É muito provável que você já tenha ouvido falar do bilionário Warren Buffet, também conhecido como o “Oráculo de Omaha”.

Ele se tornou o investidor mais famoso e bem-sucedido da Bolsa de Valores. Buffett descobriu uma estratégia única de investimento, que utiliza na maior parte do seu patrimônio (e que foi e é responsável pelo seu sucesso nos investimentos).

Trata-se de uma classe de ativos que pode lhe garantir retornos de +116,72%, +90,64% e +50,83% ao ano, sem abrir mão da segurança.

O sucesso de Buffet pode ser resumido nestes 5 importantes pontos listados a seguir.

1. Escolha boas empresas

“Compre uma Empresa não compre um ativo. A fonte do lucro é muito mais importante do que o lucro em si”.

Foco na qualidade. Escolha ativos de empresas das quais você se tornaria sócio. Não adianta escolher somente as mais conhecidas, mas sim empresas estáveis, sempre pensando no longo prazo.

O segundo ponto importante é o valor dos ativos…

2. Procure pechinchas de empresas sólidas

“É muito melhor comprar uma companhia maravilhosa a um preço justo do que uma companhia justa por um preço maravilhoso”.

Novamente, pesquisar é muito importante. Se a empresa for boa e a ação dela estiver abaixo do valor de mercado, você está diante de uma ótima pechincha.

Mas se a ação for barata e a empresa não mostrar bons resultados, fuja dessa armadilha. Por isso o passo 3 é…

3. Pense no longo prazo

“O tempo é amigo de excelentes empresas, e inimigo das medíocres”.

Boas empresas têm uma base sólida de mercado. Isso significa que são capazes de lhe pagar por possuir seus ativos, de forma estável, durante muitos anos.

Além disso, essa classe de ativos no geral tende a ter uma valorização maior no longo prazo. Esta lição nos leva ao passo 4…

4. Supere seu medo de risco

“Regra número 1, nunca perca dinheiro. Regra número 2, não esqueça da regra número 1”. É nos momentos de crise que você consegue montar um bom portfólio.

Geralmente quando essa classe de ativos sofre uma queda de preço, a primeira atitude da maioria é vender logo para se livrar do prejuízo.

“Acho que o pior erro que você pode cometer é comprar ou vender com base em manchetes atuais”.

Muitos investidores têm medo de ir contra a corrente, isto é, comprar quando os outros estão vendendo; e resistir à tentação de vender quando os outros estão comprando.

Leitura recomendada: Uma estratégia vencedora para lucrar na bolsa com consistência e menores riscos

Mas é aí que mora o segredo. Se os ativos pertencem a empresas sólidas, a atitude mais inteligente é aproveitar seu preço baixo para comprar mais.

Assim, quando o mercado se recuperar, você vai ter uma posição grande de ativos e, consequentemente, receberá mais dinheiro por possuí-los. E pensando nisso, o passo 5 é…

5. Gaste sabiamente

“Não precisamos ser mais espertos que os outros, precisamos ser mais disciplinados do que os outros”.

Pode parecer muito tentador, mas não corte sua fonte de lucros. Use parte dos seus rendimentos para comprar novos ativos e aumentar seu patrimônio.

A beleza desse tipo de investimento está em acumular ativos: quanto maior a quantidade, maior o rendimento.

A carteira 6404-D atende todos estes requisitos

Esta grande estratégia é baseada em uma classe de ativos que vamos chamar de 6404-D. E falando em rendimento, veja só a comparação de toda a carteira 6404-D contra o CDI e a poupança. É espetacular:

5 conselhos do bilionário Warren Buffet para multiplicar seu patrimônio

Enquanto a carteira 6404-D está rendendo +55%, quem apostou nos investimentos atrelados ao CDI levou somente +11,34% no acumulado em 2016.

Aqueles que ficaram parados, achando que tirar o dinheiro da poupança “dá muito trabalho”, receberam menos que a inflação: +6,17%.

O mais interessante é que essa estratégia de investimentos é boa inclusive em tempos de crise, o que traz segurança. E isso explica o constante crescimento do patrimônio de Buffet.

Além de selecionar somente empresas maduras, que não “especulam” no mercado e são estáveis, você ainda vai comprá-las quando estiverem a um preço justo.

E, mesmo em momentos de incerteza, inflação e crise econômica, as empresas sólidas que estiverem em sua carteira vão continuar lhe pagando da mesma forma.

Vou falar de uma coisa mais bacana ainda. Este segredo chama-se “juro composto”. É a característica mais magnífica desta estratégia 6404-D.

Se você não fizer nenhuma retirada do rendimento para si, melhor ainda: os lucros se multiplicam em pouco tempo.

Como montar a sua carteira 6404-D

Se você também achou tudo isso muito interessante, e deseja cuidar melhor do seu suado dinheiro, fica então a pergunta: como montar uma carteira 6404-D?

Essa é a parte mais importante, pois aqui vamos partir para a prática.

Antes, porém, você precisa entender ainda alguns outros detalhes para que tudo fique muito claro. Clique aqui para ler a explicação completa.

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Empiricus Research
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.