Um conselho muito usado adverte que você deve trabalhar “para melhorar o seu negócio, não simplesmente fazê-lo”. Isso soa tão bom, tão certo, tão inspirador e tão… inútil.

O quanto são boas as dicas inspiradoras, afinal, se você está refém da pressão elevada e incessantes exigências em fazer seu negócio disparar? Há alguma tática para te ajudar a alcançar este conselho?

Sim, é uma ótima ideia trabalhar para melhorar o seu negócio, não simplesmente fazê-lo, mas se você não tiver uma abordagem clara de como alcançar esse objetivo, você estará arruinado. E permanecerá assim! Embora você saiba que trabalhar em seu negócio é essencial, como fazer isso exatamente?

O que você precisa são métodos claros para superar a rixa e se concentrar no negócio. O que você precisa é de algum conselho sólido para criar seu negócio em vez de sair correndo para apagar o fogo. Esteja preparado para cinco táticas para virar o jogo.

Leitura recomendada: 7 comportamentos dos empreendedores de sucesso

1. Você é o gestor, não o gestor de crises

A primeira mudança é menos tática e mais filosófica. Mas é importante, no entanto: você deve começar com a mentalidade certa.

Seu papel mais valioso no negócio é como gestor, não como supervisor técnico. Você contrata pessoas para fazer o trabalho. Este é o trabalho deles. Não é mais seu trabalho.

Deixe-me usar uma analogia da medicina. Um médico que trabalha na sala de emergência deve fazer seu trabalho de forma rápida. Seu trabalho é diagnosticar e tratar condições rapidamente. Então, você não pode esperar que um médico da sala de emergência, que está em serviço, realize uma longa cirurgia de medula espinhal.

Tal operação é longa e mentalmente exigente e requer um médico com a mentalidade correta, não um consumido pela pressão do atendimento de emergência.

Esse é você. Você é o cirurgião de medula espinhal, não o médico da sala de emergência. Você precisa intencionalmente conquistar tempo, criar um ambiente protegido e perceber que seu papel é decisivo para o sucesso e rentabilidade da empresa.

2. Feche a porta, desligue o telefone e feche seu e-mail

Muitos gestores, fora da generosidade de seus corações, possuem uma “política de fronteira aberta”. Tudo isso é muito bom, mas esta qualidade poderia sabotar sua produtividade.

Especialistas em eficiência mental dizem que leva 23 minutos para se recuperar de uma distração. A essa taxa de desgaste, não é de se admirar que você não possa trabalhar em seu negócio.

Se você quer mesmo trabalhar em seu negócio, seja o mau da fita. Diga: “não me incomode”.

Você não pode se influenciar a fechar a porta, largar o telefone e se afastar do e-mail? Então encontre um tempo quando você improvavelmente estiver distraído. Se seus empregados não darem as caras até às 8:30 da manhã, tente entrar no escritório às 5:30 da manhã. Você receberá menos e-mails, dará conta de menos problemas e receberá menos “perguntas rápidas” de manhã cedo.

3. Delegue apenas uma de suas responsabilidades

Delegação é uma das coisas que é fácil de discutir mas difícil de executar. Comece com passos pequenos. Escolha uma simples tarefa e passe adiante para outra pessoa. Aqui estão algumas ótimas ideias de delegação:

  • Sua viagem matinal. Uber funciona;
  • Sua rede social. Outra pessoa pode fazer isso melhor que você;
  • Seu e-mail. Não, não tudo, obviamente. Mas contratar outra pessoa para excluir o lixo, lidar com o não essencial e desempenhar uma manutenção superficial na caixa de entrada pode te disponibilizar muito tempo;
  • Seu diário online. Se você é um marketer comprometido, você escreve muitos textos. Eu escrevo muitos textos também, mas meus revisores, editores e assistentes têm um suporte maior para fazer isso acontecer;
  • Sua gestão de tarefas do dia a dia. Algumas partes de ser um gestor são rotineiras, chatas e não-cruciais para você estar envolvido. Se você ainda não está afundado até o joelho em faturas, folhas de pagamento, demonstrativos de perdas e ganhos, peça ajuda.
  • Uma vez que você tem delegado pelo menos uma tarefa, dedique o tempo que você ganhou exclusivamente para trabalhar em seu negócio.

Leitura Recomendada: 10 Coisas Sobre Empreendedores Que Você Precisa Saber 

4. Planeje um retiro pessoal de negócio

Você já teve férias antes, certo? E as possibilidades são que você acredite, sinceramente, na importância de tirar um tempo livre, desconectado, entusiasmado, blá-blá-blá. Mas você já teve uma viagem de negócios? Deixe-me explicar.

Bem como é essencial tirar um tempo livre do seu trabalho, é igualmente fundamental tirar um tempo livre para o seu trabalho. Parece quase a mesma coisa – você deixa o escritório e procura um destino -, mas o que você faz durante esse retiro é muito diferente. Em vez de pular em um jet ski, jogar voleibol ou pegar um sol, você trabalha em seu negócio.

Este retiro é exclusivamente para você e seu negócio. Não coloque seus e-mails em dia. Nenhuma postagem rápida. Nada disso. É um negócio de alto nível – o melhor tipo possível.

5. Vá a uma conferência

Honestamente, eu não me importo com qual conferência você assistirá. Apenas vá. Por quê? Uma conferência é meio que um retiro. Você está fora da rotina, longe dos interrogatórios e desconectado de seu e-mail.

Uma conferência dá ao seu cérebro uma chance de atrair diferentes neurônios e explorar diferentes conexões. Você pode também ouvir alguns conselhos sólidos, conhecer pessoas interessantes e melhorar alguns comportamentos inúteis, e esses não são os melhores resultados de uma conferência.

O melhor resultado acontece porque sua mente é capaz de focar em outras coisas fora da rotina diária. Quando você assistir a uma conferência, faça isso com a mentalidade de que você planejará algo que mudará seu negócio – uma nova estratégia, sistema, abordagem, mercado, contratação, manobras ou aquisição, não importa. Planeje e acontecerá.

Conclusão

Agora que você tem conquistado trabalho em seu tempo de negócio, você será seriamente atraído a dissipar estes momentos insignificantes novamente. Pare.

Este é o seu momento. A crise pode esperar. Os e-mails podem parar. As perguntas podem ficar em uma distância segura. É hora de você colocar seu negócio em um nível seguinte através de uma estratégia sólida, esforço empenhado e atenção concentrada. Finalmente, você está trabalhando para melhorar seu negócio.

Em quais maneiras práticas você ocupa seu tempo para trabalhar em problemas não em seu negócio?

Ebook gratuito recomendado:Freelancer: Liberdade com muito trabalho e resultados

Neil Patel
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários