Home Comprar ou Vender 3R: Mercado já tinha antecipado queda na produção, diz XP

3R: Mercado já tinha antecipado queda na produção, diz XP

Segundo analistas, o declínio da produção deve ser apenas temporário, "o que nos leva a manter uma perspectiva positiva para a 3R"

por Gustavo Kahil
3 min leitura
3R Petroleum

A queda na produção de barris de óleo equivalente (boe) da 3R Petroleum (RRRP3) em julho já havia sido antecipada pelo mercado nos preços das ações, entende a XP Investimentos.

Em um relatório enviado a clientes neste domingo, os analistas explicaram que a visão para a notícia é neutra, apesar do ligeiro declínio mensal.

<<<Barsi vende ação da Sabesp para comprar outras duas; veja quais>>>

A empresa apresentou dados de produção que indicam a produção total bruta atingindo 54.911 barris de óleo equivalente por dia (boe/d), revelou um comunicado enviado ao mercado na sexta-feira (16).

Esse número se compara aos 65.131 boe/d registrados em todo o segundo trimestre de 2024 e um declínio de 5% mês a mês.

Segundo Regis Cardoso e Helena Kelm, os dados de produção podem parecer menos promissores em comparação com números anteriores, como a média de 83 mil no primeiro trimestre.

“No entanto, acreditamos que o mercado antecipou em grande parte esse declínio, principalmente em Atlanta e Papa Terra. Portanto, não esperamos uma reação significativa do mercado”, estimam.

Para eles, o declínio da produção deve ser apenas temporário, “o que nos leva a manter uma perspectiva positiva para a 3R, já que esperamos que a produção se recupere especialmente a partir de setembro”.

Destaques do mês

O campo de Atlanta passou de 13.823 boe/d no segundo trimestre para 3.698 boe/d em julho. Essa redução se deve, em parte, à manutenção do FPSO Petrojarl, que teve sua operação retomada apenas em 26 de julho, após a conclusão de trabalhos que prolongam a vida útil da plataforma até o quarto trimestre de 2024. Desde a retomada, a produção média diária do FPSO tem se mantido acima de 20 mil barris de óleo.

Outro destaque do relatório foi o campo de Papa Terra, onde a produção foi interrompida em 27 de julho para uma intervenção programada em diversos sistemas do FPSO. Até a parada, o campo registrava uma produção média diária superior a 17 mil barris de óleo. A expectativa é de que a produção seja retomada ainda em agosto, após a conclusão das intervenções planejadas, que incluem a troca de uma bomba no poço PPT-50.

No campo de Potiguar, a produção ficou em 22.790 boe/d, comparado aos 23.586 boe/d registrados no trimestre encerrado em junho. Já o campo de Recôncavo registrou uma produção de 3.368 boe/d, enquanto esteve em 3.705 até o final de junho.

Gás

A produção de gás da 3R Petroleum também apresentou uma leve redução, totalizando 10.309 boe/d em julho, em comparação com 10.574 boe/d do segundo trimestre. O campo de Peroá foi um dos responsáveis por essa queda, com sua produção reduzida de 2.973 boe/d para 2.665 boe/d.

Evoluções

Um ponto positivo no relatório foi o progresso no campo de Atlanta, onde todas as conexões do sistema submarino e linhas previstas para o primeiro óleo do novo FPSO Atlanta foram concluídas. A empresa está realizando os testes finais e o comissionamento na plataforma, com expectativas de crescimento na produção nas próximas semanas.

O campo de Manati, que teve sua produção interrompida anteriormente, tem previsão de retomada das operações no terceiro trimestre de 2024, o que pode trazer uma recuperação nos números de produção da 3R Petroleum.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.