Home Finanças Pessoais 3 Atitudes para encarar (e ultrapassar) tempos difíceis

3 Atitudes para encarar (e ultrapassar) tempos difíceis

por Conrado Navarro
3 min leitura
3 Atitudes para encarar (e ultrapassar) tempos difíceis

Jair comenta: “Navarro, estou me sentindo muito desmotivado por conta dos acontecimentos no Brasil. Vou trabalhar meio que no piloto automático e já não tenho vontade de fazer muita coisa no tempo livre. Parece que desisti da coisa toda e acho que estou na mira do meu chefe! Preciso de um pouco de energia para enxerga a luz no fim do túnel? O que tem pra mim? Obrigado”.

Com o avanço da tecnologia e das novas descobertas, a sociedade também aumentou a velocidade com que se transforma. Da mesma maneira, o mercado se tornou mais globalizado e, com isso, cada vez mais problemas locais têm impactado economias mundo afora.

Basta assistir a qualquer telejornal ou ler alguns jornais e revistas para se deparar com alguns destes acontecimentos: países passando por crises, economia estagnada, pessoas perdendo seus empregos, terrorismo e por aí vai. Os reflexos destes problemas eram menores e demoravam mais para atingir outros países. Não mais!

Se não podemos encerrar tais problemas originados mundo afora, no nosso alcance está a chance de lidar com o impacto destas questões na nossa vida. Como podemos lidar com os problemas que a crise está gerando? Será possível encontrar novos caminhos?

3 atitudes para encarar (e ultrapassar) tempos difíceis

Ao olharmos o curso da história, encontraremos muitos momentos de crises (econômicas, políticas e etc.). Períodos de guerra, recessão, queda da economia, movimentos sociais, há muitas possibilidades envolvidas nas diversas crises já enfrentadas.

Em todos esses momentos críticos, também é possível encontrar pessoas que fizeram fama e até dinheiro enfrentando a turbulência, usando sua criatividade e trabalho; há quem se destaca por buscar maneiras de lidar com os momentos de baixa. Você é assim?

Neste artigo, pretendo mostrar três atitudes fundamentais para lidar com a realidade que nos cerca. Confira:

1. Desenvolva o controle emocional

Em períodos de crise, as pessoas ficam mais pessimistas, reclamam mais e olham somente o lado negativo de tudo. Sendo franco, não é possível buscar novas soluções e melhorias nos períodos ruins quando não existe controle emocional.

Por maior que seja um problema, sempre existe uma solução. Se a solução não existe ou simplesmente não é viável, preste atenção: a questão já está resolvida. Concorda? Desenvolva uma visão objetiva do que está acontecendo e procure observar tudo de maneira mais abrangente, “saindo” de dentro do problema.

Uma ótima alternativa é se associar com pessoas que estejam passando pela mesma situação, mas que tenham visões diferentes das suas. A união é sempre uma opção para quem precisa de força e de controle emocional.

Leitura recomendada: Você tem medo? Que bom, então é alguém normal

2. Exercite sua criatividade

Esta é, provavelmente, a melhor qualidade das pessoas que conseguem inovar e se mexer mesmo durante momentos de crise. Você já reparou em como temos a tendência de fazer as coisas sempre do mesmo jeito, sem questionar o que está acontecendo?

Todas as inovações começaram na cabeça de alguém criativo e que foi capaz de observar seu entorno de uma maneira diferente, empreendedora. Exercite este lado simples do cotidiano mudando sua rotina, criando novos hábitos e conhecendo pessoas diferentes.

Leitura recomendada: 3 Dicas para ter mais iniciativa e se tornar um líder

3. Inspire-se através de outras histórias

Busque histórias de pessoas empreendedoras e que encontraram maneiras de criar e aproveitar oportunidades na crise. Veja, por exemplo, a história dos dois vendedores que foram enviados para analisar se era possível vender sapatos numa determinada região. Conhece essa?

O primeiro vendedor voltou e disse à empresa: “O mercado é muito ruim, ninguém irá comprar nossos sapatos, pois todos naquela região andam descalços”. O segundo vendedor, no entanto, voltou e disse à empresa: “O mercado é sensacional! Ficaremos muito ricos vendendo sapatos, pois todos andam descalços!”.

Um exemplo simples, mas que tem uma lição poderosa: a maneira como olhamos a crise é mais importante do que a situação em si. Gosto sempre de ler e reler histórias como a desses 6 milionários brasileiros (clique aqui) para ter inspiração.

Conclusão

Com criatividade, inspiração e controle emocional, é possível enxergar novas maneiras de realizar as coisas. Neste momento, tudo que você precisa fazer é parar de reclamar e olhar de forma diferente para a sua vida e como a tem aproveitado (e gerenciado).

Gravei um vídeo falando sobre comportamento e crise, acho que você vai gostar de assistir (é bem curtinho):

Estude melhor os momentos complicados que vivemos e você encontrará um padrão interessante: foi (é) nessas horas que pessoas com capacidade empreendedora, persistência, criatividade e controle emocional construíram as bases de seus negócios de sucesso.

Parece estranho dizer que crises são ótimas oportunidades de refletir e crescer, mas depois que a gente entende essa afirmação, ela soa ridícula e óbvia. Portanto, aproveite a chance que está em suas mãos e questione-se mais e melhor. Saia de sua zona de conforto porque você decidiu assim, não porque você foi jogado longe dela pelos outros. Abraços e até a próxima!

Foto “Fighting the crisis”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.