de agora, tenha mais cuidado ao gastar sua energia e também ao captar a energia que há por ai. Toda vez que o desânimo bater à porta, procure mudar de atitude e no lugar de reclamar pelo que há de errado, agradecer pelo que há de certo. Coloque como prioridade passar mais tempo com aqueles que lhe fazem bem e realizar atividades que o satisfaçam. Você vai ver que fará toda a diferença!

4 – Parar de ouvir quem não interessa

Outro ponto importante é parar de dar ouvidos a quem não importa. Aliás, o ideal é que você não fique pedindo conselhos a todo mundo sobre todas as atitudes que vier a tomar na vida. Nem todo mundo está preparado para aconselhar. Escolha com cuidado para quem contar e a quem deve ouvir. Ouça quem está onde você gostaria de estar, seja financeiramente ou com relação a outros setores da vida. As pessoas adoram dar conselhos e opinar, mas muitas vezes sequer passaram por situações semelhantes. Olho vivo quanto a isso!

5 – Parar de desgastar-se tentando agradar a todos

Você também não precisa mais ficar agradando a todos. Quanto mais o tempo passa e as experiências se acumulam, percebemos que a primeira pessoa a ter que estar satisfeita com a vida somos nós mesmos. Apenas desta forma conseguiremos abrir caminhos para todos ao nosso redor. Portanto, dê um chega para lá na necessidade de agradar a todos, ouça seu coração e agrade apenas quem merece! Certamente você ganhará tempo de qualidade para conseguir investir no que realmente vale a pena.

6 – Esquecer o medo por alguns momentos

Finalmente, a sexta atitude que considero fundamental para quem quer conseguir mudanças positivas na vida é  ter coragem. Essa palavra deve mover a sua vida agora e sempre, pois se você perde a coragem de tentar, já terá perdido tudo. Não importa o quanto tenha errado até aqui, acredito firmemente que é possível traçar um novo plano e dar o primeiro passo quantas vezes forem necessárias.

Comece o ano com coragem para tentar, amar, fracassar, retornar e tudo mais que seja importante. Esqueça o medo porque o medo nos paralisa, e quem fica parado, como dizem, é poste, não você que está lendo este texto e já está aí pronto para recomeçar! Vamos juntos?

eBook gratuito recomendado: Riqueza pessoal é possível

 

Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

  • José Antonio Gambini da Silva

    Ótimo Ricardo.Gostei dos 6, especialmente do 4 e do 5.Feliz 2018 à você
    e a toda equipe do Dinheirama.