Home Carreira Encare 2017 com menos burocracia e complicações desnecessárias

Encare 2017 com menos burocracia e complicações desnecessárias

por Plataforma Brasil
0 comentário
Encare 2017 com menos burocracia e complicações desnecessárias

Por Gustavo Chierighini, publisher da Plataforma Brasil Editorial.

Meus caros, depois de um ano tão animado como foi o de 2016, pensei que seria importante um conjunto de reflexões para 2017.

Períodos de crise podem sim representar a abertura de oportunidades, e isso não é um clichê chinês. Esteja você empolgado ou aturdido com os acontecimentos, o fato é que teremos de sobreviver.

Ebook gratuito recomendadoFreelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados

Bonança e derrocada, elas sempre existirão

Enquanto a sobrevivência vai se impondo, vale a pena repensar alguns tópicos atemporais, sempre válidos tanto para a bonança, quanto para a derrocada.

Contudo, para deixar bem claro, sim, tenho lado bem definido, e embora não me classifique como um liberal radical, defendo aqui assumidamente a doutrina liberalizante.

Algo que venha para se perpetuar, fortalecendo o universo privado. Que como sabemos, contempla do banqueiro e grande industrial, à Dona Silvia que é manicure e decidiu abrir o seu salãozinho em uma portinha na comunidade em que vive.

Sim, a Dona Silvia também é massacrada pela burocracia, pelas chatices, burrices e incompetências sempre presentes na ação do excessivo (e dispendioso) aparato estatal de controle.

E para os politicamente corretos e bons mocinhos de plantão, afirmo que no extenso arco da sociedade civil, Dona Silvia, donos de bancos e de indústrias são igualmente importantes, necessários, e merecedores de atenção.

Canal de vídeos recomendado: TV Dinheirama, o seu canal de educação financeira

Direto ao ponto, em 2017

O caos nasce antes na mentalidade das pessoas. A empolgação econômica, descuidada, sem critério e desprovida de senso crítico sempre conduz ao caos.

O Estado brasileiro é “macunaímico” e incompetente na raiz (em outras grandes nações isso não é diferente), logo, precisamos depender cada vez menos de suas canetadas.

Empresários e empreendedores precisam parar com o “cafonismo” do bom mocismo de uma vez por todas e ser apenas bons e corretos cidadãos. Já é bastante.

Neste contexto, segue-se apenas a legislação em vigor (sempre atento e lutando para que as exigências excessivas sejam atenuadas), mas sem se exceder com outras questões sócio-psicodélico-ambientais.

Em resumo, que tal fazermos o dever de casa? Ou, que tal pararmos de nos preocupar com o “macaco prego”, e no lugar disso cuidar bem dos nossos próprios funcionários?

Pode ser polêmico, mas creio que o nosso foco seja cuidar da sustentação econômica e competitividade de nossos produtos e serviços. Não estou certo?

Podcast recomendado: Retrospectiva 2016

Sim, a ambição possibilita financiar muitas causas

Afinal de contas, sem isso, como haveria recursos para doações destinadas a cuidar do “macaco prego”? Encaremos a competitividade como ela é. Exigindo a abertura de mercados, no lugar de procurar a barra da saia do estado.

A proteção a setores industriais pode muitas vezes contribuir para a degeneração destes mesmos setores.

Mimando-os, o estado contribui para diluir o gênio inventivo de empreendedores que muito provavelmente cresceriam em situações adversas.

Sim é preciso defender interesses nacionais, e isso é papel do estado. Mas passar a “mão na cabeça” é outra história.

Menos financiamento estatal e mais Equity. O mundo privado precisa aprender a contar essencialmente com o investimento e com o financiamento estruturado de origem privada.

Com agentes privados, cobrando resultados e eficiência, deixamos o fomento público para os setores estratégicos nacionais, mas com rigorosa vigilância civil, que ajuda muito para evitar os desvios de dinheiro, por exemplo; coisa rara de acontecer, com a grana originada nos cofres públicos.

Leitura recomendadaEmpreendedorismo: a sua empresa não cresce por acaso

Tributos em declínio e recolhidos de forma simplificada

O empresariado e a sociedade civil precisam berrar alto contra a elevação de tributos. As ineficiências estatais precisam ser resolvidas dentro do orçamento público já existente.

Fica muito fácil produzir bobagens inchando a máquina pública e depois descarregando o problema em cima do seu bolso. A sugestão aqui é corte na carne, e simplicidade.

Voz ativa para quem assume riscos. Um empresariado sem voz ativa e desorganizado será sempre refém do humor do Estado e suas eventuais maluquices.

Evitemos um mundo de ideias absolutas. Nada se recicla de fato, ou se renova com ideias absolutas não permeáveis ao senso crítico.

Para encerrar, crise é oportunidade (mas isso não afasta a dor). Construiremos dias melhores, certamente. Não é hora de esmorecer. Feliz 2017! Até o próximo.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.