Ainda que em alguns momentos possa parecer que não, temos muito poder de escolha sobre uma série de coisas que tornam nossa vida melhor ou pior! Estou falando de mudanças de atitude, de hábito, e até de formas de pensar que dependem exclusivamente de nós e que, se tomadas, podem fazer uma diferença brutal em nosso dia a dia.

Tenho tentado realizar essas mudanças aos poucos e já estou notando grandes ganhos, por isso resolvi sugerir 10 delas para você avaliar também se não valeria a pena fazer o esforço de inseri-las em sua vida.

Lembre-se que muitas vezes você terá que ter ainda mais vontade que o habitual porque estará desafiando a “manada”, ou seja, a maior parte das pessoas que continuam agindo da mesma forma e não querem mudar de forma alguma. Vamos lá?

1 – Menos TV, mais livros

Neste ano eu fiquei fora do país nos primeiros meses, o que me ajudou enormemente a desligar de alguns hábitos televisivos.

Nunca fui de ver muita televisão, mas o fato é que o hábito de deitar e já colocar em alguns canais estava me fazendo perder um tempo precioso e ainda dormir com a cabeça quente em razão das tantas “desgraças” mostradas.

Quando voltei decidi continuar com a minha rotina de pouquíssima TV, e no lugar dela, comecei a ler mais. Assim que termino uma leitura, começo outra, e tenho certeza que os livros têm sido bem melhores companheiros do que os programas televisivos. É claro que você não precisa se desligar totalmente da Televisão, mas tente diminuir o tempo que passa na frente dela e comece a inserir a leitura com mais frequência na sua vida.

Lembre-se que também há os aúdios books, que você pode ouvir de qualquer lugar se for mais fácil. Ah, e você pode substituir o que falei sobre “TV” por “redes sociais” caso elas estejam tomando um tempo precioso do seu dia.

2 – Menos celular, mais programas ao vivo

Estamos viciados, não há como negar. E como quase tudo que fazemos depende do celular hoje em dia (até mesmo para pagar contas, confirmar uma consulta no médico, pedir um Uber), a impressão que dá é que o celular se tornou parte de nosso corpo físico. Por esta razão, é normal – e triste – ver o quanto deixamos de falar com as pessoas para ficar apenas encarando a telinha do smartphone.

Acontece até quando estamos com nossos amigos, com nossa família. Tentar realizar mais programas ao vivo que nos permitam passar um pouco menos tempo no celular é algo que fará diferença imensa em nossas vidas, por isso é preciso nos esforçamos e deixarmos o celular de lado sempre que possível. E se estiver em uma mesa, com outras pessoas presentes, guarde o celular na bolsa, no bolso. Compartilhe mais os momentos de forma real.

3 – Menos sedentarismo, mais exercícios

Caminhar é uma das melhores coisas para manter o corpo em movimento e com saúde, ao menos é o que diversas pesquisas e profissionais de saúde dizem. Com o ritmo insano no qual vivemos, onde o estresse está presente e passamos muitas horas do dia na frente de um computador, conseguir inserir a caminhada – ou qualquer outro exercício físico – na rotina é uma benção.

Muita gente nem sequer sonha em ir até a padaria, que fica a um quilômetro de distância, a pé. Eu mesma já ouvi algumas vezes que sou louca quando sugiro algumas caminhadas no lugar de pegar o carro. Mas se você puder deixar o carro na garagem e optar por andar em alguns momentos da sua semana, faça isso. Fará grande diferença no seu dia atual e também na sua saúde futura.

4 – Menos insônia, mais sono

Dormir bem é algo fundamental para quem quer conquistar uma dia a dia com mais saúde e disposição. Quando você não liga para as poucas horas de sono, vai dormir sempre tarde assistindo TV ou ficando nas redes sociais, também deixa de dar ao organismo horas preciosas de descanso que farão diferença no dia seguinte.

Que tal dar um pouco mais de atenção ao seu sono procurando dormir as horas necessárias, deixando de levar para a cama notícias pesadas, se alimentando de forma mais leve horas antes de dormir, e etc.?

5 – Começar a cuidar das finanças

Conhecer as receitas e despesas é o primeiro passo para uma vida financeira mais saudável, e não tem jeito, quem nunca fez isso na vida precisa começar a adquirir o hábito de fazer, por isso pode ser que dê um pouquinho mais de trabalho no começo.

Começar a guardar um pouco de dinheiro toda vez que ele entra na conta também é importante para a formação daquela tão necessária reserva de emergência.

6 – Aprender a dizer mais “nãos”

Só teremos tempo para dedicar ao que fato vale a pena na vida se soubermos dizer mais nãos”.

Quando era mais nova, achava que tinha que dizer “sim” para uma série de coisas que eu não queria apenas para agradar. Após anos de mergulho no autoconhecimento, digo “não” muito frequentemente para o que não faz sentido para mim. E acredito, é libertador.

7 – Menos fast food, mais alimentação saudável

Quando optamos por comer uma fruta no lugar de um doce, mais fibras e menos gordura, mais vegetais e legumes e menos carne vermelha também estamos optando por uma vida mais saudável do ponto de vista alimentar.

Eu já contei que adoro doces, aliás, recentemente até escrevi sobre os tantos cafés com bolo que tomo com amigos, mas também tento me policiar para não comer tantas bobagens. E quando a gente começa a inserir na rotina exercícios e alimentos que acrescentam à saúde, a vontade é de continuar nos cuidando mais e mais. Não duvide. Comece aos poucos fazendo pequenas substituições e você verá a diferença.

8 – Passar tempo com quem vale a pena

Quem de fato faz diferença no seu dia a dia e quem só contribui para a sua perda de tempo ou motivação?

Começar a escolher melhor quem ouvir e de quem estar perto, assim como se afastar sempre que possível de pessoas tóxicas, invejosas ou negativas demais também é essencial para a conquista de uma vida mais rica.

9 – Colocar alguns sonhos em prática

Sonhos são essenciais para estimular a vida a seguir com mais sabor. Uma pessoa que não sonha é uma pessoa que morreu em vida, e que triste isso, não?

É preciso desengavetar os sonhos, mesmo que você comece com os pequenos, e vá organizando tudo que precisa para colocá-los em prática. O mundo precisa de mais gente que sonha e motiva os outros a sonharem!

10 – Menos pessimismo, mais otimismo

Finalmente, vamos falar sobre pensamentos. Que tal inserir um pouco mais de otimismo em sua vida mesmo que a situação não esteja lá essas coisas?

Pensar que tudo vai dar certo, que problemas passam, que sempre há lições a serem aprendidas é algo fundamental para construir um mindset de sucesso. Para isso também vale a pena filtrar o que entra de informação em sua casa e em sua mente.

Escolha com um pouco mais de cuidado o que assistir ou quem ouvir. O mundo está cheio de coisas boas e ruins, mas muitas vezes cabe a nós decidir a qual lado dar mais atenção e continuar fazendo a parte que nos cabe! Fará toda diferença com relação aos resultados que queremos obter! Boa sorte e vamos juntos!

Janaína Gimael
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários