Lucas comenta: “Amigos do Dinheirama, aprendi com você e outros profissionais de mercado que a crise traz oportunidades. Quero começar a investir em ações, separei uma parte do meu patrimônio para isso, mas não quero atropelar qualquer decisão ou caminho. Como fazer para começar a investir em ações sem errar tanto e tentando perder pouco dinheiro? Obrigado”.
O mercado de ações é interessante porque permite ganhos realmente acima da média, mas também perdas significativas. Neste sentido, impossível garantir que o aprendizado do investidor de renda variável possa se dar sem perdas financeiras – aliás, acreditamos que isso não seria nem um pouco didático.
Perder dinheiro na Bolsa de Valores é normal! Parece estranho escrever isso quando tanta coisa bacana sobre gerenciamento de risco existe e funciona, mas é fato. O que acontece com os investidores de sucesso é que eles acertam mais do que erram (se não em quantidade, em qualidade). Mas todos erramos, não tem jeito.
Ah, mas é claro que dá para começar a investir em ações sem bancar a sardinha. Para isso, é fundamental prestar atenção em 10 erros clássicos e que são muito comuns principalmente entre os iniciantes. Para explicar melhor estes erros, nosso fundador, Conrado Navarro, gravou um especial de dois vídeos com o analista Leandro Martins, da Rico.com.vc.
10 principais erros do investidor iniciante em ações, parte 1:
https://www.youtube.com/watch?v=qPS7itNV6zk
10 principais erros do investidor iniciante em ações, parte 2:
https://www.youtube.com/watch?v=JMPOtvvth9c
Percebeu como é importante prestar atenção ao mais simples? Estamos falando de nosso comportamento diante das decisões de investimento em ações. Hábitos inteligentes significam ter e respeitar uma estratégia e agir conforme as possibilidades, sem ser ganancioso e melindroso em excesso.
Tomara que as dicas tenham sido úteis e interessantes! Ah, a equipe da Rico.com.vc também preparou um eBook gratuito super legal com 5 dicas para ter sucesso Bolsa de Valores, vale dar uma conferida (clique aqui). Bons investimentos. Até mais.
Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto “Cool trader”, Shutterstock.