Home Estilo de Vida 10 filmes que falam sobre uso excessivo da tecnologia

10 filmes que falam sobre uso excessivo da tecnologia

Como filmes que falam sobre o uso excessivo da tecnologia, trazem esse debate, confira 10 filmes que tratam dessa temática

por Blog do Serasa
0 comentário

A tecnologia proporciona muitos avanços para a humanidade, como acesso à informação e comunicação em tempo real.

Apesar disso, é importante encontrar um equilíbrio entre a vida online e atividades no “mundo real”.

Por isso muitas obras, como filmes que falam sobre o uso excessivo da tecnologia, trazem esse debate.

Confira 10 filmes que tratam dessa temática.

Lista de 10 filmes que falam sobre uso excessivo da tecnologia

Em uma sociedade em que o uso de inteligência artificial já é uma realidade, é preciso refletir sobre como essas ferramentas afetam nossa vida.

Para isso, a arte é um instrumento poderoso. Confira 10 obras de diferentes gêneros para mergulhar nesse debate:

A família Mitchell e a revolta das máquinas

Nessa animação, uma revolta de robôs interrompe a viagem da família Mitchell. A filha é uma adolescente super conectada e usuária assídua de aparelhos tecnológicos, enquanto o pai ama a natureza e é avesso ao mundo online.

Os dois estão viajando para levar a filha para o início de seu estudo na faculdade e precisam lidar com os gostos pessoais um do outro, que são tão opostos, e com a revolta dos robôs.

Ela (Her, em inglês)

Um drama que se passa na cidade americana de Los Angeles, mas em um futuro próximo. “Ela” mostra a vida de Theodore Twombly, um homem complexo e sentimental que ganha a vida escrevendo comoventes cartas pessoais a outras pessoas.

Após o fim de um longo relacionamento, ele fica intrigado com um sistema operacional novo que promete ser uma entidade intuitiva autônoma, personalizado para cada usuário. No desenrolar da história, o protagonista se apaixona pelo que hoje podemos chamar de inteligência artificial.

O mundo depois de nós

Lançado em 2023, o filme mostra pai, mãe e dois filhos que saem da cidade grande onde vivem para passar férias no interior. Na realidade retratada, quase tudo funciona conectado à internet, incluindo carros e casas.

Todos eles, principalmente as crianças, são muito ligados a essas tecnologias que fazem parte do dia a dia e estão por toda parte. Os planos da família, na casa luxuosa que alugaram para o período, são interrompidos quando um ciber ataque afeta todos os dispositivos e duas pessoas estranhas batem à porta.

O dilema das redes (2020)

O documentário O dilema das redes foi lançado em 2020 e traz entrevistas com especialistas em tecnologia e profissionais da área. Eles fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.

Jogador Número 1

A obra do cineasta Steven Spielberg é uma aventura de ação de ficção científica. “Jogador Nº 1” é baseado no livro best-seller de mesmo nome criado por Ernest Cline.

A história se passa em um futuro distópico, no ano de 2044. A humanidade passa boa parte do tempo acessando um jogo tecnológico. A realidade virtual do jogo OASIS também é usada pelo protagonista Wade Watts.

O filme reflete sobre o uso da tecnologia como forma de fugir do cotidiano no mundo real.

O golpista do Tinder (2022)

O documentário mostra um homem que se passava por um magnata do ramo de diamantes, conquistava mulheres na internet e roubava milhões de dólares delas. Agora, algumas vítimas querem vingança.

O filme aborda as relações atuais, muitas vezes iniciadas com perfis de redes sociais e em alguns casos mantidas por anos apenas por meio de telas. Também é um alerta em relação ao risco de golpes e informações falsas na internet.

Rede de ódio (2020)

No longa-metragem Rede de ódio, um jovem faz sucesso com campanhas de ódio nas redes sociais. Contratado por uma empresa para fazer justamente esses ataques online, o protagonista se diverte com a violência que espalha.

Porém, essa obra polonesa mostra que ele também terá de lidar com as consequências de suas ações na vida real.

Os estagiários (2013)

O filme mostra a trajetória de dois homens demitidos aos 40 anos, justamente em meio ao avanço tecnológico. Agora, eles precisam recomeçar a vida profissional e começam a procurar um novo trabalho.

Mesmo não tendo conhecimento de tecnologia, os dois são contratados como estagiários no Google e precisam lidar com um ambiente de trabalho em que convivem com chefes 20 anos mais novos do que eles.

Perfeitos desconhecidos

Essa comédia dramática se passa em um jantar entre amigos íntimos. A conversa acaba saindo do controle quando eles decidem deixar os celulares desbloqueados na mesa, expondo interações picantes e segredos sombrios. O filme problematiza questões como privacidade, intimidade e aparências. 

Aos teus olhos (2017)

O longa brasileiro aborda o que pode ser chamado de “cultura do cancelamento”. Na trama, um professor é acusado por um aluno de cometer um crime.

A família do estudante, então, passa a incitar o linchamento virtual do protagonista. Antes de qualquer julgamento formal, a decisão de pessoas na internet pode levar à demissão do profissional e até a consequências mais graves.

    O impacto da tecnologia na vida pessoal e profissional

    Além das obras citadas, há muitos outros filmes e séries sobre tecnologia lançados anualmente.

    Esse tema atrai o interesse justamente por ser tão presente na vida cotidiana e, ainda assim, causar muitas dúvidas sobre o futuro.

    Entre os temas tratados, podemos encontrar impactos diretos na saúde física, mental e na vida social. Alguns desses impactos são:

    Ansiedade e depressão: o uso excessivo de redes sociais pode levar a comparações sociais com a vida de outras pessoas e causar baixa autoestima. Todo o volume de informação e estímulos pode levar a maiores níveis de estresse e ansiedade.

    Isolamento social: a facilidade de se comunicar sem sair de casa pode diminuir as interações presenciais, prejudicando relacionamentos mais profundos.

    Impactos no mercado de trabalho: as muitas tecnologias lançadas a cada dia têm gerado debates sobre como a população conseguirá acompanhar o ritmo de qualificação e mesmo se haverá empregos em diversas áreas no futuro.

    Disseminação de informações falsas: com tecnologias como os bots, programas que executam tarefas automatizadas, muitas notícias falsas são criadas e divulgadas a cada dia, tornando mais difícil o controle e a verificação de cada fato.

    Dependência e vício: o uso excessivo da tecnologia pode levar ao desenvolvimento de um comportamento viciante. Hoje existem inclusive tratamentos focados nesse tipo de compulsão por estar sempre conectado.

    No plano individual, é importante manter o equilíbrio entre o acesso à internet e ferramentas digitais e atividades sociais na vida real.

    A tecnologia, quando utilizada sem exagero ou excessos, ajuda muito nas atividades do dia a dia.

    O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

    © 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

    O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

    O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.