Após queda recente do Ibovespa (IBOV), o índice alcançou um ponto técnico “relevante” que abre espaço para oportunidade e atenção para três ações específicas, aponta um relatório da casa de análise Levante Investimentos neste sábado (20).
“Recentemente, o mercado de ações apresentou uma queda mais acelerada, influenciada por uma variedade de fatores econômicos e geopolíticos que abalaram a confiança dos investidores. As principais causas dessa volatilidade incluem incertezas sobre o crescimento econômico global, tensões entre grandes economias e a trajetória dos juros nos Estados Unidos”, explica o analista Fernando Keith.
Segundo ele, já é possível notar um movimento de correção interessante do ponto de vista do risco versus retorno em algumas ações com bons fundamentos.
“A média de 200 períodos está servindo como suporte. Isso é evidente não apenas no índice, mas também em algumas ações específicas, como Itaú (ITUB4) e Vivo (VIVT3), que se aproximam dessa mesma região, e Multiplan (MULT3), que mostra correções no gráfico semanal”, explica o analista Fernando Keith.
Gráfico do Ibovespa
Keith lembra que, com juros mais altos, setores sensíveis como o varejo e a construção civil podem enfrentar maiores dificuldades.
“Em um cenário inflacionário, por outro lado, as empresas de commodities podem se beneficiar. Ou seja, as dinâmicas nos ativos podem ser diferentes. Em geral, acreditamos que existem oportunidades no mercado. Sendo crucial estar atento aos impactos que este novo cenário pode causar nas ações”, conclui.