Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Comprar ou Vender 10 ações para ter retornos mais elevados com ESG

10 ações para ter retornos mais elevados com ESG

"O aumento da consciencialização está desmascarando velhos conceitos, e os investidores estão mais convencidos sobre o ESG", diz o Itaú BBA

por Gustavo Kahil
ESG Mercados

O Itaú BBA divulgou nesta semana a sua primeira lista de 10 ações que prometem ganhos mais elevados com as empresas escolhidas pelos critérios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

Flávio Augusto Quadrado 2

Os analistas Victor Natal, Daniel Gewehr, Matheus Marques e Victor Cunha ressaltam que o tema sustentabilidade ganhou força no Brasil nos últimos anos, com o número de signatários do PRI (Princípios para o Investimento Responsável) disparou 90% desde 2020.

“O aumento da consciencialização está desmascarando velhos conceitos errados, e os investidores estão cada vez mais convencidos de que a inclusão de ESG na análise gera retornos mais elevados”, ressaltam.

Eles ressaltam que evidências empíricas e estudos acadêmicos também apontam para retornos potencialmente mais elevados — os índices ESG tendem a superar os seus comparáveis não ESG no longo prazo.

“Até agora, esta visão foi confirmada no Brasil, onde a abordagem da estratégia ESG rendeu retornos excessivos: o índice MSCI Brazil ESG proporcionou um ganho de 206% desde 2013, em comparação com um ganho de 177% para o índice MSCI Brazil. O investimento responsável já percorreu um longo caminho”, ressaltam.

Recomendações

A metodologia do Itaú BBA emprega uma estrutura combinada, com uma abordagem de triagem positiva, que favorece as melhores empresas e as melhores em progresso, juntamente com uma abordagem de envolvimento ESG.

Flávio Augusto Quadrado 2

As escolhas são 10 ações: CPFL Energia (CPFE3), Engie Brasil (EGIE3), Localiza (RENT3), Totvs (TOTS3), Banco do Brasil (BBAS3), Rumo (RAIL3), 3Tentos (TTEN3), Renner (LREN3), B3 (B3SA3) e Cosan (CSAN3).

“Combinamos finanças tradicionais com avaliações de sustentabilidade, aproveitando a experiência do Itaú e o rico banco de dados e estrutura do MSCI. Começando com uma avaliação ESG derivada da materialidade do MSCI, selecionamos um conjunto das melhores empresas e das melhores em progresso. A partir daí, aplicamos uma perspectiva mais ampla de dupla materialidade e a experiência da nossa equipe de pesquisa para chegar a um portfólio que seja, ao mesmo tempo responsável e financeiramente atraente”, destacam.

Fonte: Itaú BBA

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.