A gigante industrial norte-americana 3M (MMM; MMMC34) divulgou nesta terça-feira lucro trimestral melhor do que o esperado, apoiada em aumentos de preços e cortes de custos que compensaram impacto de vendas lentas.
A empresa tem se beneficiado de aumentos constantes de preços em todas as categorias, o que a ajudou a compensar a inflação e a demanda mais fraca em sua divisão de produtos para a indústria eletrônica.
“Melhoramos o desempenho em nossos negócios por meio de uma forte execução operacional, concluímos a cisão da Solventum e finalizamos dois importantes acordos judiciais”, disse o presidente-executivo da 3M, Mike Roman, que está deixando o cargo.
A empresa reduziu no ano passadosua força de trabalho global em 10% e fez transição para um modelo de negócios orientado para exportação, fechando várias instalações e desmembrando a Solventum, o que a ajudou a navegar no ambiente de demanda reduzida, particularmente em mercados como a China.
A 3M informou um lucro ajustado equivalente a 2,39 dólares por ação sob receita líquida ajustada de 7,72 bilhões de dólares no primeiro trimestre.
Analistas, em média, esperavam lucro de 2,10 dólares por ação e faturamento de 7,63 bilhões, de acordo com dados da Lseg.