Home Investimentos 10 principais erros do investidor iniciante em ações (e como evitá-los)

10 principais erros do investidor iniciante em ações (e como evitá-los)

por Parceiro de Conteúdo
3 min leitura

Lucas comenta: “Amigos do Dinheirama, aprendi com você e outros profissionais de mercado que a crise traz oportunidades. Quero começar a investir em ações, separei uma parte do meu patrimônio para isso, mas não quero atropelar qualquer decisão ou caminho. Como fazer para começar a investir em ações sem errar tanto e tentando perder pouco dinheiro? Obrigado”.

O mercado de ações é interessante porque permite ganhos realmente acima da média, mas também perdas significativas. Neste sentido, impossível garantir que o aprendizado do investidor de renda variável possa se dar sem perdas financeiras – aliás, acreditamos que isso não seria nem um pouco didático.

Perder dinheiro na Bolsa de Valores é normal! Parece estranho escrever isso quando tanta coisa bacana sobre gerenciamento de risco existe e funciona, mas é fato. O que acontece com os investidores de sucesso é que eles acertam mais do que erram (se não em quantidade, em qualidade). Mas todos erramos, não tem jeito.

Ah, mas é claro que dá para começar a investir em ações sem bancar a sardinha. Para isso, é fundamental prestar atenção em 10 erros clássicos e que são muito comuns principalmente entre os iniciantes. Para explicar melhor estes erros, nosso fundador, Conrado Navarro, gravou um especial de dois vídeos com o analista Leandro Martins, da Rico.com.vc.

10 principais erros do investidor iniciante em ações, parte 1:

https://www.youtube.com/watch?v=qPS7itNV6zk

10 principais erros do investidor iniciante em ações, parte 2:

https://www.youtube.com/watch?v=JMPOtvvth9c

Percebeu como é importante prestar atenção ao mais simples? Estamos falando de nosso comportamento diante das decisões de investimento em ações. Hábitos inteligentes significam ter e respeitar uma estratégia e agir conforme as possibilidades, sem ser ganancioso e melindroso em excesso.

Tomara que as dicas tenham sido úteis e interessantes! Ah, a equipe da Rico.com.vc também preparou um eBook gratuito super legal com 5 dicas para ter sucesso Bolsa de Valores, vale dar uma conferida (clique aqui). Bons investimentos. Até mais.

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “Cool trader”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.