Home Finanças PessoaisCarreira 5 dicas para melhorar o fluxo de caixa de sua empresa

5 dicas para melhorar o fluxo de caixa de sua empresa

por Parceiro de Conteúdo
3 min leitura
Shutterstock

O pequeno e médio investidor enfrenta diversos desafios ao longo do tempo, alguns pontuais e outros que acabam fazendo parte do dia a dia das empresas. Entre os desafios mais importantes está a condução do fluxo de caixa da empresa. Afinal, um fluxo irregular pode comprometer as finanças do negócio.

Para facilitar a vida do empreendedor a Intuit, parceira de conteúdo do Dinheirama, desenvolveu uma série com 5 dicas para melhorar o fluxo de caixa das empresas. Pode ser que você já conheça algumas delas, mas reforçamos o convite para colocar as dicas em prática.

  1. Não descuide do faturamento

O faturamento deve ser sempre tratado com prioridade dentro das empresas. Ter um sistema operante e capaz de oferecer a facilidade tecnológica sempre à disposição é indispensável. O QuickBooks ZeroPaper guarda seus dados financeiros em ambiente seguro. As informações ficam disponíveis 24 horas por dia e podem ser acessadas também a partir de smartphones Android e iPhone.

Comece a usar agora o QuickBooks ZeroPaper. É simples e grátis!

  1. Crie oportunidades para que o cliente pague mais rápido

Ofereça (sempre que possível) descontos que atraiam os clientes para antecipar os pagamentos. Receber mais rapidamente é um ponto que certamente torna o fluxo de caixa da empresa melhor.

  1. Negocie sempre com seus fornecedores

Você já parou para analisar os gastos com seus fornecedores? Já resolveu pesquisar quanto seus concorrentes gastam comprando os mesmos insumos que sua empresa?

Muitas vezes os resultados são surpreendentes. Quem negocia melhor consegue descontos que são compensados por aqueles que não buscam as melhores condições. Faça valer seu poder de cliente e estipule metas para negociação. O vendedor vai fazer de tudo para não perder a venda.

  1. Controle bem as finanças de sua empresa

Tão importante quanto o faturamento é acompanhar as finanças de uma maneira geral. É fundamental que a empresa não fique com dinheiro parado e mantenha um relacionamento próximo com os bancos, procurando sempre as melhores oportunidades de financiamento e também bons produtos para investir.

  1. Cuidado com seu estoque

É muito importante controlar bem os estoques. Deixar de vender e faturar por falta de insumos é um erro grave. Esse problema infelizmente ainda acontece muito com pequenas e médias empresas que não dão a devida importância ao controle de seus estoques. Dedique tempo e se necessário utilize um funcionário exclusivamente para essa função.

Faça a gestão financeira de sua empresa de forma fácil e inteligente

Empreender é um exercício de cidadania. Uma única empresa é capaz de garantir o sustento de diversas famílias e por isso é fundamental que o empreendedor use o que existe de mais moderno em termos de controle e planejamento.

A Intuit, oferece ao empreendedor a oportunidade única de ter isso à disposição, através do Quickbooks ZeroPaper, um software que permite:

  • Controlar as vendas;
  • Emitir Boletos Bancários;
  • Acessar sua movimentação financeira 24h do dia em qualquer lugar do mundo.

Use já o QuickBooks ZeroPaper. É simples e grátis.

Até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Intuit, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto: Man doing his accounting, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.